IMG-20250129-WA0047
O árbitro André Ricardo Martins, em Paraná Clube x Cascavel (Crédito: Robson Mafra)

A Federação Paranaense de Futebol informou na manhã dessa quinta-feira (dia 30) que decidiu afastar, por tempo indeterminado, toda equipe de arbitragem da partida Paraná Clube 0x0 Cascavel, disputada na noite de quarta-feira (dia 29), na Vila Capanema.

O jogo ficou marcado por um fato exótico: seis substituições por parte do Paraná Clube. A regra permite apenas cinco.

“A Comissão de Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol informa a decisão de afastar, por tempo indeterminado, a equipe de arbitragem que atuou na partida Paraná Clube X FC Cascavel, válida pela 6° rodada da primeira divisão do Campeonato Paranaense 2025. Tal medida se deve ao grave equívoco cometido na partida, em que foram realizadas seis substituições pela equipe mandante, sendo que apenas cinco trocas são permitidas. A FPF informa ainda que está tomando as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades”, publicou a FPF.

O árbitro principal da partida era André Ricardo Martins. Na súmula da partida, ele registrou as seis substituições do Paraná Clube, mas não explicou porque foram permitidas.

  • ARBITRAGEM DE PARANÁ 0x0 CASCAVEL
  • Árbitro: ANDRE RICARDO MARTINS
  • Assistente 1: LEANDRO POLLI GLUGOSKI
  • Assistente 2: LUCAS HENRIQUE GOWATISKI
  • Quarto Árbitro: MATHEUS SCAVINSKI
  • Delegado: VINICIUS SANTOS GREGORIO
  • Assessor/Inspetor: LUIZ ALBERTO ALVES DE ABREU

Após o jogo, o técnico Tcheco, do Paraná Clube, explicou por que fez seis substituições. Clique aqui para ver.

O que acontece agora?

O Cascavel deve entrar com ação no Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR). A procuradoria do TJD-PR também pode levar o caso a julgamento, independente da reclamação do Cascavel. O jogo pode ser anulado e disputado novamente. Outra possibilidade é o TJD entender que as substituições não interferiram na partida e o placar de 0 a 0 ser mantido. A princípio, dentro da legislação, não há risco de perda dos pontos da partida.

Esclarecimento

A FPF divulgou um esclarecimento sobre o caso:

A Federação Paranaense de Futebol esclarece que, mesmo diante do grave equívoco cometido na partida Paraná Clube X Cascavel, válida pela 6° rodada da primeira divisão do Campeonato Paranaense 2025, em que foram realizadas seis substituições pela equipe mandante, sendo que apenas cinco trocas são permitidas, por força da Legislação Desportiva Brasileira (CBJD), não cabe à FPF a decisão de anular ou impugnar o jogo em questão. Compete aos clubes interessados o direito de apresentarem um eventual pedido de impugnação da partida ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR). Apesar disso, a FPF informa que prontamente se mobilizou para tomar as medidas que lhe cabem e que está empenhada em esclarecer e resolver a questão o mais rápido possível. Confira o parecer jurídico: Parecer Jurídico FPF nº 04-2025 -impugnacaodepartidalegimitidade