
O técnico Argel Fuchs foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira (6) no Paraná Clube, embora já esteja trabalhando no clube desde segunda-feira (2). Em entrevista coletiva, ele indicou o perfil de elenco que precisa ter e as dificuldades para montar a equipe para 2025. Também falou sobre como deve armar a equipe.
“Gosto de um time com jogadores rápidos na frente. Gosto de jogador que joga em três ou quatro funções, não colocar muita coisa na cabeça de jogador. Acredito na repetição. Futebol é repetição. Quanto mais repetir um time, melhor fica”, afirmou. “Temos 3 sistemas táticos que usamos. Não dá para se apegar só a num sistema e morrer abraçado. A gente tem que ter repertório. Zagueiros altos, volante que marca e joga, meia com bola parada, ponta rápido, um centroavante de área, outro com mobilidade. Gosto de laterais que marcam. Não sou muito adepto a alas. Primeiro tem que marcar, depois atacar”.
Argel indicou as dificuldades para a montagem do atual elenco. “Temos que montar do zero. Temos que convencer o jogador a fazer contrato de 4 meses. E temos orçamento que tem que ser respeitado. São os três pilares que precisa avaliar”, afirmou o treinador, nesta sexta-feira. “Buscamos jogadores que queiram jogar pelo Paraná. Hoje os jogadores querem estabilidade de um ano. Não temos isso”. O treinador citou o exemplo do zagueiro Lucão, que nesta quinta-feira (5) postou uma mensagem de despedida do clube. O defensor foi um dos destaques na campanha da segunda divisão estadual em 2024. “Alguns jogadores (de 2024) a gente tinha interesse. Por exemplo, o Lucão. Foi feita proposta e a contraproposta ficou bem acima do que o clube pode pagar”, disse.
Para 2025, o Paraná terá apenas o Campeonato Estadual para disputar. “Vamos participar de uma reconstrução. Demos o primeiro passo, vamos dar o segundo”, afirmou. “Não adianta trazer jogador de (salário de) 70 mil reais. Às vezes monta um time competitivo, humilde, e dá resultado, às vezes monta time caríssimo e não anda. Quando não tem dinheiro, tem que ter criatividade”.
Os 18 jogadores já confirmados pelo Paraná Clube são os goleiros Thiago Santos, Gabriel Gasparotto e Cláudio Vitor, os laterais-direitos Diego Tavares, Lucas Mazetti e Daniel Guedes, o zagueiro Alan Costa, os laterais-esquerdos João Lucas e Kevin, os volantes Júlio Rusch, Geilson e Bruno Vinicius, os meias Gustavo Xuxa e Lucas Lourenço e os atacantes Kaio Nunes, Leandro Pereira, Eduardo Tanque e Rikelmi.