O centroavante Eduardo Tanque, do Paraná Clube
O centroavante Eduardo Tanque, do Paraná Clube (Crédito: Valquir Aureliano)

O Paraná Clube enfrenta o Azuriz nesta quinta-feira (dia 23) às 20 horas, em Pato Branco, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense. O time da capital somou 2 pontos em 3 rodadas e luta para entrar na área de classificação. A equipe de Pato Branco já tem 6 pontos e briga no topo da tabela.

Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam em turno único — total de 11 rodadas na primeira fase. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. E os dois últimos são rebaixados.

O jogo terá transmissão gratuita pelo youtube da NSports.

Quatro desfalques

O técnico Argel Fuchs terá quatro desfalques no Paraná Clube. O zagueiro Yan Victor e o lateral-direito Lucas Mazetti seguem em recuperação no departamento médico. Os dois já não enfrentaram o Andraus, no último domingo. As novas baixas são o volante Bruno Vinicius e o ponta Diego Tavares, ambos lesionados.

Novidade na delegação

A novidade na delegação que viajou a Pato Branco é o centroavante Leandro Pereira (33 anos, ex-Palmeiras), recuperado de lesão. Ele ainda não estreou pelo Paraná Clube.

Reforços

Outros cinco jogadores podem voltar ao time nesta quinta-feira: o lateral-direito Daniel Guedes, o lateral-esquerdo Kevin, os volantes Geilson e Júlio Rusch e o meia-atacante Gustavo Sagui. Todos estavam suspensos contra o Andraus, devido às expulsões contra o Operário. O técnico Argel Fuchs, também expulso na partida contra a equipe de Ponta Grossa, é outro que cumpriu suspensão e agora volta a comandar a equipe na beira do gramado.

Esquema tático

O técnico Argel Fuchs vem usando o esquema tático 4-2-3-1 como base. A tendência é que Geilson e Júlio Rusch sejam os volantes. Rusch também jogou como extremo, aberto pela esquerda, nas duas primeiras rodadas. A linha de três deve ter os pontas Kaio Nunes (direita) e Rikelmi (esquerda) e o meia Gustavo Xuxa centralizado.

Azuriz

O Azuriz, comandado pelo técnico Emerson Cris (ex-Chapecoense), vem de vitória sobre o Athletico. Antes, perdeu para o Andraus e venceu o Rio Branco. O time conta com o centroavante venezuelano Marco Bustillo (28 anos e 1,91 m de altura, ex-Metropolitano-VEN) e com o volante colombiano Romario Escobar (20 anos, ex-Millonarios-COL).

Ex-Real Madrid

Outro destaque do Azuriz é o meia Augusto Galvan, 25 anos, revelado pelo São Paulo e que defendeu a seleção brasileira no Sul-Americano Sub-17 de 2015. Em 2017, aos 18 anos de idade, ele foi comprado por 3 milhões de euros pelo Real Madrid. Ele jogou na base do clube espanhol e, em seguida, passou duas temporadas no time B, o Real Madrid Castilla. Nesse período, disputou a terceira divisão da Espanha, jogando junto com o ponta Vini Jr e com o goleiro Luca Zidane, um dos quatro filhos do lendário Zinedine Zidane.

Augusto Galvan
Galvan nos tempos de Real Madrid (Crédito: Divulgação/Real Madrid)

Em 2019 e 2020, defendeu outros clubes da Espanha por empréstimo (Cultural Leonesa e Las Rozas). Voltou ao Brasil em 2021, para defender o Santos, mas só jogou pelo time de aspirantes. Defendeu o Caxias em 2023 e 2024, somando 45 jogos, 3 gols e 3 assistências.

  • AZURIZ x PARANÁ CLUBE
  • Azuriz: Vitor Hugo; Williams Bahia, Ary, Lucas Adell e Matheus Marques; Xavier e Jean Cléber; Edinho, Galvan (Matheus Guimarães) e Wellisson; Marco Bustillo. Técnico: Emerson Cris
  • Paraná: Gasparotto; Daniel Guedes, Diego Ivo, Lucas Ryan e João Lucas; Geilson e Júlio Rusch; Kaio Nunes, Gustavo Xuxa e Rikelmi; Eduardo Tanque. Técnico: Argel Fuchs
  • Árbitro: Lucas Paulo Torezin
  • Local: Estádio Os Pioneiros, em Pato Branco, quinta-feira às 20 horas
  • TV: Youtube da NSports