
O Paraná Clube joga pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Aspirantes nesta sexta-feira (dia 8) às 15 horas, na Vila Capanema, contra o Brasil de Pelotas-RS. A partida estava marcada para quinta-feira, mas acabou adiada devido a problemas de logística com a equipe gaúcha.
O ingresso é 1 kg de alimento. O clube informa que o estacionamento com entrada pela Rua Pedro de Araújo Franco estará aberto, com preço de R$ 10.
REGULAMENTO
A competição é destinada a jogadores sub-23, mas o regulamento permite a utilização quatro atletas acima dessa idade. Há também o limite de usar no máximo oito atletas sub-19.
O Paraná está no Grupo A, com Grêmio, Vitória e Brasil-RS. Na primeira fase, os times jogam em turno e returno (6 rodadas). Os dois primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final.
SETE REFORÇOS
Na estreia, o Paraná perdeu por 1 a 0 para o Vitória, em Salvador. O clube usou sete reforços (jogadores contratados de outros clubes) como titulares nessa partida. A equipe é comandada pelo técnico Rodrigo Rojas. A equipe titular na primeira rodada tinha apenas três jogadores oriundos das categorias de base: o goleiro Luan, o volante/zagueiro Léo Pettenon e o meia Gui Marques. Completando o 11 inicial estava o zagueiro Rodolfo Mol, 33 anos, titular da equipe principal no Campeonato Paranaense de 2022. Um dos destaques da base do clube, o meio-campista Miranda, 20 anos, entrou no segundo tempo da partida.
Os 11 titulares na estreia
Luan, goleiro, 18 anos, categorias de base
Yuri, lateral/volante, 26 anos, ex-EC São Bernardo-SP
Rodolfo Mol, zagueiro, 33 anos, remanescente do Paranaense 2022
Victor Caetano, zagueiro, 24 anos, ex-Primavera-SP
Vinicio, lateral-esquerdo, 22 anos, ex-Próspera-SC
Léo Pettenon, volante/zagueiro, 22 anos, categorias de base
Giba, volante, 27 anos, ex-Aruko-PR, União Beltrão-PR e Azuriz-PR
Léo, meia, 22 anos, ex-América-MG
Gui Marques, meia, 19 anos, categorias de base
Ramon, atacante, 21 anos, ex-Próspera-SC
Diogo, atacante, 21 anos, ex-EC São Bernardo-SP
HISTÓRIA DO TORNEIO
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. Em 2018, o título ficou com o São Paulo, que eliminou o Coritiba nas semifinais. Em 2019, o campeão foi o Internacional. Em 2020 e 2021, os títulos ficaram com o Ceará e com o Grêmio, respectivamente.
PARANÁ NO SUB-23
O Paraná Clube participou pela primeira vez do Brasileiro de Aspirantes em 2019 e ficou em último (16º) lugar, com 2 vitórias e 6 derrotas. Em 2020, terminou em 13º lugar entre 16 participantes, com 2 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Em 2021, o clube não participou.
PROPÓSITO
O principal objetivo do Brasileiro de Aspirantes é dar espaço para jogadores em recuperação ou atletas sub-23. Esse modelo é usado nos principais países da Europa. Na Inglaterra, é disputada anualmente a Reserve League, com propósito semelhante aos aspirantes. No filme Goal, de 2005, o protagonista, Santiago Munez, começa sua jornada no Newcastle United disputando a Reserve League. Em outros países, como Alemanha e Espanha, os times B atuam nas divisões inferiores – é o caso do Barcelona B e do Real Madrid Castilla (ambos na terceira divisão).