
O time de aspirantes do Paraná Clube joga nesta quinta-feira (dia 25) às 15 horas, no Estádio Atílio Gionédis, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. O duelo será contra o Red Bull Bragantino, no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível.
O estádio fica na Avenida Vereador Arlíndo Chemim, 180, no Centro de Campo Largo. O local foi escolhido a pedido da comissão técnica do Paraná Clube. A equipe de aspirantes usou o estádio na primeira fase da competição e se adaptou ao local.
A competição é destinada a jogadores sub-23, mas o regulamento permite a utilização quatro atletas acima dessa idade. Há também o limite de usar no máximo oito atletas sub-19.
O Paraná terminou a primeira fase em segundo lugar do Grupo A, com três vitórias, um empate e duas derrotas. Ficou atrás do Grêmio e à frente de Vitória e Brasil de Pelotas-RS.
O jogo de volta contra o Bragantino será em 31 de agosto, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
ELENCO
Com a eliminação na Série D do Campeonato Brasileiro, o Paraná poderia usar jogadores do elenco principal nos aspirantes. No entanto, o grupo principal foi desativado e quase todos já deixaram o clube. Apenas três atletas foram para os aspirantes: o atacante Mikael (19 anos, revelado na base) e os zagueiros Victor Caetano (24 anos, ex-FC Cascavel) e Rodolfo Mol (33 anos, remanescente do Paranaense 2022). Todos eles chegaram a participar dos aspirantes no início da competição e também integraram o elenco principal durante a Série D.
HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. Em 2018, o título ficou com o São Paulo, que eliminou o Coritiba nas semifinais. Em 2019, o campeão foi o Internacional. Em 2020 e 2021, os títulos ficaram com o Ceará e com o Grêmio, respectivamente.
Com três vitórias, um empate e duas derrotas, essa é a melhor campanha do Paraná Clube na história da competição. O Tricolor da Vila Capanema participou pela primeira vez do Brasileiro de Aspirantes em 2019 e ficou em último (16º) lugar, com 2 vitórias e 6 derrotas. Em 2020, terminou em 13º lugar entre 16 participantes, com 2 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Em 2021, o clube não participou.
Em 2022, os times jogavam em turno e returno (6 rodadas) na primeira fase. Os dois primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final.
JOGADORES
O técnico Rodrigo Rojas vem usando os seguintes jogadores no Brasileiro de Aspirantes:
Thiago Igor, goleiro, 23 anos, ex-Laranja Mecânica e PSTC
Luan, goleiro, 18 anos, categorias de base
Guizão, zagueiro, 20 anos, categorias de base
Rodolfo Mol, zagueiro, 33 anos, remanescente do Paranaense 2022
Victor Caetano, zagueiro, 24 anos, ex-Primavera-SP
Gabriel Piter, zagueiro, 19 anos, ex-América-MG
Breno, zagueiro, 27 anos, ex-União Luziense-MG
Léo Pettenon, volante/zagueiro, 22 anos, categorias de base
Vinicio, lateral-esquerdo, 22 anos, ex-Próspera-SC
Yuri, lateral/volante, 26 anos, ex-EC São Bernardo-SP
Giba, volante, 27 anos, ex-Aruko-PR, União Beltrão-PR e Azuriz-PR
João Miranda, volante/meia, 20 anos, categorias de base
Léo Carvalho, volante, 22 anos, ex-América-MG
Léo, meia, 22 anos, ex-América-MG
Gui Marques, meia, 19 anos, categorias de base
Diogo, atacante, 21 anos, ex-EC São Bernardo-SP
Mikael, atacante, 19 anos, categorias de base
Erick, atacante, 21 anos, ex-Betim-MG
Molins, atacante, 20 anos, categorias de base
Ramon, atacante, 22 anos, ex-Próspera-SC
Guilherme Jesus, 19 anos, atacante, categorias de base