Com pênalti polêmico, Paraná perde para o líder invicto e volta para a ZR da Série C

Silvio Rauth Filho

Divulgação/Celso da Luz/Criciuma.com.br - Criciúma 2x0 Paraná

O Paraná Clube perdeu por 2 a 0 para o Criciúma, nesse domingo (dia 4) à tarde, no estádio Heriberto Hülse, em duelo válido pela 6ª rodada da Série C. Com o resultado, o time paranaense ficou em 9º (e penúltimo) lugar do Grupo B, com 4 pontos. A equipe catarinense está na liderança colocação, com 14 pontos.

A primeira fase é disputada em turno e returno (18 rodadas). Os quatro primeiros de cada grupo avançam para a próxima fase. Os dois últimos de cada grupo são rebaixados. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES – notas para os jogadores do Paraná.

FASES
Comandado por Paulo Baier, o Criciúma é o único invicto da Série C, com 4 vitórias e 2 empates. O Paraná vive péssima fase: soma 1 vitória, 3 empates e 6 derrotas nos últimos 10 jogos.

JEJUM
A última vitória do Paraná como visitante contra o Criciúma foi em 2011, pela Série B. Desde então, foram mais 6 duelos em Santa Catarina, com 2 empates (2019 e 2015) e 4 derrotas paranistas (2012, 2016, 2017 e 2021).

ESTREIAS
As novidades no banco foram dois recém-contratados: o zagueiro Samuel (ex-Botafogo-PB e Azuriz) e o atacante Sillas (ex-Madureira e Santa Cruz). Os dois entraram no segundo tempo e estrearam pelo Paraná.

ESCALAÇÃO
A única mudança em relação ao último jogo foi o retorno do meia Gabriel Pires, recuperado de lesão. Ele entrou no lugar do atacante Gustavinho. O esquema tático era o 4-2-3-1, com o volante Adriano improvisado como extremo, aberto pela direita. A linha de três tinha Adriano (direita), Gustavo França (esquerda) e Gabriel Pires (centro). Reis era o centroavante.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo foi equilibrado no primeiro tempo. O Criciúma atuou mais avançado e conseguiu construiur algumas jogadas pelas pontas. No entanto, só levou perigo em três momentos. O Paraná ficou recuado e incomodou em alguns contra-ataques, que renderam faltas no campo ofensivo. E os lances mais produtivos do time paranaense foram três cobranças de falta (uma direta de Gustavo França e duas erguidas para a área).

POLÊMICA
Já no primeiro lance do segundo tempo, aos 40 segundos, o Criciúma conseguiu um pênalti. Eduardo chutou da meia-lua. A bola bateu na perna e, depois, no braço de Adriano Junior. O árbitro marcou pênalti. Lance polêmico. Luiz Paulo cobrou no ângulo e converteu.

TROCAS E 2º TEMPO TRUNCADO
Aos 13, as primeiras substituições no Paraná, com as entradas do zagueiro Samuel e do ponta Sillas nas vagas de Moisés Gaúcho e Adriano Junior. Samuel ficou como volante. Sillas entrou como extremo, pela direita. Com isso, o esquema 4-2-3-1 foi mantido. O jogo seguiu truncado. Aos 22, mais duas trocas no time paranaense, com as entradas do zagueiro Rômulo Costa (que ficou improvisado como volante) e do ponta Gustavinho. Depois do gol, o Criciúma já havia amarrado o jogo, que ficou praticamente sem jogadas ofensivas. O Paraná ficou bastante com a posse de bola após o gol sofrido, mas quase não criou no ataque. Aos 36, saiu o zagueiro Jonathan Costa e entrou o ponta Eberê. O Paraná partiu para o ‘abafa’ e conseguiu criar três chances no minutos finais: duas em bolas erguidas para a área (ambas com origem na bola parada) e uma em chute de fora da área. O Criciúma sofreu e só chegou ao segundo gol aos 49 minutos, em contra-ataque iniciado por Maranhão (ex-Athletico) e finalizado pelo centroavante Marcão (ex-Athletico).

CRICIÚMA 2×0 PARANÁ
Criciúma: Gustavo; Alemão, Rodrigo, Marcel Scalese e Helder; Dudu Vieira, Hygor (William Maranhão), Eduardo, Dudu Figueiredo, Fellipe Mateus (Maranhão) e Luiz Paulo (Marcão). Técnico: Paulo Baier
Paraná Clube: Bruno Grassi; Alex Murici, Jonathan Costa (Eberê), Vinicius Guarapuava e Danilo; Moisés Gaúcho (Samuel) e Kriger (Rômulo); Adriano Junior (Sillas), Gabriel Pires e Gustavo França (Gustavinho); Reis. Técnico: Maurílio Silva
Gols: Luiz Paulo (1-2º) e Marcão (49-2º)
Cartões amarelos: nenhum
Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS)
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Helder recebe na ponta, passa por Alex Murici e chuta do bico da área. Bruno Grassi espalma para escanteio.
17 – Cruzamento da direita. Fellipe Mateus cabeceia. Alex Murici salva, na pequena área.
21 – Falta na esquerda. Gustavo França ergue para a área. Jonathan Costa cabeceia no centro. O goleiro segura.
25 – Falta de longa distância. Gustavo França bate no canto. O goleiro rebate esquisito.
41 – Falta de longa distância. Gabriel Pires joga para a árae. Vinícius Guarapuava sobe e toca de cabeça, perto, sobre o gol.
44 – Dudu Figueiredo chuta forte, de fora da área. Bruno Grassi espalma no cantinho.

Segundo tempo
1 – Boa jogada do Criciúma. Eduardo chuta da meia-lua. A bola bate na perna e, depois, no braço de Adriano Junior. O árbitro marca pênalti. Lance polêmico.
2 – Gol do Criciúma. Luiz Paulo bate no ângulo. Bruno Grassi não alcança.
33 – Escanteio. Gabriel Pires cruza. Samuel prepara o chute, mas é desarmado na pequena área e pede pênalti.
40 – Falta na esquerda. Gabriel Pires cruza. Samuel desvia. A zaga do Criciúma tira o perigo.
41 – Gabriel Pires bate escanteio. Alemão quase marca contra.
43 – Alex Murici chuta de fora da área. O goleiro espalma no ângulo.

49 – Gol do Criciúma. Maranhão puxa contra-ataque pela esquerda e rola para Bruno, na área. Ele toca para Marcão, de carrinho, completar na pequena área.