
O Conselho Deliberativo do Paraná Clube aprovou, na noite de segunda-feira (4), a proposta pela Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube. A proposta já havia passado pelo Conselho Consultivo.
Por enquanto, o processo ainda não vai andar. Isso depende de uma reunião com a juíza Mariana Fowler Gusso pedirá, da 1ª Vara de Falências, que cuida do plano de Recuperação Judicial do clube. A reunião foi nesta terça-feira (5), mas a magistrada só vai se manifestar depois de receber os pareceres do Ministério Público e do Administrador Judicial. O tempo médio para homologação da SAF é de um mês.
A proposta aprovada pelo Conselho Deliberativo prevê um investimento de R$ 430 milhões nos próximos 10 anos. A ideia é que o clube retorne à Série B o mais rápido possível, o que no caso seria o ano de 2028. Em 2024, o Paraná disputará a segunda divisão estadual. Se subir, disputará a primeira divisão estadual em 2025. Se tiver bom desempenho, poderá disputar a Série D em 2026. Se subir, iria para a Série C em 2027 e, se subir de novo, estaria na Série B em 2028.
Por outro lado, segundo informações do jornalista Luiz Ferraz, da rádio CBN, na reunião de segunda-feira aventou-se a possibilidade do clube disputar a Série D já em 2024. Os clubes paranaenses classificados para a quarta divisão nacional são Maringá, FC Cascavel e Cianorte. Para isso, acionistas da SAF do Paraná teriam que comprar o CNPJ de um desses clubes – o Cianorte seria o mais cotado – e incorporariam à SAF. Não é uma fusão. Legalmente, é possível de acontecer. Por enquanto, todas as partes negam.
Nesta terça-feira, o Cianorte se posicionou a respeito, em nota oficial. “A respeito das informações que estão sendo veiculadas sobre uma possível fusão com o Paraná Clube, o Cianorte Futebol Clube SAF comunica: de fato, o clube foi procurado para discutir uma possível fusão. A conversa ocorreu há alguns meses e, da nossa parte, não houve evolução nas tratativas. Seguimos empenhados no planejamento com foco nos desafios da temporada 2024: a elite do Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série D. Estamos desde o dia 27/11 com elenco e comissão técnica trabalhando arduamente para bem representar nossa instituição nos objetivos traçados para a temporada”.