Criciúma x Paraná: onde assistir, escalações, desafio ao líder e dúvida no meio

Lycio Vellozo Ribas

Valquir Aureliano - O lateral Danilo

O Paraná Clube enfrenta o Criciúma neste domingo (4), às 16 horas, em Criciúma. A partida é válida pela 6ª rodada do grupo B da Série C. O time paranaense tem uma dúvida no meio-de-campo e luta contra o líder da chave.

A partida será transmitida pela plataforma de streaming DAZN.

TABELA

No grupo B, o Criciúma tem 11 pontos em 5 jogos e é o único invicto da chave. O Paraná, por sua vez, está em 8º lugar, com 4 pontos. Mas está com a confiança em alta: na última rodada, o time paranaense derrotou o São José-RS e venceu pela primeira vez no grupo, após um empate e três derrotas nas quatro partidas anteriores.

“A gente sabe que não vai ser fácil. Mas temos trabalhado bastante, o professor (Maurílio Silva) tem ajustado a equipe”, disse o lateral Danilo, em relação a enfrentar o líder do grupo. “O professor tem passado os pontos fortes deles, para não sermos surpreendidos”.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ

O meia-atacante Gabriel Pires, que desfalcou a equipe diante do São José, deve voltar à equipe. Ele se recuperou de lesão muscular e viajou com a delegação para Criciúma. Diante disso, Maurílio Silva tem duas possibilidades. Uma delas é colocar Gabriel Pires como meia-atacante centralizado no esquema 4-2-3-1 e sacar Kriguer ou Adriano. Outra é manter o esquema 4-3-3 visto diante do São José – com Moisés Gaúcho de volante e Adriano e Kriguer de meias-centrais – e escalar Gabriel Pires de meia-ponta pelo lado direito. Nesse caso, Gustavinho deixaria a equipe.

A dúvida é como Maurílio aproveitaria Gabriel Pires. Remanescente do rebaixamento em 2020, o jogador atuou como meia-ponta na última Série B. Mas, nos últimos jogos, vinha atuando como meia centralizado e havia recebido elogios do treinador.

Dois dos três jogadores apresentados pelo clube na quinta-feira (1), o zagueiro Samuel e o atacante Sillas, viajaram com o elenco, mas devem começar na reserva. O atacante Vinicius Moura ficou em Curitiba. O único desfalque certo é o zagueiro Hurtado. Não apenas porque cumpre suspensão (foi expulso diante do São José), mas também porque o defensor colombiano deixou o clube nesta sexta-feira (2).

ESCALAÇÃO DO CRICIÚMA

Treinado pelo ex-meia Paulo Baier, o Criciúma lidera o grupo B. “Nosso trabalho está sendo bem realizado. No início, ninguém apostaria nisso. A dedicação dos jogadores reflete isso”, disse o treinador, que como jogador teve passagem relevante pelo Athletico. Para este domingo, ele deve repetir a mesma formação que derrotou o Novorizontino por 1 a 0, na última rodada. O atacante Marcão (ex-Athletico), 35 anos, apresentado com reforço do clube catarinense nesta quinta-feira (1), deve ficar como opção para o segundo tempo.

CRICIÚMA x PARANÁ CLUBE

Criciúma: Gustavo; Alemão Teixeira, Rodrigo, Marcel Scalese e Hélder; Dudu Vieira e Eduardo; Hygor, Fellipe Mateus e Dudu Figueiredo; Luiz Paulo. Técnico: Paulo Baier
Paraná: Bruno Grassi; Alex Murici, Jonathan Costa, Vinicius Guarapuava e Danilo; Moisés Gaúcho, Adriano e Kriguer (Gustavinho); Gabriel Pires, Reis e Gustavo França. Técnico: Maurílio Silva
Árbitro: Marcos Muteus Pereira (MS)
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, domingo, às 16 horas