Geraldo Bubniak – Bruno Rodrigues comemora o terceiro gol do Paraná na partida

O Paraná Clube empatou em 3 a 3 com o Botafogo-SP, nessa sexta-feira (dia 29) à noite, na Vila Capanema, pela 38ª e última rodada da Série B de 2019. Com o resultado, o time paranaense ficou em 6º lugar, com 56 pontos, um ponto acima do CRB, que joga amanhã contra o Bragantino, em Bragança Paulista. O Botafogo-SP está na 9ª posição, com 50 pontos. Antes da rodada final os dois times já não tinham mais chances de acesso.

A partida registrou o pior público do Paraná Clube em 2019, com 896 pagantes. Antes, a pior marca era contra o Cianorte, no Paranaense, com 1.195 pagantes. Na Série B de 2019, o recorde negativo do time era 1.493, contra o Atlético-GO, na 17ª rodada.

Contando todos os 20 clubes da Série B, o jogo Paraná 2×3 Botafogo-SP foi o 12º menor público da edição 2019.

Os gols do Paraná foram de Jenison, Bruno Rodrigues e de Luiz Otávio (contra). 

Agora, o time só volta a jogar em 2020.

TERCEIRA MELHOR CAMPANHA
Desde que a Série B adotou o sistema de pontos corridos, em 2006, o Paraná disputou 11 vezes a competição. Agora, em 2019, regitrou sua terceira melhor pontuação, com 56 pontos. A melhor foi em 2017, quando terminou em 4º lugar, com 64 pontos, e subiu à primeira divisão. A segunda melhor foi em 2013, com 57 pontos e a 8ª posição.

ARTILHARIA
Jenison tem 17 gols em 47 jogos em 2019 pelo Paraná. Foram nove gols em 34 partidas na Série B. Terminou como artilheiro da equipe na competição e na temporada.

Os jogadores com mais assistências do Paraná na competição foram Jenison (5), Guilherme Santos (5) e Eder Sciola (4).

ESCALAÇÃO
Os desfalques do Paraná eram Fabrício e Rodolfo, suspensos, além de Jhemerson, Judivan e João Pedro, lesionados. Com isso, entram na equipe os zagueiros Leandro Almeida e Eduardo Bauermann e o meia Vitinho. O técnico Matheus Costa vem usando como base o esquema tático 4-2-3-1, com Matheus Anjos centralizado e Bruno Rodrigues e Alesson pelos lados.

Já o Botafogo-SP não contava com Leandro Amaro, Plínio, Willian Oliveira, Jonata Machado, Dodô e Julio Cesar.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou agitado. Aos 9, Guilherme Santos cruzou, Luiz Otávio tentou cortar e marcou contra. O Botafogo empatou aos 13, com gol irregular. Após escanteio, Murilo chutou da meia-lua, Luiz Otávio tirou e a bola bateu no braço de Henan e sobra para Didi. O árbitro não viu. Didi aproveitou a sobra, chutou e marcou. Depois, o Paraná se perdeu no jogo e levou sufoco. O Botafogo teve quatro chances para ampliar, mas não conseguiu passar por Thiago Rodrigues, que fez grandes defesas. Mesmo assim, foi o time paranaense que fez 2 a 1, aos 40 minutos. Matheus Anjos cobrou escanteio e Jenison, de cabeça, cutucou para dentro. O Botafogo empatou de novo aos 47, quando Murilo Henrique recebeu na área e chutou no ângulo, com estilo.

SEGUNDO TEMPO
O Paraná voltou melhor para a segunda etapa e equilibrou o jogo. Aos 15, saiu Alesson e entrou o meia-atacante Warley, 19 anos, filho do atacante Warley (ex-Athletico-PR e Udinese-ITA). O ritmo do jogo caiu. Aos 31, saiu o volante Luiz Otávio e entrou o atacante Marlyson, que não atuava desde maio. Aos 32, gol do Botafogo. Diego Gonçalves, ex-Paraná, chutou da meia-lua e acertou no cantinho. Aos 37, saiu o volante Fernando Neto e entrou o lateral-direito Léo Príncipe, que ficou improvisado como volante. O Paraná chegou ao empate aos 43, com cruzamento de Eder Sciola e cabeceio de Bruno Rodrigues.

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Paraná somou 19 finalizações (8 certas), 65% de posse de bola, 83% de acerto nos passes e 7 escanteios. O Botafogo-SP obteve 23 finalizações (12 certas), 35% de posse de bola, 72% de acerto nos passes e 8 escanteios. Os números são do site Sofascore.

PARANÁ 3×3 BOTAFOGO-SP
Paraná: Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Leandro Almeida, Eduardo Bauermann e Guilherme Santos; Luiz Otávio (Marlyson) e Fernando Neto (Léo Príncipe); Alesson (Warley), Matheus Anjos e Bruno Rodrigues; Jenison. Técnico: Matheus Costa
Botafogo-SP: Darley; Lucas Mendes, Luiz Otávio, Didi e Vinícius Freitas; Pablo e Marlon Freitas; Bruno José, Nadson (Higor Meritão) e Murilo Henrique (Bruno Moraes); Henan (Diego Gonçalves). Técnico: Hemerson Maria
Gols: Luiz Otávio, contra (9-1º), Didi (13-1º), Jenison (40-1º), Murilo Henrique (47-1º), Diego Gonçalves (32-2º), Bruno Rodrigues (43-2º)
Cartões amarelos: Luiz Otávio (P). Lucas Mendes, Murilo Henrique, Pablo (B).
Árbitro: Zandick Gondim Alves Junior (RN)
Público: 896 pagantes (1.047 total)
Renda: R$ 13.175,00
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
9 – Gol do Paraná. Bruno Rodrigues dá bela cavadinha para Guilherme Santos, na área. Ele cruza rasteiro. Luiz Otávio tenta cortar e marca contra.
12 – Nadson dribla Bauermann e fica na cara do gol. Luiz Otávio dá carrinho salvador e evita o gol do Botafogo.
13 – Gol do Botafogo. Escanteio cruzado para a meia-lua. Murilo chuta forte. Luiz Otávio tenta tirar. A bola bate no braço de Henan e sobre na cara do gol para Didi, que chuta.
21 – Jenison ganha do zagueiro, invade a área e chuta cruzado. O goleiro espalma.
23 – Marlon Freitas invade a área e rola para trás. Nadson chuta sobre o gol.
27 – Cruzamento. Bruno José ganha de Guilherme Santos na disputa pelo alto e cabeceia no canto. Thiago Rodrigues espalma.
30 – Lucas Mendes avança até a área e rola para Henan, na meia-lua. Ele gira e chuta no cantinho. Thiago Rodrigues espalma.
37 – Lançamento. A zaga do Paraná falha. Bruno José sai na cara do gol e chuta. Thiago Rodrigues salva. Bauermann tenta despachar, mas erra. A bola sobra para Marlon Freitas, que chuta. O goleiro espalma.
40 – Gol do Paraná. Matheus Anjos cobra escanteio. Livre na pequena área, Jenison cabeceia.

47 – Gol do Botafogo. Murilo Henrique recebe na área e chuta no ângulo, com estilo.

Segundo tempo
4 – Fernando Neto lança. Bruno Rodrigues recebe na área e chuta cruzado. O goleiro segura.
11 – Nadson chuta de fora da área. Thiago Rodrigues espalma.
13 – Matheus Anjos bate escanteio. Jenison recebe livre na pequena área. Ele cabeceia mal e perde gol feito.
32 – Gol do Botafogo. Diego Gonçalves chuta da meia-lua e acerta no cantinho.
43 – Gol do Paraná. Eder Sciola cruza da direita. Bruno Rodrigues cabeceia no canto.
47 – Diego Gonçalves dribla Bauermann e chuta cruzado. Sciola salva quase em cima da linha.