Divulgação/Paraná Clube/Allexandre Fellipe – Kriguer

O Paraná Clube volta a campo nesta segunda-feira (dia 16) às 20 horas. O duelo será contra o Figueirense, em Florianópolis, pela 12ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O time paranaense está em penúltimo (9º lugar) do Grupo B, com 9 pontos. Se vencer, sobe para a 8ª posição e deixa a zona de rebaixamento. Nesse caso, empata em pontos com o São José-RS, mas fica à frente no saldo de gols.

Os dois últimos colocados de cada grupo serão rebaixados no final da primeira fase (18 rodadas).

O Figueirense tem 13 pontos. Se vencer, volta a sonhar com um lugar no G4 – os quatro primeiros avançam para a próxima fase. Se perder, passar a brigar contra o rebaixamento.

TURBULÊNCIA
O Paraná vive um momento turbulento. No sábado, dois jogadores pediram para deixar o clube e tiveram seus contratos rescindidos: o zagueiro Rômulo Costa e o ponta Erivan. Já são 19 reforços contratados para 2021 que deixaram o clube durante a temporada. A empresa FDA Sports, parceira do clube no futebol, atrasou os pagamentos e o clube passou a viver um momento de incerteza.

Perguntado sobre esse momento turbulento fora de campo, o volante Kriguer respondeu. “A gente precisa manter o foco dentro das quatro linhas. É óbvio que essas questões extracampo acabam atrapalhando nosso dia a dia, deixa o clima um pouco mais pesado do que o ideal, juntamente com a fase é ruim. Mas a gente precisa focar nas quatro linhas, pois a gente sabe da situação que estamos na tabela, precisamos sair disso e a imagem do Paraná Clube que está em jogo e a nossa imagem também”, declarou o jogador, em entrevista coletiva.

ESCALAÇÃO
Kriguer, aliás, deve ser uma das novidades no time. Ele entra no lugar de Moisés Gaúcho, suspenso. A outra deve ser o zagueiro Vinícius Guarapuava, que era titular com Maurílio e perdeu a posição para Rômulo Costa com a chegada do técnico Sílvio Criciúma. Como Rômulo deixou o clube, a tendência é que Guarapuava volte ao time.

O novo treinador manteve o esquema tático 4-2-3-1 que era adotado por Maurílio, com a linha de três com um meia centralizado e dois extremos pelos lados do campo. Gabriel Pires é o único meia centralizado do elenco, mas está em recuperação. Com isso, o ponta Sillas deve seguir improvisado no centro. Para as beiradas, as opções são Vinicius Moura, Gustavo França, Ebere, Gustavinho e Lucas Sene.

Já o Figueirense segue sem contar com sete jogadores, todos lesionados: Alê Santos, Everton Santos, Edson Henrique, Garré, Lucas Cezane, Mirandinha e Patrick. Outros três deixaram o clube: Breno, Pedro Maranhão e Emerson Júnior. O técnico Jorginho (ex-Athletico-PR) terá a volta do lateral Renan Luís. O volante Vinícius Kiss (ex-Paraná) é dúvida.

FIGUEIRENSE x PARANÁ
Figueirense: Rodolfo Castro; André Krobel, Rayne, Guilherme Teixeira e Denner Barbosa (Renan Luís); Dener (Vinícius Kiss), Oberdan e Rodrigo Bassani; Diego Tavares, Andrew e Giva. Técnico: Jorginho
Paraná: Bruno Grassi; Alex Murici, Jonathan Costa, Vinícius Guarapuava e Danilo; Kriguer e Janderson Maia; Vinicius Moura, Sillas e Gustavo França; Reis. Técnico: Sílvio Criciúma
Árbitro: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), segunda-feira 20h
TV: DAZN