
A história de um dos personagens mais marcantes do futebol brasileiro será lembrada em um dos eventos literários mais importantes do Paraná. No dia 11 de setembro, às 19h30, dentro da programação do III Festival da Palavra de Curitiba, o jornalista Adriano Rattmann realiza sessão de autógrafos da biografia *Caio Júnior, o ídolo, o ser humano e sua inesquecível jornada. O encontro acontece no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem.
Caio Júnior foi jogador e técnico de futebol e faleceu em 2016 no trágico acidente aéreo com a equipe da Chapecoense, que comoveu o Brasil e o mundo. A obra escrita por Adriano Rattmann, que foi assessor de imprensa do treinador, revela passagens da carreira esportiva e também do homem fora dos campos, destacando seu carisma, profissionalismo e a forma como inspirava todos ao seu redor.

Livro
“Quis o destino que eu não estivesse naquele voo. Permaneci aqui e pude realizar o sonho do meu amigo Caio, que era escrever um livro contando sua história”, afirma o autor Adriano Rattmann, lembrando que, a pedido de Caio Júnior, ficou no Brasil para ajudar a organizar o jogo da volta contra o Atlético de Medellín pela final da Copa Sul-Americana.
- Caio Júnior levou o Paraná Clube à Libertadores
- Do Paraná para a eternidade: livro conta a história de Caio Júnior
Festival
O Festival da Palavra de Curitiba será realizado de 10 a 14 de setembro, reunindo escritores, artistas e pensadores em uma programação que atravessa diferentes linguagens. Segundo a curadora Luci Collin, o evento promove encontros a partir de tudo que a palavra suscita de reflexivo e encantamento, seja nos livros, na música, no teatro, na dança, no cinema ou em outras manifestações artísticas. “Pensar e sentir a palavra é transformação”, afirma.
A sessão de autógrafos promete ser um momento de celebração da memória de Caio Júnior e de reflexão sobre a importância do esporte, da cultura e da palavra como instrumentos de conexão entre pessoas e histórias.