
O Paraná Clube não conseguiu mais do que um empate na manhã deste domingo (21 de maio), contra o Grêmio Maringá, numa Vila Capanema sem presença de torcida. A equipe comandada pelo técnico Marcão sofreu com a falta de criatividade do setor ofensivo e com a falta de pontaria nos momentos em que conseguiu levar algum perigo ao gol adversário e acabou ficando no 1 a 1 contra o time do norte do estado, com David Moreira abrindo o placar para os visitantes numa cobrança de falta aos 29 minutos do primeiro tempo (em falha do goleiro Felipe), enquanto João Gabriel deixou tudo igual no placar aos 40 minutos também da primeira etapa, em cobrança de pênalti.
Agora com quatro partidas disputadas, o Paraná soma seis pontos na segunda divisão do Campeonato Paranaense, com uma vitória (contra o Toledo, na abertura da competição) e três empates (contra Andraus, PSTC e Grêmio Maringá). A equipe está, por ora, em terceiro lugar na competição, mas já vê o líder Patriotas abrir quatro pontos de vantagem na ponta. Na próxima sexta-feira (26), às 19h30, o desafio paranista será contra o Apucarana.
O time do norte do Paraná, por outro lado, tem quatro pontos conquistados e está em oitavo lugar, apenas uma posição acima da zona de rebaixamento. No próximo domingo (28) o Grêmio recebe o PSTC em Maringá.
FÓRMULA
Os dez clubes que disputam a segunda divisão do estadual se enfrentam em um turno único na primeira fase. Os quatro melhores classificados avançam para as semifinais. As semifinais e as finais são disputadas em jogos de ida e volta, com a vantagem do mando de campo do segundo jogo para as equipes com melhor pontuação nas fases anteriores. Os dois finalistas garantem vaga na primeira divisão em 2024. Os dois últimos na primeira fase são rebaixados para a terceira divisão.
PORTÕES FECHADOS
Em 2022, o Paraná pegou uma punição de cinco jogos com portões fechados em partidas na qual fosse o mandante. O jogo deste domingo será o segundo sem torcida na Vila Capanema. Curiosamente, na 2ª rodada, o Paraná era visitante, mas o mandante era o Andraus, de Campo Largo – que escolheu a Vila Capanema para receber seus jogos. Assim, o time de Curitiba viveu uma situação peculiar: foi visitante em sua própria casa e pôde contar com sua torcida.
ESCALAÇÃO DO PARANÁ
O Paraná teve uma novidade em sua escalação neste domingo: a volta do zagueiro Marcão, que havia sido expulso diante do Andraus e por isso cumpriu suspensão contra o PSTC. Já o meio-campista Gui Marques, recuperado de lesão, voltou a ficar à disposição, mas iniciou a partida no banco de reservas (o que manteve Geovane na posição de volante, com Luiz Eduardo e Marcão fazendo a dupla de zaga paranista).
PRIMEIRO TEMPO
O Paraná foi melhor que o adversário durante todo o primeiro tempo. Criou duas boas chances em arremates de fora da área (aos 2 e aos 13 minutos), em lances bem defendidos por Wiliam Galizio, do Grêmio Maringá. Aos 21 minutos, teve uma grande oportunidade para abrir o placar em cabeceio de Liliu, mas mais uma vez quem brilhou foi o goleiro da equipe visitante.
Como diz o ditado, no entanto, quem não faz, toma. E o Tricolor acabou tomando aos 29 minutos, em uma falha do experiente goleiro Felipe (ex-Corinthians e Flamengo): David Moreira arriscou um chute direto para o gol numa cobrança de falta de longa distância, a bola quicou e o arqueiro paranista não defendeu.
Sem esmorecer, o time da casa buscou o empate ainda na etapa inicial. Após uma jogada ensaiada em cobrança de escanteio, o Paraná teve mais uma grande chance de gol em umcabeceio e, outra vez, o goleiro defende. Na sobra, porém, o Paraná manteve a pressão e conseguiu um pênalti após um toque de mão do zagueiro Marcos Vinicius dentro da área. Na cobrança, João Gabriel mandou a bola para um lado e William Galizio pulou para o outro: 1 a 1.
SEGUNDO TEMPO
Na etapa final, o técnico Marcão promoveu cinco substituições no time paranista. Primeiro, aos 16 minutos, sacou Anderson Tanque para a entrada de Diogo Carlos. Depois, aos 32 minutos, colocou os meio-campistas Gui Marques e Caio nos lugares do volante Guilherme Pitbull e do zagueiro Luiz Eduardo (com isso, Geovane foi para a zaga, sua posição de origem). E por fim, aos 44, ainda apostou em Guilherme Radeche e Lucas Kakim nas vagas de Luís Roberto e Romarinho.
O Paraná, no entanto, não conseguiu apresentar o mesmo domínio visto na etapa inicial. As chances de gol, por exemplo, já não foram tão numerosas e nem tão claras. Na melhor oportunidade, já nos acréscimos, Diogo Carlos apareceu livre na área do Maringá após um cruzamento e chegou limpo para finalizar, mas pegou muito mal na bola e mandou para fora.
FICHA TÉCNICA
Paraná Clube 1 X 1 Grêmio Maringá
Paraná Clube: Felipe; Luís Roberto (Guilherme Radeche), Luiz Eduardo (Caio), Marcão e Thauã; Guilherme Pitbull (Gui Marques), Geovane e João Gabriel; Anderson Tanque (Diogo Carlos), Liliu e Romarinho (Lucas Kakim). Técnico: Marcão
Grêmio Maringá: Wiliam Galizio; Matheus Índio, Roger, Marcos Vinicius e Edmilson; Gabriel Eugênio (Ed), Maxuell e David Moreira (Lucas Fagundes); Diogo Peixoto (Luiz); Felipe Alves e Maycon. Técnico: Paulo Cezar Catanoce
Gols: David Moreira (29-1º) e João Gabriel (40-1º)
Cartões amarelos: Marcos Vinicius, Felipe Alves, William (G); Romarinho e Thauã (P)
Árbitro: Kleber Ariel Gonçalves Silva
Local: Vila Capanema, domingo, às 11 horas
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Cobrança de escanteio curta de João Gabriel para Romarinho, que já recebe e toca para Guilherme Pitbull na entrada da área. Ele chuta forte e o goleiro espalma.
13 – Paraná recupera a bola na intermediária e Anderson Tanque é acionado na entrada da área. Ele chuta forte, rasteiro, e o goleiro defende com os pés. No rebote, Liliu tenta chegar na bola e a zaga manda para escanteio.
21 – Cruzamento de Luís Roberto para Liliu, que aparece bem posicionado na segunda trave, na entrada da pequena área. Ele cabeceia firme e o goleiro faz uma defesa no reflexo.
29 – Gol do Grêmio Maringá! Cobrança de falta de longe. David Moreira vai para a bola e chuta forte, seco, direto para o gol. A bola quica antes de se aproximar da meta e o goleiro Felipe aceita.
37 – João Gabriel chega pela direita, perto da área, e cruza para Pitbull. Livre na entrada da área, o meio-campista chuta forte e a bola desvia, saindo por cima do gol.
38 – Mais uma jogada ensaiada do Paraná, em cobrança de escanteio curta. Cruzamento fechado de João Gabriel e cabeceio de um jogador paranista na pequena área, obrigando mais uma grande defesa do goleiro do Maringá. Na sobra, o Paraná pressiona e Thauã chuta. Marcos Vinicius desvia com o braço e o árbitro assinala pênalti.
40 – Gol do Paraná! João Gabriel é quem vai para a batida penal. Ele chuta de um lado e o goleiro cai para o outro.
Segundo tempo
4 – Anderson Tanque recebe na intermediária, dispara e deixa a defesa para trás. Ele invade a área e tenta tirar do goleiro com um toque por cima, mas William faz outra defesa.
11 – Cobrança de falta da entrada da área de João Gabriel. Ele manda direto pro gol e William faz a defesa em dois tempos.
22 – Marcão aciona Romarinho nas costas da defesa. O atacante ajeita o corpo e chuta forte de fora da área. O goleiro espalma.
35 – João Gabriel chuta mascado da entrada da área e William faz defesa tranquila.
50 – Cruzamento na área e Diogo Carlos chega livre para bater na bola, mas chuta mal e manda para fora.