
Pelo segundo ano consecutivo, a TV Paraná Turismo vai transmitir os principais jogos da divisão de acesso do Campeonato Paranaense de Futebol. A renovação do acordo foi assinada nesta sexta-feira (3) pelo vice-governador Darci Piana e o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury Filho, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O acordo marca uma ampliação da parceria para fortalecimento do futebol paranaense, que neste ano também já contou com a cobertura televisa da 1ª divisão estadual.
Os jogos que terão transmissão ao vivo ocorrem sempre às 16h de sábado e às 11h de domingo. Na primeira rodada, os torcedores poderão acompanhar a disputa entre Paraná Clube e Nacional, que se enfrentam às 16h deste sábado (4) em Curitiba. No domingo (5), será a vez de Rio Branco e Paranavaí, às 11h, em jogo marcado para Paranaguá. A cobertura esportiva da TV Paraná Turismo começa sempre 15 minutos antes da bola rolar.
Como assistir aos jogos do Paraná Clube
Os jogos podem ser assistidos pelos canais 9.1 UHF na tevê aberta, 509 na Claro/NET e frequência 3985 pela Star One D2. Também há transmissão para todo o Brasil pelo canal 236 da Banda Ku, pelo canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 pela Star One D2. A programação ao vivo também está disponível no site da TV Paraná Turismo.
- Confira os jogos da 1ª rodada:
- Sábado (04/05)
- Paraná Clube x Nacional-PR às 16h (transmissão ao vivo na TV Paraná Turismo a partir das 15h45)
- Patriotas x Laranja Mecânica, às 18h30
- Domingo (05/05)
- Rio Branco-PR x Paranavaí, às 11h (transmissão ao vivo na TV Paraná Turismo a partir das 10h45)
- Iguaçu x Apucarana, às 16h
- Foz do Iguaçu x Grêmio Maringá, às 18h
Segundo Piana, a maior divulgação dos clubes paranaenses ajuda a fortalecer o esporte em todas as regiões do Estado, o que pode se refletir no aumento das torcidas e no fluxo de pessoas nos municípios. “O Governo do Estado entende a necessidade de valorizar o futebol do Paraná porque se a população acompanhar mais os clubes vai fortalecer os times do Interior e ajudar a fomentar o turismo, o que beneficia hotéis, restaurantes e o comércio em geral”, afirmou.
O presidente da FPF seguiu a mesma linha de raciocínio e defendeu a continuidade da parceria para que os times e o próprio campeonato tenham mais visibilidade em todo o Paraná. “Essa parceria com a TV Paraná Turismo nos ajuda muito porque os clubes têm a sua marca e o seu trabalho mais divulgados, o que ajuda na questão de acordos de patrocínios, aproxima os torcedores do time, fomentando inclusive um aumento de público nos próprios estádios”, disse Cury Filho.
Ao citar o exemplo do Paraná Clube, que já vendeu mais de 35 mil ingressos para o jogo de estreia, o secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski, defendeu o sucesso da parceria para a transmissão da competição, o que de acordo com ele também traz benefícios para a TV Paraná Turismo. “Essa foi uma experiência que deu certo no ano passado e trouxe muita audiência, tanto é que foi renovada. E também se repetiu na transmissão da primeira divisão estadual”, comentou.
“Assim como o Paraná, os clubes do Interior têm investido em contratações e estrutura, o que também se reflete nos municípios, e essa visibilidade maior dos jogos ajuda a trazer novos patrocinadores e investimentos”, acrescentou o secretário da Comunicação, Cleber Mata.
Regulamento da segunda divisão do Campeonato Paranaense
A FPF já definiu o calendário da competição, que começa neste sábado, 4 de maio. O regulamento permanece o mesmo de 2023: serão nove jogos classificatórios em turno único entre os dez times. Neste ano, competem pelo acesso Apucarana, Foz do Iguaçu, Grêmio Maringá, Iguaçu, Laranja Mecânica, Nacional, Paraná Clube, Paranavaí, Patriotas e Rio Branco.
Os quatro maiores pontuadores se enfrentarão nas semifinais em dois jogos de mata-mata com ida e volta marcadas para 6 e 13 de julho. Os vencedores sobem para a divisão principal e disputam as finais nos dias 20 e 27 de julho, quando será definido o campeão. As duas equipes com a menor pontuação na fase classificatória serão rebaixadas para a 3ª divisão.
Os quatro melhores colocados fazem as semifinais, e os finalistas sobem para a primeira divisão. Os dois piores são rebaixados. A fase mata-mata tem partidas de ida e volta. Os times poderão inscrever novos atletas e habilitar os mesmos até 28 de junho, sem limite de inscrições.