Valquir Aureliano – Paraná 1×1 Figueirense

O Paraná Clube empatou em 1 a 1 com o Figueirense, nesse domingo (dia 13) à tarde, Vila Capanema, pela 3ª rodada da Série C do Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 9º (e penúltimo) lugar do Grupo B, com 1 ponto. A equipe catarinense está na 5ª colocação, com 4 pontos. A primeira fase é disputada em turno e returno (18 rodadas). Os quatro primeiros de cada grupo avançam para a próxima fase. Os dois últimos de cada grupo são rebaixados. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná Clube.

ARTILHEIRO
O centroavante Reis, 32 anos, marcou seu 1º gol pelo Paraná Clube. Foi a 3ª partida dele pelo novo clube.

JEJUM DE VITÓRIAS
O Paraná não vence desde 8 de maio, quando aplicou 2 a 1 no Cascavel CR. Depois, sofreu quatro derrotas (para Operário, Athletico, Ypiranga e Botafogo-SP) e amargou dois empates (Azuriz e Figueirense).

JEJUM DE GOLS
O gol de Reis, aos 16 do 1º tempo, encerrou um jejum de mais de cinco jogos sem marcar gols. O último havia ocorrido aos 21 minutos do 2º tempo, na vitória contra contra o Cascavel CR. Com isso, o jejum chegou a 490 minutos. Esse foi o 3º maior período sem gols da história do clube — o recorde foi em 1990/91, com 517 minutos sem balançar as redes adversárias.

FATOR CAMPO
Na temporada 2021, o Paraná jogou 8 vezes na Vila Capanema e venceu apenas uma (2 a 0 sobre o Rio Branco). No mais, 3 empates e 4 derrotas.

DESEMPENHO
O Paraná repetiu as fracas atuações que viraram a marca registrada da temporada 2021. Dess vez, o time até viveu alguns bons momentos no setor ofensivo, principalmente com a dupla Gabriel Pires e Gustavo França. No entanto, o sistema defensivo apresentou várias falhas, o meio-campo foi pouco produtivo e o ataque passou a maior parte do tempo inoperante. O Figueirense teve jogador expulso no início, a 19 minutos de jogo, e mesmo assim conseguiu fazer um jogo equilibrado.

ESCALAÇÃO
meia Juninho rescindiu com o Paraná para acertar com um clube do Exterior – o nome não foi divulgado. O meia Maxi Rodríguez deixou o clube durante a semana. Outra baixa era extremo/meia Thiago Alves, com Covid-19. Com isso, as novidades foram Gustavo França (extremo) e Gabriel Pires (meia centralizado). O esquema tático 4-2-3-1 foi mantido por Maurilio. Gustavinho ficou como extremo e Reis, como centroavante. Outra novidade foi o zagueiro Jonathan Costa (ex-Caldense), que entrou como titular pela primeira vez no novo clube. Com isso, Hurtado passou para a lateral-esquerda e Bryan ficou no banco.

INÍCIO COM GOLS
O jogo começou com o Paraná confuso na marcação e sem poder ofensivo. O Figueirense passou a encontrar espaços pelas pontas e chegou ao gol aos 10 minutos, em cobrança de lateral diretamente para a área. Oberdan (ex-FC Cascavel) chutou. O goleiro espalmou e o ponta Andrew (ex-Paraná) cutucou para o gol. O Paraná reagiu rápido e criou boas jogadas pela direta, com a dupla Gabriel Pires e Gustavo França. Primeiro perdeu gol feito aos 13, em contra-ataque armado por Pires e França que Reis desperdiçou, furando na cara do gol. Aos 16, Pires colocou Reis novamente na cara do gol. Dessa vez, o centroavante acertou e empatou: 1 a 1.

EXPULSÃO
Aos 19 do 1º, o zagueiro Edson Henrique acertou um chute no rosto de Gabriel Pires e foi expulso. O Figueirense ficou com um jogador a menos. O Paraná seguiu atacando e teve mais três bons ataques no primeiro tempo.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, Maurilio tirou o zagueiro Jonathan Costa e colocou o lateral Bryan. Com isso, Hurtado virou zagueiro. O jogo recomeçou com o Figueirense melhor, levando perigo em cruzamentos e nas jogadas de bola parada. Aos 13, saíram Gabriel Pires e Gustavo França para as entradas do extremo Castanha e do meia Lucas Sene. O esquema seguiu o mesmo. O time catarinense seguiu melhor e atacando com frequência, mas sem criar chances reais de gol. Aos 30, Maurilio tirou Gustavinho e colocou o volante Adriano. O Paraná recuperou o domínio do meio-campo e começou a atacar. Aos 34, Adriano finalizou com perigo. E, aos 37, Castanha chutou de fora da área e acertou o travessão. Aos 39, saiu o zagueiro Micael e entrou o volante Lucas Abreu.

PARANÁ 1×1 FIGUEIRENSE
Paraná: Bruno Grassi; Pedro Costa, Micael (Lucas Abreu), Jonathan Costa (Bryan) e Hurtado; Moisés Gaúcho e Meneses; Gustavo França (Lucas Sene), Gabriel Pires (Castanha) e Gustavinho (Adriano); Reis. Técnico: Maurilio
Figueirense: Rodolfo; Krobel, Rayne, Edson Henrique e Denner Barbosa; Dener Pinheiro e Fabrício (Khevin); Diego Tavares (Roberto), Oberdan e Andrew (Mirandinha); Bruno Paraíba (Giva). Técnico: Jorginho.
Gols: Andrew (11-1º), Reis (16-1º)
Expulsão: Edson Henrique (19-1º)
Cartões amarelos: Gabriel Pires, Jonathan Costa, Micael, Bryan, Reis (P). Dener Pinheiro (F).
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Local: Vila Capanema