Divulgação/Daniel Malucelli/Cascavel – FC Cascavel 2×1 Paraná Clube

O Paraná Clube perdeu por 2 a 1 para o FC Cascavel, nesta quarta-feira (dia 9) à noite, em Cascavel, pela 6ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 10º lugar, com 3 pontos, e pode entrar na zona de rebaixamento nesta quinta-feira, com o complemento da rodada. A equipe do Interior está na 2ª colocação, com 13 pontos, atrás do líder Coritiba apenas no saldo de gols.

Ao final da primeira fase (11 rodadas), os oito primeiros colocados garantem vaga nas quartas de final. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná.

TÉCNICO
Depois de desmanchar quase toda comissão técnica nos últimos dias (saíram o técnico Jorge Ferreira, o auxiliar Edson Neguinho e o preparador físico Rafael Lopes), o Paraná foi comandado pelo auxiliar Rodrigo Cascca, contratado na última segunda-feira.

SÉRIE INVICTA
O FC Cascavel é o time há mais tempo sem perder como mandante no Campeonato Paranaense. A última derrota em casa pelo Estadual aconteceu em março de 2019. Já são 21 jogos sem perder no Olímpico Regional no ‘Ruralzão’, com 14 vitórias e sete empates.

ESCALAÇÃO
Os desfalques do Paraná eram o goleiro Gabriel Leite, os meias Brener e Kaio, todos lesionados, além do zagueiro Luan, suspenso por cartões amarelos. O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Castanha (esquerda), Gabriel Correia (centro) e Everton Brito (direita) na linha de três. O volante Douglas Araújo (22 anos, ex-Brasil de Pelotas) fez sua estreia entrando no segundo tempo.

O FC Cascavel usou o 5-3-2, com Léo Itaperuna (ex-Paraná) e Samuel no ataque. Os laterais Libano e Eduardo tinham muita liberdade para atacar.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve o Cascavel jogando avançado e dominando as ações. O time do Interior construiu quatro boas jogadas ofensivas, mas Wingert defendeu três delas. O Paraná ficou recuado e só incomodou em um contra-ataque (desperdiçado por Pablo Thomaz). Aos 40, Gabriel Correia saiu lesionado. Entrou o lateral/ponta Kazu, aberto na esquerda. Com isso, Everton Brito passou a jogar como meia centralizado. O esquema tático seguiu o mesmo. O gol do Cascavel veio aos 44, em falha coletiva da defesa, que deixou Léo Itaperuna receber livre e tocar para Samuel finalizar, sozinho na área.

ARBITRAGEM
Aos 17 do 2º, o Paraná pediu pênalti de Willian Gomes em Pablo Thomaz. O lance é polêmico e a imagem da TV não deixa claro se houve falta.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com gol, já no 1º minuto. André Krobel soltou a bomba em cobrança de falta e, no rebote do goleiro, Moisés Gaúcho empatou: 1 a 1. Na volta do intervalo, Kazu ficou na lateral-esquerda e Juninho passou a jogar avançado, na esquerda. O esquema seguiu o mesmo. O jogo ficou equilibrado, com bons ataques dois lados. Foram quatro boas jogadas ofensivas de cada equipe na segunda etapa. Os gols não saíram porque os goleiros evitaram as melhores chances. Aos 27, Everton Brito saiu para a entrada do ponta Mikael. O volante Douglas Araújo entrou no lugar de Castanha. Com isso, Moisés Gaúcho virou meia ofensivo. Aos 46, o zagueiro William Galvão entrou no lugar de Pablo Thomaz. O gol do Cascavel só veio aos 52, em bela cobrança de falta de Doka.

FC CASCAVEL 2×1 PARANÁ
FC Cascavel: Douglas; Libano (Doka), Diego Giaretta, Jamerson, Willian Gomes e Eduardo (Vinícius Balotelli); Gama (Tiarinha), Fabrício (Núbio Flávio) e Robinho; Samuel e Léo Itaperuna (Willyan Sotto). Técnico: Tcheco
Paraná: Lucas Wingert; André Krobel, Franklin, Rayne e Juninho; Moisés Gaúcho e Vinícius Kiss; Castanha (Douglas Araújo), Gabriel Correia (Kazu) e Everton Brito (Mikael); Pablo Thomaz (William Galvão). Técnico: Rodrigo Cascca
Gols: Samuel (44-1º), Moisés Gaúcho (1-2º) e Doka (52-2º)
Cartões amarelos: Juninho (P). Robinho (C).
Árbitro: Elvio Kertelt Legnani
Local: Estádio Olímpico Regional, em Cascavel

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
11 – Robinho enfia para Léo Itaperuna, que invade a área e chuta. Wingert rebate.
12 – Eduardo cruza. Castanha falha. Libano recebe na pequena área e chuta. Wingert defende.
14 – Pablo Thomaz rouba no meio-campo, avança até a área, finta o zagueiro e chuta para longe.
29 – Wingert sai jogando errado. Itaperuna intercepta e rola para Gama, que chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
36 – Fabrício rola para Willian Gomes, que sai na cara do gol e chuta. A bola bate na cabeça do goleiro e sai para escanteio.
40 – Robinho chuta de longe. A bola passa perto, ao lado.
43 – Willian Gomes chuta de fora. Wingert espalma no canto.
44 – Gol do Cascavel. Robinho enfia. A defesa falha no posicionamento. Itaperuna entra livre e rola para Samuel finalizar.

Segundo tempo
1 – Gol do Paraná. Falta de longa distância. André Krobel cobra com um chute forte. O goleiro rebate. Moisés Gaúcho cutuca para o gol.
17 – Bom contra-ataque do Paraná. Castanha cruza rasteiro, da esquerda. Willian Simões dá carrinho e salva, mas derruba Pablo Thomaz logo em seguida. O Paraná pede pênalti. Lance polêmico.
20 – Gama bate escanteio. Giaretta cabeceia perto, ao lado.
35 – Falta na esquerda. André Krobel cobra com um chute no ângulo. O goleiro faz grande defesa.
39 – Samuel recebe na área e toca para Balotelli, que chuta sobre o gol.
40 – Mikael avança e chuta da risca da área. O goleiro espalma.
43 – Krobel bate escanteio tentando o gol olímpico. O goleiro salva.
46 – Doka cruza. Wingert fura. Willian Gomes cabeceia para fora.
52 – Gol do Cascavel. Falta de média distância. Doka bate no ângulo. Golaço.