
Resta apenas um time com 100% de aproveitamento nas três primeiras rodadas da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. Na tarde deste sábado (18 de maio), Rio Branco e Paraná Clube protagonizaram um duelo de líderes no Gigante do Itiberê. Emoção não faltou à partida, que teve três gols e duas expulsões e terminou com uma vitória heróica do time de Paranaguá, que conseguiu vencer com 2 a 1 mesmo jogando boa parte do segundo tempo com apenas nove jogadores em campo.
Agora, o Leão da Estradinha é o líder isolado da Segundona, com nove pontos conquistados em três jogos. O Paraná, por sua vez, estaciona nos seis pontos.
LEIA MAIS:
- Tcheco lamenta incapacidade do Paraná em buscar empate com dois jogadores a mais: “Faltou o espírito da competição”
- Atacante entra e faz gol, mas não evita derrota do Paraná após fraco primeiro tempo. Confira as atuações
Na próxima rodada, o time litorâneo enfrenta o Iguaçu, novamente em casa, no domingo (26), às 18 horas. O da Capital, por sua vez, joga no sábado (25), às 18h30, contra o Laranja Mecânica, na Vila Capanema.
Regulamento
Na 1ª fase, os 10 times se enfrentam uma vez, somando 9 rodadas. Os 4 melhores avançam para as semifinais. E os 2 finalistas serão promovidos à 1ª divisão de 2025.
Escalação do Paraná
Tcheco seguiu sem poder contar com o lateral-esquerdo/extremo Eltinho, de 36 anos; o zagueiro Filipe Alves, de 30; e o lateral Lucas Sena, de 24, todos eles lesionados. O esquema utilizado no início da partida, no entanto, foi o mesmo visto na vitória sobre o Apucarana: 3-4-1-2, com Ueslei Brito (direita) e Carlinhos (esquerda) na linha de quatro, Alex Nemetz como o meia ofensivo e Cristiano e Liliu no ataque.
Primeiro tempo
A primeira etapa teve o Rio Branco jogando melhor e controlando mais as ações de jogo, ficando mais tempo com a posse de bola e no campo do adversário. Nos 16 primeiros minutos de jogo, por exemplo, os donos da casa finalizaram três vezes a gol. O gol, porém, só foi sair aos 30 minutos, em belo cruzamento de Ferreira para o cabeceio firme de Bryam: 1 a 0.
Com o placar inaugurado, o Paraná finalmente pareceu dar uma acordada. Aos 33, Liliu teve uma grande chance para empatar a partida, mas desperdiçou. E como quem não faz, toma, quatro minutos depois, o Leão da Estradinha voltou a aprontar: Brinquedo deu belo passe enfiado para Caio Vieira, que apareceu livre nas costas da zaga e chutou firme, cruzado, para ampliar a vantagem da equipe mandante no placar.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, duas substituições no Paraná, com Tcheco apostando nas entradas de Robinho e Ítalo nas vagas de Kauan e Fábio Magrão. Aos 19 e aos 28, saíram ainda Alex Nemetz e Guilherme Borges, substituídos por Jonathan e Hiago, respectivamente.
O Paraná se lançaria ao ataque. E a estratégia surtiu efeito imediato, com Ítalo recebendo logo aos três minutos um cruzamento na medida de Liliu para descontar a vantagem do Rio Branco: 2 a 1.
O Paraná seguiria pressionando na busca pelo empate. E a pressão viraria sufoco a partir do 24º minuto de jogo. Primeiro, Ferreira foi expulso após cometer falta e receber o segundo cartão amarelo. Em seguida, Valdívia cortaria com o braço na barreira uma cobrança de falta e também levaria o segundo cartão amarelo, deixando o Rio Branco com apenas nove jogadores em campo.
A partir dali, o que se viu foi, efetivamente, um jogo de ataque contra defesa. Mas o Rio Branco, bem postado em seu próprio campo, conseguiu sustentar a vantagem no placar.
RIO BRANCO 2 x 1 PARANÁ CLUBE
Rio Branco: Filipe; Radeche, Lucão, Gabriel Vidal e Biro Biro (Fernando Gomes); Ferreira e Elvis (Carré); Felipe Valdívia, Brinquedo (Gabriel Mello) e Bryam (Saci); Caio Vieira (Adiel). Técnico: Fahel Júnior
Paraná: Sidão; Kauan (Robinho), Lucão e Félix Jorge; Guilherme Borges (Hiago), Fábio Magrão (Ítalo), Ueslei Brito e Carlinhos; Alex Nemetz (Jonathan); Cristiano (Lucas Batatinha) e Liliu. Técnico: Tcheco
Gols: Bryam (30-1º),
Cartões amarelos: Ferreira, Caio Vieira, Felipe Valdívia (R); Guilherme Borges, Fábio Magrão (P)
Cartões vermelhos: Ferreira (24-2º), Felipe Valdívia (26-2º)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Local: Estádio Fernando Charbub Farah, em Paranaguá, sábado às 16 horas
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
7 – Valdívia chuta da entrada da área. A bola quica, mas Sidão consegue fazer a defesa em dois tempos.
11 – Bola lançada para a área do Paraná. Caio Vieira domina com liberdade e chuta buscando o canto, mas manda ao lado do gol.
16 – Bryam avança pela intermediária e chuta forte e rasteiro ao se aproximar da área. A finalização vai em cima do goleiro Sidão, que faz defesa segura.
29 – Liliu recebe o passe de Alex Nemetz perto da área. De costas para o gol, o atacante gira em cima do marcador e chuta forte. O goleiro do Rio Branco, bem posicionado, segura firme.
30 – Gol do Rio Branco! Ferreira escapa da marcação pela direita do ataque e cruza na medida para Bryam cabecear firme, no canto, sem chance para o goleiro.
33 – Liliu recebe o passe e já domina tirando Vidal da jogada. Com espaço, o centroavante avança e, de frente para o gol, chuta. A bola passa ao lado.
37 – Gol do Rio Branco! Brinquedo enfia a bola no meio da zaga e encontra Caio Vieira dentro da área. O atacante chuta firme, cruzado, e amplia a vantagem dos donos da casa.
41 – Batatinha invade a área partindo da esquerda para o meio e chuta forte para o gol. Filipe espalma.
46 – Contra-ataque do Paraná. Batatinha invade a área e tenta o chute colocado, mas Vidal se coloca na frente da bola e impede o gol.
Segundo tempo
1 – Cobrança de falta para Italo, perto da lateral. Ele lança a bola na área e Liliu cabeceia firme, em cima do goleiro, que defende.
3 – Gol do Paraná! Liliu aparece quase como um ponta pela direita e cruza na medida para Ítalo, que dá um peixinho e manda a bola para o fundo da rede.
5 – Cruzamento de Carlinhos, Liliu tenta o chute e Vidal desvia. Na sobra, Nemetz tenta de voleio e manda para fora.
6 – Robinho arrisca o chute de fora da área e Filipe se estica todo para desviar e evitar o gol do Paraná.
20 – Jonathan aciona Lucas Batatinha, que domina bem e de, dentro da grande área, chuta por cima do gol.
24 – Carlinhos tenta avançar pela intermediária e é derrubado por Ferreira. O jogador do Rio Branco, que já havia sido amarelado, é advertido pela segunda vez e acaba expulso.
26 – Cobrança de falta perigosa para o Paraná. Valdívia, que estava na barreira, desvia a bola com o braço e toma o segundo cartão amarelo.
35 – Carlinhos chuta de fora da área e Filipe faz boa defesa. Escanteio para o Paraná.
36 – Depois da cobrança de escanteio, Ítalo fica com a bola na entrada da área e chuta forte pro gol. O goleiro do Rio Branco defende mais uma vez.
38 – Liliu recebe dentro da área e ajeita para Lucas Batatinha, que fica de frente para o gol. Ele chuta em cima do goleiro, que faz outra defesa.