Valquir Aureliano – O técnico do Paraná Clube

O Paraná venceu ontem o Nova Iguaçu por 2 a 1 na Vila Capanema, de virada, e garantiu antecipadamente o seu lugar na fase eliminatória da Série D do Campeonato Brasileiro. Depois da partida, o técnico Omar Feitosa comemorou o desempenho paranista (embora ressaltando que a equipe ainda tem pontos a serem melhorados) e disse que agora a missão do time é brigar pela liderança do Grupo 7 com o São Bernardo, próximo adversário do Tricolor.

“A gente quer manter a segunda colocação e nos próximos dois jogos vamos tentar buscar a primeira colocação”, disse o treinador do Paraná em entrevista coletiva. “Temos ainda uma chance, ainda que pequena por causa do desempenho deles, de brigar pela liderança com o Sâo Bernardo. É um time que não toma gol, coisa impressionante. Organização defensiva muito boa”, destacou ainda sobre o líder do Grupo 7 – os paulistas têm 26 pontos, enquanto os paranaenses somam 22.

Questionado ainda se a classificação para o mata-mata tiraria um peso das costas dos jogadores e comissão técnica paranista, Omar Feitosa negou. “Eu não sei se é tirar um peso. Estava muito claro na nossa cabeça o que tínhamos de fazer. Eu não sentia peso de classificar, acho que é mais a ansiedade de classificar para gente já se planejar pra próxima fase. Mas acho que [com a classificação antecipada] baixa o nível de ansiedade, se cumpre uma etapa, uma parte da missão foi cumprida, e agora a gente consegue se organizar pra frente um pouquinho”, disse o treinador, ressaltando também que a vitória de virada dá confiança e aumenta a autoestima da equipe.

“Ficamos com a autoestima um pouco elevada, graças a Deus. Estou feliz, orgulhoso do time. Nós temos coisas para corrigir, tomamos um gol falhando hoje no sistema defensivo, mas isso é um ensinamento para o mata-mata. A Série D agora é corpo a corpo, é aguerrida, é lutar pela bola a cada palmo do gramado. Cada 30, 40 segundos de jogo é uma luta.”

Alívio

Outro a falar com a imprensa após a partida foi o zagueiro Dirceu, que revelou estar aliviado com a classificação paranista. “Alívio. Alívio. Muito se é falado desde a minha chegada, em questão de objetivo, e o primeiro passo era garantir a classificação. Foi um jogo nervoso, de certa forma, mas fomos tranquilos, defensivamente falando, e todo o peso da classificação passou. Agora é pensar pra frente.”

Sobre o desempenho técnico da equipe, Dirceu destacou que o principal objetivo do time será sempre conseguir o resultado. “Óbvio que queríamos dar um show, que o jogo fosse totalmente controlado, tivéssemos volume de jogo bom, 2 a 0 no primeiro tempo e 3 ou 4 a 0 no segundo, mas não é essa a nossa competição hoje. A competição que jogamos não é essa, infelizmente. Mas somos conhecedores das características da Série D e o que importa, independente de qualquer coisa, é o resultado.”