A Federação Paranaense de Futebol (FPF) divulgou que a reunião arbitral da Taça FPF, com a presença dos clubes participantes, está marcada para 31 de julho, às 17h30, na sede da entidade, em Curitiba.
Ao todo, 22 clubes podem participar da competição, que terá início ainda em 2025, provavelmente em agosto. As equipes precisam confirmar a participação até 25 de julho.
Da Primeira Divisão os clubes que podem participar são: Andraus, Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Londrina, Maringá, Operário, Paraná Clube, Rio Branco e São Joseense.
Da Segunda Divisão são: Batel, Foz do Iguaçu, Galo Maringá, Iguaçu, Laranja Mecânica, Nacional, Paranavaí, Patriotas, PSTC e Toledo.
Vale vaga na Copa do Brasil
Conforme acordado no arbitral das duas divisões, a competição pode valer uma vaga para a Copa do Brasil de 2026.
“Nosso objetivo, ao criar a Taça FPF, foi o de dar mais calendário para os nossos clubes, além de emprego para os jogadores e oportunidades para todos que se beneficiam do universo do futebol. A vaga na Copa do Brasil, se confirmada, apenas coroa essa nova competição, que tem tudo para ser um sucesso”, afirmou Hélio Cury Filho, presidente da FPF.
Para que a vaga se concretize, é preciso que quatro equipes da elite do Paranaense em 2025 confirmem a participação na Taça FPF.
Confira o edital da competição.
Interessados
Em junho, a FPF fez uma consulta aos clubes filiados interessados em disputar a competição. E 14 responderam favoravelmente. Da primeira divisão, seis equipes demonstraram interesse: Andraus, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Paraná Clube, Rio Branco e São Joseense.
Da segunda divisão, responderam positivamente: Batel, Foz do Iguaçu, Galo Maringá, Iguaçu, Nacional, Patriotas e Toledo.
Copa do Brasil 2026
A Taça FPF vai distribuir uma vaga na Copa do Brasil de 2026. Caso a competição não ocorra, o quinto colocado do Campeonato Paranaense de 2025 vai ficar com essa vaga – o Coritiba, nesse caso.
Para que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) valide a vaga na Copa do Brasil, é necessário que a nova competição, a Taça FPF, tenha pelo menos quatro clubes da primeira divisão estadual de 2025.
O Paraná tem direito a cinco vagas na Copa do Brasil. Para a edição 2026, as quatro primeiras vagas ficaram com Operário (campeão), Maringá (vice), Athletico (terceiro) e Londrina (quarto) do Paranaense 2025.
No passado
A Copa Paraná ou Taça FPF já foi disputada em 1998, 1999, 2003, 06, 07, 08, 15, 16, 17 e 19. A competição era organizada no segundo semestre, para dar calendário para clubes que não disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Em várias edições, o campeão ganhou uma vaga na Série D nacional. Em 2025, porém, todas as vagas na quarta divisão nacional foram distribuídas no Campeonato Paranaense.