A Taça FPF pode retornar ao calendário do futebol paranaense ainda em 2025. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) fez uma consulta aos clubes filiados interessados em disputar uma competição no segundo semestre. E 14 responderam favoravelmente.
Da primeira divisão, seis equipes demonstraram interesse: Andraus, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Paraná Clube, Rio Branco e São Joseense.
Da segunda divisão, responderam positivamente: Batel, Foz do Iguaçu, Galo Maringá, Iguaçu, Nacional, Patriotas e Toledo.
Federação
“Nosso objetivo, ao criar a Taça FPF, foi o de dar mais calendário para os nossos clubes, além de emprego para os jogadores e oportunidades para todos que se beneficiam do universo do futebol. A vaga na Copa do Brasil, se confirmada, apenas coroa essa nova competição, que tem tudo para ser um sucesso”, afirmou Hélio Cury Filho, presidente da FPF.
Sem interesse
Já Athletico e Coritiba não responderam dentro do prazo estabelecido pela FPF — 19 horas dessa terça-feira (dia 3). E quatro clubes disseram que preferem não disputar a competição: Londrina, Maringá, Operário e PSTC.
Arbitral
Agora, para que a Taça FPF saia do papel e realmente ocorra é necessária a realização de um arbitral, com a presença dos clubes interessados. Mesmo quem não respondeu a consulta tem o direito de participar dessa reunião e, se achar interessante, disputar o torneio. Ou seja, Athletico e Coritiba ainda podem entrar na competição. O conselho arbitral deve ocorrer na primeira quinzena de julho.
Copa do Brasil 2026
A Copa Paraná vai distribuir uma vaga na Copa do Brasil de 2026. Caso a competição não ocorra, o quinto colocado do Campeonato Paranaense de 2025 vai ficar com essa vaga – o Coritiba, nesse caso.
Para que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) valide a vaga na Copa do Brasil, é necessário que a nova competição, a Taça FPF, tenha pelo menos quatro clubes da primeira divisão estadual de 2025.
O Paraná tem direito a cinco vagas na Copa do Brasil. Para a edição 2026, as quatro primeiras vagas ficaram com Operário (campeão), Maringá (vice), Athletico (terceiro) e Londrina (quarto) do Paranaense 2025.
No passado
A Copa Paraná ou Taça FPF já foi disputada em 1998, 1999, 2003, 06, 07, 08, 15, 16, 17 e 19. A competição era organizada no segundo semestre, para dar calendário para clubes que não disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Em várias edições, o campeão ganhou uma vaga na Série D nacional. Em 2025, porém, todas as vagas na quarta divisão nacional foram distribuídas no Campeonato Paranaense.