Arquivo Bem Paraná/Du Caneppele – Pablo Thomaz

Paraná Clube e Rio Branco são os únicos times do Campeonato Paranaense que ainda não contaram com gols dos seus centroavantes. Após nove rodadas, as demais dez equipes da competição já viram o camisa nove balançar as redes.

Em nove rodadas, o Paraná só marcou quatro gols na competição — é o pior ataque do Paranaense 2022. Dois deles foram do volante Moisés Gaúcho, um do ponta Ueslei Brito e outro do lateral-direito André Krobel.

O Rio Branco é o 10º colocado e também luta contra o rebaixamento, assim como o Paraná Clube. A diferença é que a equipe do Litoral já conseguiu anotar oito gols. Os artilheiros são o lateral Igor Morais e o meia Guilherme Biteco (ex-Paraná), com dois gols cada.

JEJUM
No Paraná Clube, a principal aposta para centroavante era Pablo Thomaz, 22 anos, ex-Coritiba. Ele ficou 501 minutos em campo no Paranaense — seis jogos como titular e um como substituto — e não fez gols. Com ele, o time usou o esquema tático 4-2-3-1.

Em seguida, o clube contratou o centroavante Tadeu, 35 anos, ex-Palmeiras e Joinville. Ele foi titular nas derrotas para Coritiba e Cianorte. Não fez gols, mas pelo menos contribuiu com uma assistência – o passe para o gol de Moisés Gaúcho, no clássico na Vila Capanema.

Na mesma semana, o clube também contratou o centroavante Iacovelli, 23 anos, ex-Paraná Clube e Palmeiras. Ele foi titular contra o Coritiba, quando o técnico Rodrigo Cascca usou o 4-4-2, com dois centroavantes. O jogador teve atuação apagada na sua reestreia pelo clube.

Outro centroavante que estreou nesse domingo foi Romário Simões, 22 anos, ex-Nova Mutum. O jogador, no entanto, ficou improvisado como meia-ponta contra o Coritiba.

GOLEADORES
O artilheiro do Paranaense 2022 é o centroavante Rômulo, 20 anos, com cinco gols em sete partidas. O segundo lugar da artilharia tem empate entre os velocistas Igor Paixão, do Coritiba, e Douglas Coutinho, do Londrina. Os dois fizeram 4 gols em 8 jogos. Igor Paixão vem atuando na ponta. Douglas Coutinho tem sido utilizado como centroavante.

A terceira posição da artilheira tem seis jogadores com três gols cada. Três deles são centroavantes: Alemão (Maringá), Paulo Sérgio (Operário) e Alan Grafite (Cianorte). Alemão e Paulo Sérgio já atuaram no Paraná Clube.