Paraná Clube empata com o Andraus em jogo com decisão polêmica da arbitragem

Paraná Clube empata com o Andraus na Vila Capanema. Tricolor teve gol anulado por impedimento no fim da partida

Silvio Rauth Filho
O zagueiro Diego Ivo em Paraná Clube x Andraus

Diego Ivo em Paraná Clube x Andraus (Crédito: Valquir Aureliano)

O Paraná Clube empatou em 0 a 0 com o Andraus, nesse domingo (dia 19) à noite, na Vila Capanema, em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Paranaense 2025. Com o resultado, o time tricolor ficou em 10º lugar, com 2 pontos. A equipe de Campo Largo está na 7ª colocação, também com 4 pontos.

O jogo ficou marcado por uma polêmica de arbitragem. O Paraná teve gol anulado, por impedimento, aos 38 minutos do segundo tempo. As imagens da TV deixam dúvidas. Clique aqui para assistir ao lance, na transmissão da NSports.

Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam em turno único — total de 11 rodadas na primeira fase. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. E os dois últimos são rebaixados.

Clique aqui para ver a classificação completa, no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Paraná joga em Pato Branco, contra o Azuriz, quinta-feira às 20 horas.

Desfalques

O Paraná não tinha o lateral-direito Mazetti e o zagueiro Yan Victor, lesionados. Outros cinco jogadores estava suspensos por expulsão na rodada anterior: o lateral-direito Daniel Guedes, o lateral-esquerdo Kevin, os volantes Geilson e Júlio Rusch e o meia-atacante Gustavo Sagui, além do técnico Argel Fuchs. Outro que ficou de fora é o centroavante Leandro Pereira (33 anos, ex-Palmeiras), em recuperação.

Estreia de cinco reforços

Estrearam pelo Paraná o lateral-esquerdo João Lucas (33 anos, ex-Vitória, Avaí e Ceará), o volante Wallace (21 anos, ex-Chapecoense), o meia Lucas Lourenço (23 anos, ex-Santos) e os pontas Kaio Nunes (29 anos, ex-CSA e Goiás) e Marlon (22 anos, ex-Guarani). O volante Pato, 19 anos e promovido do sub-20, fez sua estreia no profissional do Paraná – ele já havia atuado pelo Prudentópolis em 2024.

Escalação

O volante Léo Silva foi improvisado na lateral-direita. No banco, com Argel Fuchs suspenso, quem comandou a equipe foi o auxiliar Claudiomiro (ex-volante de Coritiba e Santos).

Esquema tático

O esquema tático foi o 4-1-4-1, com Bruno Vinícius como único volante. A linha de quatro tinha Diego Tavares (direita), Rikelmi (esqureda), Gustavo Xuxa (centro) e Lucas Lourenço (centro) O centroavante era Eduardo Tanque.

Primeiro tempo

O primeiro tempo teve domínio do Paraná, que jogou avançado, atacou em bloco e chegou com facilidade ao terço final. A partir dali, porém, encontrou um Andraus muito organização e força física na defesa. Foi um primeiro tempo com poucas jogadas trabalhadas e com o mandante tentando ganhar na base da garra. Faltou precisão. A única chance de gol foi do Andraus, em contra-ataque, aos 21 minutos, quando Ronald partiu livre e tocou para Raul, livre na área. Ele chutou na rede, pelo lado de fora.

Lesão e mudanças

Aos 30 minutos do 1º tempo, o volante Bruno Vinícius saiu lesionado. Entrou o ponta Kaio Nunes. Com isso, Diego Tavares passou a jogar na lateral-direita e Léo Silva ficou como volante. O 4-1-4-1 foi mantido.

Alteração tática

Na volta do intervalo, o volante Wallace entrou no lugar do meia Lucas Lourenço. Com isso, o Paraná ficou no esquema tático 4-2-3-1, com Wallace e Léo Silva como volantes. A linha de três tinha Kaio Nunes (direita), Rikelmi (esquerda) e Xuxa (centro).

Segundo tempo

O Paraná não conseguiu jogar no 2º tempo. A garra e a velocidade do 1º tempo foram substituídas por uma apatia total. O Andraus ficou recuado e pouco contra-atacou. O visitante teve boa chance aos 14, quando Lucas chutou perto. Aos 25, saíram Xuxa e Tanque para as entradas do ponta Marlon e do centroavante Joesley. O mandante seguiu perdido em campo. Aos 37, saiu Diego Tavares e entrou o volante Pato, revelado na base. O novato entrou improvisado na lateral-direita.

Polêmica no fim

Aos 38 minutos do 2º tempo, Diego Ivo marcou o gol de cabeça, após cobrança de falta de Marlon. O árbitro marcou impedimento. As imagens da TV não deixam claro se o jogador estava adiantado. Lance polêmico.