Paraná Clube empata com o Foz em jogo com 4 bolas na trave, 2 expulsões e pênalti perdido

Silvio Rauth Filho
Foz 0x0 Paraná Clube

Foz 0x0 Paraná Clube (Crédito: Divulgação/Paraná Clube/Marcus Benedetti)

O Paraná Clube empatou em 0 a 0 com o Foz, nesse domingo (dia 2) à tarde, em Foz do Iguaçu, pela 5ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou na vice-liderança, com 10 pontos, empatado com Patriotas e Paranavaí. Está 5 pontos atrás do líder Rio Branco. O Foz permaneceu na 6ª colocação, com 6 pontos.

Na 1ª fase, os 10 times se enfrentam uma vez, somando 9 rodadas. Os 4 melhores avançam para as semifinais. E os 2 finalistas serão promovidos à 1ª divisão de 2025.

Na próxima rodada, o Paraná Clube viaja para enfrentar o Iguaçu, em União da Vitória, dia 9 (domingo) às 11 horas.

Nomenclatura
A competição é chamada de ‘segunda divisão’ desde 2007, quando Helio Cury assumiu a presidência da FPF. O nome ‘Série Prata’ é usado no futsal. E o termo ‘Divisão de Acesso’ é genérico e se refere a todas as divisões abaixo da primeira – o Paraná também possui uma terceira divisão. Em 2024, a FPF vendeu o naming rights da 2ª divisão, recebendo o nome de Segundona Santa Cruz.

Desfalques
As baixas eram o zagueiro Filipe Alves, o lateral/extremo Eltinho, o meia-atacante Cristiano, o volante Fábio Magrão e o atacante Lucas Batatinha, todos por lesões.

Escalação do Paraná Clube

O técnico Tcheco fez duas mudanças em relação ao último jogo: o meia Alex Nemetz no lugar do volante Fábio Magrão, e o atacante Robinho no lugar de Lucas Batatinha.

Esquema tático
O Paraná usou novamente o esquema tático 3-5-2, com Liliu e Robinho no ataque. No meio-campo, os alas eram Carlinhos (esquerda) e Ueslei Brito (direita), com um trio pelo centro: Guilherme Borges, Jonathan Schuttz e Alex Nemetz.

Estreias
Recém-contratado, o meia Ravanelli, 25 anos, ex-Athletico Paranaense e Ponte Preta, começou no banco e entrou no segundo tempo para fazer sua estreia. O lateral-direito Eliandro (25 anos, ex-Santo André e Azuriz) é outro que fez sua primeira partida pelo clube, também entrando no intervalo do jogo. Outro reforço recém-chegado, o volante Bruno Silva (37 anos, ex-Athletico e Avaí) ficou em Curitiba e não viajou com a delegação.

Primeiro tempo
O jogo começou com muitos erros de passes dos dois times. O Paraná demorou para se adaptar ao gramado, mas quando conseguiu, já conquistou um pênalti. Aos 17, Guilherme Borges roubou e Liliu deu bom passe para Alex Nemetz, derrubado na cara do gol. Liliu cobrou a penalidade e mandou na trave. Aos 23, Liliu teve outra chance dentro da área e chutou forte, mas o goleiro salvou. Aos 31, foi a vez do Foz bater na trave, após Mazetti roubar de Carlinhos, invadir a área e chutar no poste. Aos 39, Robinho recebeu na área e acertou o chute na trave. Aos 43, Thyller cometeu falta, levou o segundo amarelo do jogo e acabou expulso. O Foz ficou com um jogador a menos.

Mudanças no intervalo
No intervalo, entraram no Paraná o lateral-direito Eliandro, o meia Ravanelli e o ponta Ítalo. O esquema tático mudou para o 4-2-3-1, com o zagueiro Félix Jorge improvisado na lateral-esquerda. Eliandro ficou na lateral-direita. Nemetz e Schuttz eram os volantes. A linha de três tinha Ueslei Brito (direita), Ravanelli (centro) e Ítalo (esquerda). Liliu ficou como centroavante.

Começo do segundo tempo
Com um jogador a mais, o Paraná partiu com tudo para o ataque e deixou espaços para contra-ataques do Foz. Aos 8 minutos, Romário invadiu a área e caiu ao dividir com Nemetz. O Foz pediu pênalti. Na reclamação, o técnico Zé Roberto foi expulso. A imagem da TV dá a impressão que o atacante caiu sozinho, que não houve falta. Aos 14, o meia-atacante Hiago entrou no lugar de Nemetz.

Reta final do jogo
O Paraná piorou no segundo tempo, passou a errar demais e teve muita dificuldade para finalizar. As melhores jogadas ofensivas foram do Foz. Aos 30, saiu Liliu e entrou o atacante Messias. O único bom ataque do time visitante foi aos 36, quando Eliandro cruzou da direita e Jonathan Schuttz cabeceou a bola na trave.

FOZ 0x0 PARANÁ
Foz: João Souto; Mazetti (Alisson Mota), Thyller, Thawan e Borech; Breno, Giovane Mario (Dias), Sandro Rios, Carlos Alberto e Kauã Gomes; Romário (Flávio Renê). Técnico: Zé Roberto Lucini
Paraná: Sidão; Victor Caetano, Lucão e Félix Jorge; Ueslei Brito, Guilherme Borges (Ravanelli), Jonathan Schuttz, Alex Nemetz (Hiago) e Carlinhos (Eliandro); Robinho (Ítalo) e Liliu (Messias). Técnico: Tcheco
Expulsões: Thyller (43-1º), técnico Zé Roberto (8-2º)
Cartões amarelos: Carlos Alberto, Thyller, Romário, Sandro Rios, Thawan (F). Guilherme Borges, Ravanelli, Hiago, Lucão (P).
Árbitro: André Ricardo Martins
Local: Estádio do ABC, em Foz do Iguaçu

PRINCIPAIS LANCES