
O Paraná Clube empatou em 1 a 1 com o Operário, nessa quinta-feira (dia 16) à noite, na Vila Capanema, em partida válida pela 2ª rodada do Campeonato Paranaense 2025. Com o resultado, o time da capital ficou em 9º lugar, com 1 ponto. A equipe de Ponta Grossa está na 4ª colocação, também com 4 pontos.
Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam em turno único — total de 11 rodadas na primeira fase. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. E os dois últimos são rebaixados.
Clique aqui para ver a classificação completa, no site Srgoool.
Na próxima rodada, o Paraná joga novamente em casa, dessa vez contra o Andraus, domingo às 18h30.
Torcida
O time da capital volta a jogar no seu estádio após 178 dias – a última partida havia ocorrido na final da 2ª divisão do Paranaense de 2024, contra o Rio Branco, em julho. Dessa vez, mesmo com chuva intensa em Curitiba, o estádio recebeu 12.524 pagantes. A capacidade total é para 15 mil pessoas.
- Técnico do Paraná detona arbitragem e protesta: ‘Campeonato vai perder a credibilidade’
- ATUAÇÕES: Lucas Mazetti é o melhor em campo no empate entre Paraná e Operário
Retrospecto
Em 20 confrontos entre Paraná e Operário, foram 6 vitórias do time da capital, 8 empates e 6 vitórias do ‘Fantasma’. Nos últimos 5 duelos, 3 vitórias do Fantasma e 2 empates.
Escalação
O técnico Argel Fuchs repetiu o time da estreia. Recuperado de lesão, o lateral-esquerdo João Lucas (33 anos, ex-Vitória, Avaí e Ceará) começou no banco. O desfalque era o centroavante Leandro Pereira (33 anos, ex-Palmeiras), com lesão muscular.
Esquema tático
O esquema tático foi o 4-2-3-1, com o volante Julio Rusch improvisado como extremo, aberto pelo lado esquerdo. A dupla de volantes era Geílson e Bruno Vinícius. A linha de três tinha Diego Tavares (direita), Gustavo Xuxa (centro) e Rusch (esquerda). O centroavante era Eduardo Tanque.
Operário
O Operário veio com força máxima, repetindo a escalação da estreia em 2025.
Primeiro tempo
Logo no 1º minuto, Yan Victor saiu machucado. O zagueiro Diego Ivo entrou para fazer sua estreia pelo Paraná. O time da casa marcou forte e sufocou o adversário desde o início. Com muita força física e velocidade, conseguiu o controle do jogo e finalizar sete vezes em 15 minutos. Os melhores momentos foram em escanteios de Julio Rusch e Gustavo Xuxa. E foi dessa forma que o gol saiu. Aos 42 minutos, Xuxa cobrou escanteio, a zaga desviou e Lucas Mazetti aproveitou o rebote, chutando no canto: Paraná 1 a 0.
Segundo tempo
O Operário avançou no segundo tempo e começou a levar algum perigo. A defesa do Paraná, porém, seguiu sólida. Aos 17, entraram o lateral-direito Daniel Guedes e o volante Léo Silva. O jogo ficou mais brigado do que jogado. Aos 30, entraram o ponta Rikelmi e o centroavante Joesley.
Expulsão e pênalti no fim
Aos 42, o lateral Daniel Guedes levou o segundo cartão amarelo, após cometer uma falta para parar um contra-ataque, e acabou expulso. O Paraná Clube terminou o jogo com um jogador a menos. Aos 48, em bate e rebate na área, a bola bate no braço de Kevin. O árbitro marca pênalti. Lance polêmico. Não há VAR na primeira fase do Paranaense. Os jogadores do Paraná cercaram o árbitro para reclamar. Boschilia cobrou, deslocou o goleiro e converteu: 1 a 1.
Confusão e expulsões após o apito final
Após o apito final, jogadores do Paraná Clube cercaram o quarteto de arbitragem. Muita discussão e empurra-empurra. Na súmula, o árbitro Murilo Ugolini Klein registrou a expulsão de quatro jogadores do Paraná (Julio Rusch, Kevin, Geilson e Sagui), do técnico Argel Fuchs e do auxiliar Claudiomiro, todos por reclamação.
Desabafo
O zagueiro Diego Ivo protestou após o jogo. “Isso é covardia. A gente mereceu ganhar o jogo”, disse, em entrevista para a rádio CBN. “Mais uma vez prejudicados pela arbitragem”, lamentou o volante Julio Rusch.
- PARANÁ CLUBE 1×1 OPERÁRIO
- Paraná: Gabriel Gasparotto; Lucas Mazetti (Daniel Guedes), Yan Victor (Diego Ivo), Lucas Ryan e Kevin; Bruno Vinícius e Geílson (Léo Silva); Diego Tavares, Gustavo Xuxa e Julio Rusch (Rikelmi); Eduardo Tanque (Joesley). Técnico: Argel Fuchs
- Operário: Elias; Joseph, Thales, Allan Godói e Feliciano; Jacy (Pedro Lucas) e Neto Paraíba (Índio); Kleiton (Rafael Oller), Boschilia e Jean Lucas (Filipe Claudino); Vinicius Mingotti (Álvaro). Técnico: Bruno Pivetti
- Expulsão: Daniel Guedes (42-2º)
- Gols: Lucas Mazetti (42-1º) e Boschilia (50-2º)
- Cartões amarelos: Bruno Vinícius, Gasparotto, Julio Rusch, Daniel Guedes, Diego Ivo, Kevin, Geilson e Lucas Ryan (P). Feliciano, Elias, Jacy (O).
- Árbitro: Murilo Ugolini Klein
- Público: 12.524 pagantes
- Local: Vila Capanema
- PRINCIPAIS LANCES
- Primeiro tempo
- 6 – Bola alta para Diego Tavares, que ajeita para Eduardo Tanque. Ele chuta cruzado e Elias espalma.
- 11 – Gustavo Xuxa dá bom passe em profundidade. Tanque recebe na área e chuta sobre o gol.
- 13 – Xuxa chuta de fora da área. Elias defende.
- 15 – Escanteio. Julio Rusch cruza. Lucas Ryan cabeceia. Elias faz grande defesa.
- 33 – Rusch cobra escanteio. Ryan cabeceia sobre o gol.
- 35 – Boschilia chuta da fora da área. Gasparotto espalma.
- 42 – Gol do Paraná. Escanteio. Xuxa cruza. A zaga tira. Lucas Mazetti pega o rebote e chuta no canto.
- Segundo tempo
- 11 – Boschilia dá belo passe. Mingotti recebe na área e chuta forte. Gasparotto defende.
- 48 – Pênalti para o Operário. Bola no braço de Kevin. O árbitro marca a penalidade.
- 50 – Gol do Operário. Boschilia cobra à direita do goleiro, que cai para a esquerda.