Colaboração/Luiz Ferraz – Nova Iguaçu 1×1 Paraná Clube

O Paraná Clube empatou em 1 a 1 com o Nova Iguaçu, nesse sábado (dia 30) à tarde, no estádio Jânio Moraes, pela 3ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 4º lugar do Grupo 7, com 3 pontos. A equipe carioca está na 2ª colocação, com 4 pontos. Ao final da primeira fase (14 rodadas), os quatro primeiros avançam para a segunda fase. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Paraná recebe na Vila Capanema a Portuguesa-RJ, em 8 de maio (domingo).

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná Clube.

FIM DO JEJUM
O gol de Carlos Henrique, aos 11 minutos da partida, encerrou um jejum de 396 minutos do Paraná Clube sem balançar as redes. O último gol havia ocorrido em 26 de fevereiro, na derrota por 3 a 1 para o União Beltrão, na Vila Capanema, marcado pelo meia Gabriel Correia. Aquele gol aos 19 minutos do 2º tempo. Depois, foram mais 4 partidas sem marcar gols, somando assim 396 minutos até Carlos Henrique balançar as redes. O time soma apenas 6 gols nas 15 partidas de 2022.

ESCALAÇÃO
O técnico Omar Feitosa não teve novos desfalques e repetiu a escalação da última rodada. As baixas eram Alisson Taddei, Gabriel Correia, Ueslei Brito e Mikael, todos em recuperação, além do lateral-esquedo Rael (vacinação). O treinador manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Marcelinho centralizado e dois jogadores de velocidade pelos lados (Rafael Silva e Milla). Durante o jogo, porém, Marcelinho e Rafael revezaram e trocaram de posições.

GRAMADO
Um destaque positivo foi a qualidade do gramado em Nova Iguaçu. Mesmo com as fortes chuvas, o campo não formou poças e a bola rolou sem dificuldades.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com gol. Já aos 11, Moisés Gaúcho roubou, Rafael Silva deu belo passe em profundidade para Carlos Henrique invadir a área e chutar no canto: 1 a 0. O time quase ampliou aos 13, novamente com Carlos Henrique. Depois disso, a equipe paranaense amarrou o jogo e dificultou a vida do Nova Iguaçu, que não conseguiu criar chances. O time carioca até incomodou em dois lances esporádicos, mas o primeiro tempo acabou mesmo com vantagem para o Tricolor.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o lateral Buchecha (21 anos, ex-Taubaté) entrou no lugar do ponta Milla. O Paraná seguiu forte na defesa e controlando o jogo. Aos 11, saíram Marcelinho e Moisés Gaúcho, para as entradas do zagueiro Lucas Oliveira (ex-Cascavel FC) e do ponta Everton Brito. Em seguida, o atacante Pablo Thomaz entrou pelo lado esquerdo do setor ofensivo, para a saída André Krobel. Com isso, Buchecha ficou na lateral-direita. O Paraná se desorganizou após as substituições. O Nova Iguaçu seguiu pressionando e arriscando cruzamentos para a área. E chegou ao empate dessa forma. Zé Flores cruzou, Lucas desviou e Yan completou na pequena área: 1 a 1.

EXPULSÕES NO FIM
Aos 30, Gabriel parou ataque de César Morais com falta, levou o 2º amarelo jogo e acabou expulso. O Paraná ficou com um jogador a mais. Mesmo assim, o time carioca teve chance clara logo em seguida, aos 32, com Gustavo livre na marca do pênalti e chutando para fora. Aos 37, Dirceu acabou expulso por reclamação e os dois times ficaram com dez jogadores.

NOVA IGUAÇU 1×1 PARANÁ
Nova Iguaçu: Luis Henrique; Diego Bolt, Gabriel, Nathan e Rafinha; Abuda e Carlinhos (Zé Flores); Linnick, Yan e Vandinho; Lucas. Técnico: Carlos Vitor
Paraná: Felipe; André Krobel (Pablo Thomaz), Franklin, Dirceu e César Morais; Moisés Gaúcho (Lucas Oliveira) e Vinicius Kiss; Milla (Buchecha), Marcelinho (Everton Brito) e Rafael Silva; Carlos Henrique (Gui Nascimento). Técnico: Omar Feitosa
Gols: Carlos Henrique (11-1º) e Yan (22-2º)
Expulsões: Gabriel (30-2º) e Dirceu (37-2º)
Cartões amarelos: Milla, Moisés Gaúcho, Lucas Oliveira (P). Luiz Henrique, Abuda (NI)
Árbitro: Diego da Costa Cidral (SC)
Público: 251 pagantes
Local: estádio Jânio Moraes, em Nova Iguaçu

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
11 – Gol do Paraná. Moisés Gaúcho aciona Rafael Silva, que dá bom passe em profundidade. Carlos Henrique toca na saída do goleiro.
13 – O goleiro sai mal. Rafael Silva aproveita e toca para Carlos Henrique, que quase marca o segundo gol do Paraná.
25 – Krobel cruza. A bola atravessa a área e sobra para César Morais, que chuta mal, para fora.
29 – Yan chuta do bico da árae. Felipe segura.
41 – Yan dribla Dirceu, dentro da área, e cruza. Na cara do gol, Lucas cabeceia mal, para fora.

Segundo tempo
13 – Carlos Henrique parte em contra-ataque, dribla Abuda e é derrubado quase na risca da área.
19 – Rafael Silva chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
22 – Gol do Nova Iguaçu. Zé Flores cruza da esquerda. Lucas desvia de cabeça e Yan completa na pequena área.
32 – Diego Bolt invade a área e chuta cruzado. Felipe espalma. Depois do rebote, a bola chega até Gustavo, livre na marca do pênalti. Ele chuta para fora.
35 – Buchecha cruza na medida. Pablo Thomaz domina na cara do gol e chuta. O goleiro salva.
42 – Vinicius Kiss chuta de longe. A bola vai ao lado.