
O Paraná Clube perdeu por 1 a 0 para o Independente São Joseense, nessa quarta-feira (dia 2) à tarde, no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 9º lugar, com 3 pontos. A equipe da Região Metropolitana está na 6ª colocação, com 5 pontos. Ao final da primeira fase (11 rodadas), os oito primeiros colocados garantem vaga nas quartas de final. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná Clube.
Em relação ao desempenho, o Paraná decepcionou. Até mostrou alguma qualidade técnica, tática e física no primeiro tempo, mas foi totalmente apático na segunda etapa. O São Joseense não teve uma grande atuação, mas jogou o suficiente para vencer. Mostrou organização defensiva, soube usar a bola longa e apresentou boa capacidade física. Comandado pelo técnico Marcão (ex-zagueiro/lateral do Athletico), a equipe de São José dos Pinhais teve os melhores em campo: o zagueiro Dirceu (34 anos, ex-Londrina e Coritiba), o meia-atacante Gabriel Honório (25 anos, ex-Rio Branco, Sampaio Corrêa e Criciúma) e o centroavante Leonardo Kalil (25 anos, formado na base do São Paulo e ex-Criciúma).
DEFESA
O São Joseense só sofreu um gol nas quatro primeiras rodadas do Paranaense — foi na derrota por 1 a 0 para o Londrina, no Estádio do Café. Já o Paraná só marcou gols em um jogo – na vitória sobre o Azuriz, por 2 a 1. Nos demais três jogos, ficou zerado.
ESCALAÇÃO
As baixas no Paraná eram o ponta Everton Brito e o zagueiro Rayne, lesionados. Com isso, entraram no time o meia/ponta Gabriel Correia e o zagueiro Franklin. A equipe adotou o mesmo esquema tático de antes, o 4-2-3-1, com Ueslei Brito (esquerda), Gabriel Correia (direita) e Brener (centro) na linha de três. O time foi comandado na beira do gramado pelo preparador físico Rafael Lopes. O técnico Jorge Ferreira e o auxiliar Edson Neguinho testaram positivo para Covid-19.
PRIMEIRO TEMPO
Apesar do forte calor, os dois times aplicaram forte ritmo no primeiro tempo. Foi um jogo muito veloz e bastante disputado no meio-campo. O São Joseense foi melhor, mostrando qualidade nas bolas longas, que tinha Kalil e Gabriel Honírio como principal alvo. Os dois mostraram qualidade na criação de jogadas e levaram perigo ao gol de Gabriel Leite em pelo menos trê momentos. E fizeram o gol, aos 20 minutos, em belo lançamento de Marcinho, falha de Juninho e finalização de Gabriel Honório. Já o Paraná só conseguiu se adaptar ao estilo do jogo em raros momentos. A única chance foi aos 12, quando Brener acertou belo passe em profundidade para Pablo Thomaz, que chutou no travessão. No rebote, Brener ajeitou para Gabriel Correia, que desperdiçou oportunidade clara.
SEGUNDO TEMPO
O jogo teve ritmo reduzido na 2ª etapa. O São Joseense conseguiu amarrar a partida e dificultar a vida do Paraná, que não conseguiu atacar. O jogo ficou quase sem lances de ataque. Aos 4 do 2º tempo, a primeira troca no Paraná, com a entrada do ponta Talysson Lalau no lugar de Ueslei, que saiu lesionado. Aos 20, mais duas substiuições por lesões. Saíram Brener e Franklin. Entraram o ponta Castanha e o volante Edson Baiano. Com isso, Moisés Gaúcho recuou e virou zagueiro. E Gabriel Correia passou a jogar centralizado no meio-campo. Aos 34, entraram o centroavante Ruan e o ponta Mikael.
Aos 50, André Krobel agrediu um adversário e acabou expulso.
SÃO JOSEENSE 1×0 PARANÁ
São Joseense: André Luiz; Léo Alaba, Dirceu, Bruno Oliveira e Rael; Caio César (Norton) e Marcinho; Julio Pacato, Gabriel Honório (Welissol) e Alisson Taddei; Leonardo Kalil (Bruno Bezerra). Técnico: Marcão
Paraná: Gabriel Leite; André Krobel, Franklin (Edson Baiano), Luan e Juninho; Vinicius Kiss e Moisés Gaúcho; Ueslei Brito (Talysson Lalau), Brener (Castanha) e Gabriel Correia (Mikael); Pablo Thomaz (Ruan). Técnico: Rafael Lopes
Gol: Gabriel Honório (20-1º)
Expulsão: André Krobel (50-2º)
Cartões amarelos: Luan, Vinicius Kiss, Edson Baiano, Talysson Lalau, Moisés Gaúcho (P). Bruno Bezerra (SJ).
Árbitro: André Ricardo Martins
Local: Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
8 – Lançamento para Kalil, que se prepara para receber na cara do gol. Franklin salva na última hora, se estica todo e corta.
9 – Kalil chuta de fora da área. Gabriel defende.
12 – Brener enfia. Pablo Thomaz entra livre na área e chuta no travessão. Brener pega o rebote e rola para Gabriel Correia, livre na cara do gol. Ele chuta para fora e perde gol feito.
14 – Gabriel Honório dribla um e chuta do bico da área. A bola passa perto, ao lado.
20 – Gol do São Joseense. Marcinho lança. Gabriel Honorio recebe na área, nas costas de Juninho, e chuta no meio das pernas de Gabriel Leite, que quase ‘senta’ na bola. Honório completa no rebote.
34 – Brener chuta de longe. A bola vai ao lado.
37 – Kalil ganha de Luan e toca de calcanhar para Gabriel Honório, que chuta forte. A bola passa perto do ângulo.
Segundo tempo
4 – Falta de média distância. Taddei cobra no canto. Gabriel Leite espalma.
16 – André Krobel rouba a bola no ataque e chuta de longe. O goleiro pega no canto.
22 – Gabriel Honório chuta de fora da área. Gabriel Leite segura.
44 – Welissol invade a área e chuta cruzado. Gabriel Leite salva.