Robson Mafra – Vila Capanema: mais uma decisão no próximo domingo

Representantes do Paraná Clube se reuniram com a Secretaria de Estado da Seguraça Pública do Paraná na última quinta-feira (dia 4). O principal assunto foi a morte do presidente da torcida organizada Fúria Independente (TFI), Mauro Urbim, ocorrida na última segunda-feira (dia 1º). Segundo texto publicado pela TFI no Instagram, Urbim foi pisoteado por um cavalo da Polícia Militar na Vila Capanema, no intervalo do jogo do último sábado (dia 30).

No próximo domingo (dia 7), o Paraná Clube volta a jogar na Vila Capanema, em mais uma decisão pela Série D do Campeonato Brasileiro.

Na reunião de quinta-feira, os representantes do Paraná Clube pediram que a cavalaria da PM não seja usada na partida. O clube foi representado na reunião pelo presidente em exercício, Ailton Barboza, pelo superintendente Helton Mercer Caron e por Renato Collere, presidente do Conselho Deliberativo. O atual presidente, Rubens Ferreira da Silva, está afastado por questões de saúde.

Veja a nota publicada pelo Paraná sobre a reunião de quinta-feira:

“Na tarde do dia 4 de agosto, por intermédio do presidente da Câmara Municipal, o vereador Tico Kuzma, representantes do clube (presidente em exercício do Conselho Administrativo, Ailton Barboza de Souza, pelo superintendente Helton Mercer Caron, e pelo presidente do Conselho Deliberativo, Renato Collere), representantes da diretoria da Torcida Organizada Fúria Independente e advogadas do escritório Elias Mattar Assad, representando a família de Mauro Machado Urbim, foram recepcionados na Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR), pelo Secretário de Segurança Adjunto, ilustríssimo senhor Francisco José Batista da Costa e representantes da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

Foram solicitadas e assegurados investigações céleres, detalhadas e imparciais. Fatos trarão a verdade ao ocorrido, trazendo justiça em memória de Mauro Machado Urbim (conselheiro, presidente da TFI, pai, filho e ser humano que deixa saudades em todos).

Preocupações e outros fatos também foram francamente relatados pelos presentes, sendo feitas sugestões e solicitações não somente referente a tragédia ocorrida, mas também buscando que fatos lamentáveis não mais ocorram.

Adicionalmente, foram sugeridas melhorias na área de prevenção e relacionamento com as torcidas e torcedores.

Referente ao próximo jogo do Paraná Clube, 7 de agosto, foi solicitado que a Cavalaria não venha a ser utilizada. Tal solicitação será avaliada pelo comando competente.

O Paraná Clube agradece ao Presidente da Câmara Municipal, a Secretaria de Segurança do Estado do Paraná e a PMPR pela intermediação, pronta recepção e abertura ao diálogo.

Futuros encaminhamentos para melhorias serão tomados e divulgados oportunamente pela Secretaria de Segurança e demais órgãos e instituições.”