Azuriz x Paraná Clube
O centroavante Leandro Pereira, em Azuriz x Paraná Clube (Crédito: Divulgação/Paraná Clube/Oscar Felipe)

O Paraná Clube perdeu por 1 a 0 para o Azuriz, nessa quinta-feira (dia 23) à noite, em Pato Branco, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time tricolor ficou em 11º (penúltimo) lugar, com 2 pontos. A equipe do Interior está na 2ª colocação, com 9 pontos, atrás do líder Cianorte apenas nos critérios de desempate.

Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam em turno único — total de 11 rodadas na primeira fase. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. E os dois últimos são rebaixados.

Clique aqui para ver a classificação completa, no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Paraná vai enfrentar o Tubarão em Londrina, domingo às 18h30.

Jejum

A última vitória do Paraná como visitante na 1ª divisão do Paranaense foi em maio de 2021: 2 a 1 sobre o Cascavel CR. Ou seja, um jejum de quase quatro anos. A última fora de casa em qualquer competição ocorreu em junho de 2023: 1 a 0 sobre o Iguaçu, em União da Vitória, pela 2ª divisão estadual.

Desfalques

O técnico Argel Fuchs tinha 5 desfalques no Paraná Clube: o zagueiro Yan Victor (muscular), o lateral-direito Lucas Mazetti (tornozelo), o volante Bruno Vinicius (muscular) e os pontas Diego Tavares (muscular) e Kaio Nunes (tornozelo).

Estreia

Recuperado de lesão, o centroavante Leandro Pereira (33 anos, 1,90 m de altura, ex-Palmeiras) finalmente fez sua estreia pelo Paraná Clube. Ele começou como titular. No segundo tempo, foi a vez do zagueiro Luiz Gustavo (21 anos, ex-Atlético-GO) estrear pelo clube.

Escalação

Cinco jogadores voltaram após suspensão por cartão vermelho: o lateral-direito Daniel Guedes, o lateral-esquerdo Kevin, os volantes Geilson e Júlio Rusch e o meia-atacante Gustavo Sagui. Quatro deles foram titulares contra o Azuriz – só Sagui ficou no banco. A novidade era o lateral-esquerdo João Lucas improvisado em função ofensiva, como extremo, aberto pelo lado esquerdo.

Esquema tático

O técnico Argel Fuchs usou o esquema tático 4-2-3-1, com Geilson e Júlio Rusch como volantes. A linha tinha João Lucas na direita, Rikelmi na esquerda e Gustavo Xuxa centralizado.

Azuriz
O Azuriz, comandado pelo técnico Emerson Cris (ex-Chapecoense), não tinha o zagueiro Ary (21 anos, ex-Grêmio), suspenso por cartões amarelos. A vaga dele ficou com Brunão (27 anos, ex-Vila Nova).

Primeiro tempo

A forte chuva em Pato Branco deixou o gramado encharcado. Os dois times até tentaram trocar passes no início, mas acabaram desistindo e passaram a apelar para as bolas altas. O Paraná até levou algum perigo em dois lances, mas não teve chances claras. O Azuriz pouco atacou e, mesmo assim, chegou ao gol aos 25 minutos.

Gol polêmico

Aos 25, o ponta Edinho (23 anos, ex-Fluminense) lançou com estilo na ponta para o lateral Matheus Marques (22 anos, ex-Fortaleza). Ele cruzou para o atacante Wellisson (28 anos, ex-Londrina), que dominou e chutou no ângulo. Gol. O Paraná reclamou de mão. A imagem da TV dá a impressão que Wellison dominou com o peito e, em seguida, a bola tocou na coxa ou no braço. Não há VAR na primeira fase do Paranaense e o gol foi validado. Clique aqui para assistir ao lance, na transmissão da NSports.

ESP-Gol-coxa
Wellisson domina a bola antes de marcar o gol contra o Paraná (Crédito: Reprodução de vídeo/NSports)

Jogo paralisado

Aos 32 minutos, a arbitragem paralisou o jogo, devido à forte chuva e às condições do gramado. Depois de 45 minutos de paralisação, a partida recomeçou. O campo seguiu encharcado. Argel Fuchs aproveitou para fazer uma substituição, com a saída de Rikelmi para a entrada do centroavante Eduardo Tanque, de 1,83 m de altura.

Chance perdida

O Paraná voltou com tudo após a paralisação e começou a atacar com frequência. Aos 34, uma chance clara, em lançamento de Geilson e finalização de primeira de Gustavo Xuxa. O goleiro salvou no susto.

Segundo tempo

No intervalo, saiu João Lucas e entrou o centroavante Joesley (1,87 m de altura). O Paraná ficou com três ‘grandalhões’ no ataque. O gramado seguiu sem condições para passes rasteiros e os dois times continuaram apostando no jogo aéreo.

Pênalti perdido

Aos 19, pênalti para o Paraná. Xuxa chutou cruzado e Jean Cleber bloqueou com o braço. O próprio Xuxa cobrou e o goleiro Vitor Hugo salvou.

Mudanças no fim

Aos 22, o zagueiro Luiz Gustavo entrou no lugar de Diego Ivo. Com o tempo, o Paraná perdeu força e o Azuriz passou a controlar o jogo. Os lances de ataque sumiram. Aos 33, entraram o volante Wallace e o ponta Marlon. O time da capital não conseguiu mais levar perigo ao Azuriz, que só administrou o placar.

  • AZURIZ 1×0 PARANÁ CLUBE
  • Azuriz: Vitor Hugo; Williams Bahia, Brunão, Lucas Adell e Matheus Marques; Xavier e Jean Cléber; Edinho (Obina), Galvan (Cerezo) e Wellisson; Marco Bustillo (Matheus Guimarães). Técnico: Emerson Cris
  • Paraná: Gasparotto; Daniel Guedes, Diego Ivo (Luiz Gustavo), Lucas Ryan e Kevin; Geilson (Wallace) e Júlio Rusch; Rikelmi (Eduardo Tanque), Gustavo Xuxa e João Lucas (Joesley); Leandro Pereira (Marlon). Técnico: Argel Fuchs
  • Gol: Wellisson (25-1º)
  • Cartões amarelos: Matheus Marques, Obina (A). Leandro Pereira, Lucas Ryan, Kevin, Geilson (P).
  • Árbitro: Lucas Paulo Torezin
  • Público: 1.930
  • Local: Estádio Os Pioneiros, em Pato Branco
  • PRINCIPAIS LANCES
  • Primeiro tempo
  • 15 – Leandro Pereira ganha a dividida. João Lucas fica com a sobra, invade a área e cruza rasteiro. Rikelmi chega chutando. A zaga bloqueia.
  • 20 – Julio Rusch solta a bomba de longe. O goleiro segura no alto.
  • 25 – Gol do Azuriz. Edinho ergue a bola e enfia para a ponta-esquerda. Matheus Marques cruza. Wellison domina na área e chuta forte, no ângulo.
  • 33 – Bola longa. Eduardo Tanque recebe na área, gira e chuta cruzado. O goleiro segura.
  • 34 – Geilson dá belo lançamento. Gustavo Xuxa sai na cara do gol e chuta no canto. O goleiro salva no susto.
  • Segundo tempo
  • 19 – Xuxa invade a área e chuta cruzado. Jean Cleber bloqueia com o braço. Pênalti. Xuxa cobra à esquerda do goleiro, que espalma para escanteio.
  • 50 – Marlon cruza da esquerda. Luiz Gustavo cabeceia sobre o gol.