Carlos Henrique comemora gol pelo Paraná Clube (Crédito: Valquir Aureliano)

O elenco principal do Paraná Clube não tem mais calendário em 2022. Com a eliminação na Série D do Campeonato Brasileiro, no últim fim de semana, a equipe só tem garantida a disputa da segunda divisão do Campeonato Paranaense, em 2023.

Com isso, o clube desmontou o elenco principal e 14 jogadores já rescindiram contrato: os centroavantes Carlos Henrique e Iacovelli, os pontas Ueslei Brito e Everton Brito, os goleiros Gabriel Leite e Lucas Wingert, o zagueiro/lateral Lucas Oliveira, o meia-ponta Gabriel Correia, os laterais-esquerdos Cesar Morais e Rael, os zagueiros Odivan, Franklin e Dirceu, o volante/meia Kadu.

As informações são do jornalista Luiz Ferraz, do Canal do Ferraz.

Desses 14 jogadores, Dirceu já acertou com o Operário e Everton Brito, com o Náutico.

ASPIRANTES
O atacante Mikael (19 anos, revelado na base) e os zagueiros Victor Caetano (24 anos, ex-FC Cascavel) e Rodolfo Mol (33 anos, remanescente do Paranaense 2022) vão ficar com o time de aspirantes, que disputa o Campeonato Brasileiro de Aspirantes.

Os três já atuaram pelo Paraná na competição e também pelo elenco principal na Série D.

Mol atuou na primeira rodada do Aspirantes e sofreu lesão em seguida. Está em fase final de recuperação.

O Paraná vai enfrentar o Red Bull Bragantino na próxima quinta-feira, na Vila Capanema, no jogo de ida das quartas de final do Brasileiro de Aspirantes. A competição é destinada a jogadores sub-23, mas o regulamento permite a utilização quatro atletas acima dessa idade. Há também o limite de usar no máximo oito atletas sub-19.

O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. Em 2018, o título ficou com o São Paulo, que eliminou o Coritiba nas semifinais. Em 2019, o campeão foi o Internacional. Em 2020 e 2021, os títulos ficaram com o Ceará e com o Grêmio, respectivamente.

Com três vitórias, um empate e duas derrotas, essa é a melhor campanha do Paraná Clube na história da competição. O Tricolor da Vila Capanema participou pela primeira vez do Brasileiro de Aspirantes em 2019 e ficou em último (16º) lugar, com 2 vitórias e 6 derrotas. Em 2020, terminou em 13º lugar entre 16 participantes, com 2 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Em 2021, o clube não participou.

Em 2022, os times jogavam em turno e returno (6 rodadas) na primeira fase. Os dois primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final. O Paraná terminou em 2º lugar do Grupo, atrás do Grêmio e à frente de Vitória e Brasil de Pelotas-RS.

JUNIORES
O meia Gui Nascimento (20 anos, ex-Vasco) vai ficar com o time de juniores, que disputa o Campeonato Paranaense Sub-20.