Divulgação / Rui Santos / Paraná Clube – Gilmar Dal Pozzo

Paraná tem estreia de técnico e prega coragem diante do FigueirenseO Paraná Clube enfrenta o Figueirense na noite desta quarta-feira (9), às 19h15, na Vila Capanema. A partida é válida pela 27ª rodada da Série B. Além de ser um confronto de dois times que lutam contra o rebaixamento, o jogo marca a estreia do técnico Gilmar Dal Pozzo no comando do time paranaense. E ele prega coragem para a partida.

“Já tive outros desafios, até mais difíceis, e a gente conquistou as metas. Então, sei da responsabilidade que estou assumindo o Paraná agora. A palavra que falei para os atletas é coragem neste momento”, disse Dal Pozzo, nesta terça-feira (8). “Nós temos que enfrentar o problema de frente, buscar solução, trabalhar de forma organizada e intensa para buscar este resultado”.

Na tabela, o Paraná está em 16º lugar, com 29 pontos. O Figueirense abre a zona de rebaixamento e está com 25 pontos. Mesmo que perca, o time paranaense ainda não entra na zona de degola; apenas fica ainda mais próximo. O problema é o víes de baixa do Paraná, que só venceu um dos últimos 16 jogos e vem de seis derrotas seguidas – cinco sob o comando do ex-técnico Rogério Micale e uma com o auxiliar Vitor Hugo Annes.

Dal Pozzo diz que acha natural que os maus resultados das últimas rodadas atinjam o astral do grupo. “Mas com a troca de técnico, eles mudam rapidamente o comportamento”, afirmou. “A atitude nesses 3 dias foi satisfatória. Primeiro passo é a atitude. Eles se envolveram muito no trabalho, isso passou confiança.

Para este jogo, o Paraná tem vários desfalques. Os zagueiros Fabrício, Salazar e Guilherme Lacerda, o lateral Jean Victor e os atacantes Bruno Lopes e Matheus Matias estão fora, por terem testado positivo para coronavírus. Além disso, o lateral Paulo Henrique e o atacante Bruno Gomes estão machucados. Por outro lado, o zagueiro Philipe Maia e os meias-atacantes Andrey e Thiago Alves cumpriram suspensão na última partida e podem voltar ao time. O treinador ainda pode contar com o goleiro Renan e o atacante Andrew, registrados como reforços na última segunda-feira (7).

Com tantas trocas, Dal Pozzo fez mistério na formação da equipe. Nos treinos da semana, ele diz ter testado formações com três zagueiros ou três volantes. “Treinei duas formações, com uma linha de cinco (na defesa) e a postura que foi com três volantes lá contra a Ponte Preta, em que a gente conseguiu neutralizar bastante a Ponte Preta”, disse ele, em relação à última partida. “A gente só não teve a transição. A gente ficou muito refém da bola curta, né? Então, procurei trabalhar nessas duas formações procurando agredir o adversário também, fazendo uma transição mais rápida”.

Figueirense

O Figueirense está na zona de rebaixamento, mas vem de vitória – 2 a 0 sobre o Náutico, no último domingo, em Florianópolis – e com isso encerrou um jejum de outo jogos sem triunfos. Segundo o técnico Jorginho, o time terá que fazer um jogo iguazlmente aguerrido nesta quarta-feira. “Nós temos, no mínimo, que nos dedicar ao máximo pelo clube que representamos. Dessa forma que eu vejo a vida. Temos que fazer com amor e nas dificuldades dar o máximo”, disse Jorginho. A tendência é que ele mantenha a mesma escalação da partida anterior.

PARANÁ x FIGUEIRENSE

Paraná: Renan; Kaio, Philipe Maia, Rafael Lima e Juninho; Jhony Douglas, Karl, Higor Meritão e Renan Bressan; Andrey (Vitinho) e Thiago Alves. Técnico Gilmar Dal Pozzo
Figueirense: Rodolfo; Everton Santos, Guilherme Thiago, Vitor Mendes e Renan Luís; Patrick, Nonato (Alemão), Dudu (Guilherme) e Bruno Michel (Jhonatan); Diego Gonçalves (Lucas Carvalho) e Alecsandro (Geovane Itinga). Técnico: Jorginho
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Local: Vila Capanema, em Curitiba, às 19h15