Liliu (Crédito: Divulgação/Paraná Clube)

O Paraná Clube anunciou a contratação do centroavante Liliu, de 33 anos. O jogador estava livre no mercado após deixar o FCI Levadia, da Estônia. Ele marcou nove gols e fez quatro assistências pelo clube europeu na temporada 2022. O auge do jogador foi em 2018, quando conquistou o título com o Nomme Kalju e foi artilheiro da Liga da Estônia, com 31 gols em 32 jogos. E ainda contribuiu com nove assistências.

O bom desempenho atraiu a atenção do Brommapojkarna, da segunda divisão da Suécia, que pagou 30 mil euros (cerca de R$ 150 mil) pelo jogador. No entanto, o centroavante não conseguiu se firmar no futebol sueco e acertou com o Inter Turku, da Finlândia. Em 2021, defendeu o Sport Huancayo, do Peru. Fez cinco gols em 19 jogos na liga peruana e se destacou na Copa Sul-Americana, com três gols em seis partidas.

Em 2022, Liliu retornou ao Levadia, da Estônia. O país é o 47º colocado entre os 55 do ranking da UEFA (baseado no coeficiente de clubes), à frente de Islância, Albânia e País de Gales.

CARREIRA
O centroavante, de 1,80 m de altura, surgiu na base do Desportivo Brasil. Estreou como profissional em 2009 e foi para o futebol belga, para o Westerlo, onde ficou até 2012. Depois rodou por Al Nasr (Kuwait), CRB, Rio Verde-GO, Achnas (Chipre), Hapoel Raanana (Israel), Birkirkara (Malta), Nea Salamis (Chipre), Nomme Kalju (Estônia), Brommapojkarna (Suécia), Inter Turku (Finlândia), Sport Huancayo (Peru) e Levadia (Estônia).

REFORÇOS
O Paraná Clube já acumula 12 reforços para a temporada 2023. O clube já divulgou as chegadas dos goleiros Cláudio Vitor (Avaí) e Matheus Almeida (Comercial-SP), dos zagueiros Marcão (ex-Athletico), Geovane (ex-Coritiba) e Luiz Eduardo (Comercial-SP), do lateral-direito Radeche (Bandeirante-SP), do lateral-esquerdo Thauã, do volante Weverton (Inhumas-GO), do ponta/lateral Anderson Tanque (São Joseense), do meia-ponta Romarinho (Maracanã-CE), do ponta Luan Kakim (Parnahyba-PI) e do centroavante Liliu.

O Paraná Clube estreia na temporada 2023 em 29 de abril, quando começa a segunda divisão do Campeonato Paranaense.

MOTIVAÇÃO
“Estou muito feliz e muito motivado com esse acerto com o Paraná Clube, que é um time de tanta tradição no futebol brasileiro. Na verdade, eu não estava pensando em acertar nada nesse momento e estava vendo algumas coisas que surgiram para fora do país no meio do ano, mas o Marcos Amaral (Assessor Executivo do Paraná) me apresentou o projeto do clube e isso me motivou muito. Não foi nem uma proposta, mas sim uma convocatória. Não tinha como recusar a camisa de um time tão tradicional do futebol brasileiro”, afirmou Liliu.

Marcos Amaral, assessor executivo do departamento de futebol do Paraná Clube, destacou a importância que o jogador terá para o elenco paranista pela sua experiência, mas principalmente pela sua qualidade.

“Estávamos buscando esse camisa 9 há algum tempo e felizmente obtivemos êxito nessa contratação. Foi um trabalho árduo, difícil e de várias mãos dentro do nosso departamento de futebol para que a gente pudesse concretizar essa negociação. Felizmente deu tudo certo e acredito muito que o Liliu vai nos ajudar bastante neste ano”, afirmou Amaral.

Liliu, natural de São Carlos, São Paulo, iniciou sua carreira no Desportivo Brasil e, no território brasileiro, defendeu apenas o CRB e o Rio Verde-GO. No seu currículo tem passagens de destaque pelo futebol da Bélgica, de Malta, da Estônia, e ainda pelo futebol peruano.

Em 2018, inclusive, quando defendia o Nömme Kalju, da Estônia, Liliu ganhou destaque ao fazer 31 gols e dar nove assistências em 32 jogos na temporada. Foi destaque na imprensa de vários países e ganhou notoriedade. Mas agora, de volta ao futebol brasileiro, o novo centroavante paranista quer marcar seu nome na história do Paraná Clube.

“A expectativa não é apenas do acesso, mas também em ser campeão e fazer história pelo Paraná. É o meu retorno ao Brasil depois de tanto tempo e quero marcar meu nome. Que não seja a primeira conquista pelo clube, mas que venham outras. Sempre sonhei grande e falei para a diretoria que quero buscar coisas grandes aqui. O primeiro objetivo é o título e o acesso, e depois tenho objetivos pessoais de artilharia”, concluiu o jogador.

CENTROAVANTE
Nome completo: Ellinton Antonio Costa Morais
Apelido: Liliu
Idade: 33 anos
Posição: Atacante
Peso: 75 kg
Altura: 1,80m
Clubes: Desportivo Brasil, Westerlo-BEL, Al Nasr, CRB, Rio Verde, Ethnikos Achnas-CY, Birkirkara-MAL, Nea Salamis-CY, Gzira United-MAL, Nömme Kalju-EST, Inter Turku-FIN, Sport Huancayo-PER e FCI Levadia-EST.