WhatsApp Image 2024-05-25 at 19.54.22
Lucão cabeceia para marcar o gol, em Paraná Clube x Laranja Mecânica na Vila Capanema (Crédito: Valquir Aureliano)

O Paraná Clube venceu por 1 a 0 o Laranja Mecânica, nesse sábado (dia 25) à noite, na Vila Capanema, em Curitiba, pela 4ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou na liderança, com 9 pontos, empatado com o Rio Branco. No complemento da rodada, o time de Paranaguá joga em casa, neste domingo, contra o Iguaçu, e se não perder, fica na liderança isolada.

O Laranja Mecânica, de Arapongas, está na 9ª (e penúltima) colocação, com 2 pontos.

Na 1ª fase, os 10 times se enfrentam uma vez, somando 9 rodadas. Os 4 melhores avançam para as semifinais. E os 2 finalistas serão promovidos à 1ª divisão de 2025.

Na próxima rodada, o Paraná Clube viaja para enfrentar o Foz, dia 2 (domingo) às 15h30.

Retorno à Vila Capanema

O Paraná Clube não jogava com torcida como mandante na Vila Capanema há quase dois anos, há 657 dias. Em 2023, o clube foi punido e jogou sem torcida como mandante. Nesse sábado, o estádio ficou quase lotado, recebendo 15.239 pagantes (15.871 total) – a capacidade total é para 17 mil pessoas.

Nomenclatura
A competição é chamada de ‘segunda divisão’ desde 2007, quando Helio Cury assumiu a presidência da FPF. O nome ‘Série Prata’ é usado no futsal. E o termo ‘Divisão de Acesso’ é genérico e se refere a todas as divisões abaixo da primeira – o Paraná também possui uma terceira divisão. Em 2024, a FPF vendeu o naming rights da 2ª divisão, recebendo o nome de Segundona Santa Cruz.

Desfalques
As baixas eram o meia-atacante Cristiano, o zagueiro Filipe Alves e o lateral/extremo Eltinho, todos lesionados.

Escalação do Paraná Clube

O técnico Tcheco fez três mudanças em relação ao último jogo, com a entrada do atacante Lucas Batatinha, do zagueiro Victor Caetano e do volante Jonathan Schuttz. Foram para o banco o meia Alex Nemetz e o zagueiro Kauan.

Esquema tático
Tcheco usou o esquema tático 3-5-2, com Ueslei Brito (direita) e Carlinhos (esquerda) como alas. Lucas Batatinha e Liliu formaram a dupla de ataque.

Primeiro tempo
O primeiro tempo teve domínio do Paraná, que controlou o meio-campo e atacou mais. O Laranja Mecânica ficou recuado, não cedendo espaços na área e nas laterais. O mandante teve dificuldade para jogadas mais trabalhadas e, mesmo assim, teve quatro lances perigosos. O visitante só atacou em um momento. Aos 19, Magrão saiu lesionado e entrou o meia-atacante Hiago.

Segundo tempo
No intervalo, Tcheco tirou Carlinhos e colocou o ponta Ítalo, que ficou na ala-esquerda. O Paraná seguiu mandando no jogo. Após perder chances aos 2 e aos 4 minutos, chegou ao gol aos 9, em cruzamento de Ueslei Brito e cabeceio de Lucão: 1 a 0. O visitante sentiu o golpe e não conseguiu reagir. O mandante continuou atacando e desperdiçando chances. Aos 28, saiu Batatinha e entrou o ponta Robinho. Aos 37, as últimas substituições de Tcheco, com as entradas do meia Alex Nemetz e do atacante Messias.

PARANÁ 1×0 LARANJA
Paraná: Sidão; Victor Caetano, Lucão e Felix Jorge; Ueslei Brito, Guilherme Borges, Fábio Magrão (Hiago), Jonathan Schuttz (Alex Nemetz) e Carlinhos (Ítalo); Lucas Batatinha (Robinho) e Liliu (Messias). Técnico: Tcheco
Laranja: Hugo; Gilberto, Samir, Diego Fracarolli e Harinson; Simioni, Samuel e Lucas; João Victor (Luis Felipe), Igor e Alan Júnior. Técnico: Fabinho Cunha
Gol: Lucão (19-2º)
Cartões amarelos: Samuel (LM). Guilherme Borges, Hiago, Robinho (P).
Árbitro: Matheus Bortolini
Público: 15.239 pagantes (15.871 total)
Local: Vila Capanema

  • PRINCIPAIS LANCES
  • Primeiro tempo
  • 11 – Liliu faz boa jogada e toca para Jonathan, que recebe na área e chuta cruzado. Hugo espalma.
  • 21 – Igor invade a área e dribla quatro defensores, mas é desarmado na cara do gol.
  • 29 – Batatinha recebe nas costas da defesa e chuta forte. Hugo espalma.
  • 39 – Ueslei Brito cobra escanteio. Jonathan cabeceia no centro. Hugo defende.
  • 39 – Jonathan arrisca de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
  • Segundo tempo
  • 2 – Bate e rebate na área. A bola sobra para Ítalo, que chuta cruzado. Hugo espalma.
  • 4 – Hiago dá bom toque para Liliu, que fica na cara do gol. Ele tenta driblar e perde a bola.
  • 9 – Gol do Paraná. Ueslei Brito cruza da direita. Lucão cabeceia no canto.
  • 19 – Ítalo cruza. Batatinha cabeceia e a bola bate na trave.
  • 21 – Ueslei Brito cruza. Lucão cabeceia ao lado.
  • 39 – Contra-ataque de três contra um defensor. Ítalo sai na cara do gol, mas é desarmado na última hora.