Paraná Clube vence o Patriotas em noite de estreias e festa na Vila Capanema

Paraná Clube vence o Patriotas na Vila Capanema e sobe para o segundo lugar

Silvio Rauth Filho
Alex Nemetz comemora em Paraná Clube x Patriotas

Alex Nemetz comemora em Paraná Clube x Patriotas na Vila Capanema (Crédito: Valquir Aureliano)

O Paraná Clube venceu por 1 a 0 o Patriotas, nesse sábado (dia 15) à noite, na Vila Capanema, pela 7ª rodada da primeira fase da segunda divisão do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o Tricolor ficou na 2ª colocação, com 14 pontos, 1 ponto atrás do líder Rio Branco. O Patriotas está em 4º lugar, com 13 pontos. Os dois times podem ser ultrapassados pelo Paranavaí, que joga em casa neste domingo (dia 16), contra o Grêmio Maringá, no complemento da rodada,

Na 1ª fase, os 10 times se enfrentam uma vez, somando 9 rodadas. Os 4 melhores avançam para as semifinais. E os 2 finalistas serão promovidos à 1ª divisão de 2025.

Nas duas últimas rodadas da 1ª fase, o Paraná recebe na Vila Capanema o Grêmio Maringá (na próxima sexta-feira) e vai a Paranavaí enfrentar o ACP (dia 30).

Festa na Vila Capanema
A torcida do Paraná Clube mais uma vez deu show nas arquibancadas. Dessa vez, 12.559 pagantes estiveram na Vila Capanema – o estádio tem capacidade para 17 mil pessoas.

Noite de estreias

O lateral/extremo Eltinho, 36 anos, que foi revelado na base do Paraná Clube e retornou agora em 2024, fez sua reestreia, começando como titular. No segundo tempo, quem estreou foi o centroavante Antonio Porto (21 anos, ex-Joinville) contratado nessa semana.

Nomenclatura
A competição é chamada de ‘segunda divisão’ desde 2007, quando Helio Cury assumiu a presidência da FPF. O nome ‘Série Prata’ é usado no futsal. E o termo ‘Divisão de Acesso’ é genérico e se refere a todas as divisões abaixo da primeira – o Paraná também possui uma terceira divisão. Em 2024, a FPF vendeu o naming rights da 2ª divisão, recebendo o nome de Segundona Santa Cruz.

Desfalques do Paraná Clube

Os desfalques no Paraná Clube eram o centroavante Liliu, o atacante Lucas Batatinha, o volante Fábio Magrão e os zagueiro Filipe Alves e Victor Caetano, todos em recuperação. O lateral-esquerdo Carlinhos estava suspenso pelo cartão vermelho na última rodada.

Escalação
O técnico Tcheco fez três mudanças em relação ao último jogo, colocando o lateral Eltinho, o meia Hiago e o atacante Messias nos lugares do zagueiro Victor Caetano, do lateral Carlinhos e do meia Ravanelli.

Esquema tático
O esquema tático foi o mesmo 3-5-2 das últimas rodadas. A novidade foi o lateral-direito Eliandro improvisado como zagueiro. Bruno Silva, Hiago e Alex Nemetz jogaram centralizados na linha de cinco, com Ueslei Brito (direita) e Eltinho (esquerda) como alas.

Primeiro tempo
O primeiro tempo teve domínio do Paraná Clube, que contou com muita mobilidade dos meias Hiago e Alex Nemetz e arrancadas perigosas do atacante Messias. Após três ataques perigosos, o mandante abriu o placar aos 14, em contra-ataque bem trabalhado até a finalização de Alex Nemetz. O visitante ficou preso atrás e não conseguiu jogar. Só levou um perigo em um lance, aos 35, em cobrança de falta de Adão finalizada de cabeça por Nascimento no travessão.

Segundo tempo
O Patriotas voltou mais ofensivo para o segundo tempo e deixou o jogo equilibrado. Aos 15, as primeiras substituições no Paraná Clube, com as entradas dos pontas Robinho e Ítalo. Aos 21, o centroavante Antonio Porto entrou no jogo. Aos 28, entraram o meia Ravanelli e o volante Guilherme Borges. O mandante melhorou na defesa, mas viu o Patriotas avançar perigosamente e levar certo perigo nos minutos finais. Aos 49, Júnior foi expulso e o visitante ficou com um jogador a menos.

PARANÁ 1×0 PATRIOTAS
Paraná: Sidão; Eliandro, Lucão e Felix Jorge; Ueslei Brito (Robinho), Bruno Silva, Alex Nemetz (Guilherme Borges), Hiago (Ítalo) e Eltinho; Messias (Antonio Porto) e Cristiano (Ravanelli). Técnico: Tcheco
Patriotas: Mateus; Bala, Nascimento, Juan Sosa e Caio (Júnior); Duda (Borges) e Adão; Roni, Paulo Roberto (Sato) e Tiza (Cleiton); Anderson (Lucas). Técnico: Claudemir Sturion
Gol: Alex Nemetz (14-1º)
Expulsão: Júnior (49-2º)
Cartões amarelos: Duda, Borges (Pat). Eliandro, Lucão (Par).
Árbitro: José Mendonça da Silva Jr.
Público: 12.559 pagantes (13.138 total)
Renda: R$ 470.350,00
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES