Paraná Clube vence o Rio Branco com gol de Rikelmi e deixa a zona de rebaixamento

Paraná Clube vence o Rio Branco, em Paranaguá, e encerra jejum de quase quatro anos

Redação Bem Paraná
Rikelmi comemora gol do Paraná Clube

Rikelmi comemora gol do Paraná Clube (Crédito: Divulgação/Paraná Clube/Oscar Felipe)

O Paraná Clube venceu por 1 a 0 o Rio Branco, em Paranaguá, nesse sábado (dia 1º), pela 7ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital chegou a 6 pontos e subiu para o 10º lugar, deixando a zona de rebaixamento. A equipe do Litoral também tem 6 pontos e figura na 9ª colocação.

Os dois últimos colocados serão rebaixados após o final da primeira fase (11 rodadas). Os oito primeiros avançam para as quartas de final.

Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Paraná Clube recebe o Maringá terça-feira (4) às 20 horas, na Vila Capanema.

Fim de um longo jejum

O placar quebrou um longo jejum. A última vitória do Paraná como visitante na 1ª divisão do Paranaense havia ocorrido em maio de 2021: 2 a 1 sobre o Cascavel CR. Ou seja, um jejum de quase quatro anos. Foram 9 derrotas e 2 empates fora de casa nesse período – contando apenas jogos pela elite do estadual – até a vitória deste sábado, em Paranaguá.

A última vitória fora de casa em qualquer competição havia ocorrido em junho de 2023: 1 a 0 sobre o Iguaçu, em União da Vitória, pela 2ª divisão estadual. Desde então, foram 5 derrotas e 4 empates como visitante.

Mudanças no comando

Essa foi a segunda partida do técnico Tcheco no comando do Paraná Clube. Ele estreou na quarta-feira, no empate com o Cascavel. O Rio Branco estreou o técnico Paulo Massaro, ex-atacante da equipe do Litoral e também do Tricolor da Vila Capanema.

Escalação

Os desfalques no Paraná Clube eram os zagueiros Yan Victor, Lucas Ryan e Diego Ivo, o lateral-esquerdo Kelvin e o meia Gustavo Xuxa, todos em recuperação.

Saídas e reforços

Na quinta-feira, rescindiram contrato com o clube e foram embora o ponta Kaio Nunes e o meia Lucas Lourenço. Em seguida, o Paraná trouxe o zagueiro Félix Jorge (campeão pelo clube em 2024), o volante Léo César (ex-Santos), o meia Danilo Nazaré (ex-Marcílio Dias-SC e Ferroviária-SP) e os pontas Cássio (ex-Avaí e Criciúma) e Erik Bessa (ex-Operário).

Desses cinco novos reforços, três já estrearam contra o Rio Branco: Félix Jorge, Léo César e Erik Bessa.

Primeiro tempo

O Paraná tentou comandar as ações no início de jogo. Aos 5 minutos, Eduardo Tanque arriscou de fora, mas foi travado pela zaga do Rio Branco.

O Paraná tentou de volta aos 13, com chute muito perigoso de Léo Dias. Quatro minutos depois, Cristaldo cruzou, Saldías dominou no peito e bateu de voleio. Thiago Santos espalmou e evitou o gol dos donos da casa.

Aos 27, Bruno Vinícius bateu de muito longe e Filipe defendeu com dificuldade. O Leão da Estradinha quase abriu o placar aos 38. Após sobra na área, Vidal bateu forte e Thiago Santos salvou.

O Tricolor ainda teve duas chances antes do intervalo. Aos 42, Rikelmi furou boa oportunidade na grande área e, aos 48, Luiz Gustavo cabeceou e a bola triscou o travessão.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Paraná abriu o placar no primeiro minuto. Daniel Guedes cruzou da intermediária e o ponta Rikelmi marcou de cabeça. Aos 16, Victor Ramos errou na saída, Eduardo Tanque avançou e isolou de perna esquerda.

Em busca do empate, o Rio Branco partiu para cima. Aos 33, Biro-Biro bateu de longe e assustou. Cinco minutos depois, Elvis bateu com categoria e a bola tirou tinta da trave.

Aos 44, novamente Elvis bateu de longe e isolou, com o Tricolor garantindo o primeiro triunfo na competição.