
O Paraná Clube encara o Criciúma neste domingo (3), às 16 horas, no Heriberto Hülse. No duelo, válido pela 6ª rodada da Série C, o time comandado por Maurílio Silva terá a missão de encerrar um jejum contra os catarinenses que já dura dez anos. Se a cumprir, conseguirá se afastar da zona de rebaixamento e, ao mesmo tempo, diminuir a distância em relação aos quatro primeiros colocados do Grupo B, que se classificam para a segunda fase da competição nacional.
A partida terá transmissão ao vivo no DAZN, com narração de Luiz Alano e os comentáiros de Bruno Laurence.
TABELA
Antepenúltimo colocado do Grupo B da Série C com quatro pontos, dois acima dos times que estão na zona de rebaixamento, o Tricolor da Vila Capanema tenta manter o embalo no Brasileirão após conseguir a primeira vitória na última rodada, em casa, por 3 a 1 contra o São José-RS. A missão paranista, no entanto, não será nada fácil: o Criciúma, comandado por Paulo Baier, ainda não perdeu no campeonato (soma três vitórias e dois empates) e aparece na terceira colocação, com chance de assumir a liderança do grupo ao final da rodada (o Ypiranga-RS, que tem 13 pontos, e o Novorizontinho, que soma 11, já jogaram neste sábado).
Por outro lado, uma vitória fora de casa poderia fazer o Paraná não só se afastar da parte de baixo, mas ainda colar na briga pelo G4. O quarto colocado, hoje, é o Botafogo-SP, com 10 pontos em seis partidas.
JEJUM
O retrospecto paranista atuando como visitante contra o Criciúma não é dos mais animadores nos últimos anos. A última vitória do Paraná jogando nessa condição foi há quase 10 anos, em 23 de julho de 2011, pela Série B. Na ocasião, Brinner, aos 21 minutos do primeiro tempo, colocou o Tricolor em vantagem, enquanto Zé Carlos empatou o confronto oito mminutos depois. Na segunda etapa, Cambará garantiu a vitória paranense aos 15 minutos.
Desde então, o Paraná visitou o Criciúma em outras cinco ocasiões, todas pela Série B. Empatou duas vezes (em 2019 e 2015) e perdeu outras três (em 2012, 2016 e 2017), com oito gols sofridos nessas partidas e cinco marcados. As informações são do site Histórico de Resultados do Paraná Clube (historicoprc.com.br), que reúne informações de todas as partidas do Tricolor desde a sua fundação e disponibiliza os dados ao público, gratuitamente.
ESCALAÇÃO DO PARANÁ
Recuperado de uma lesão na coxa direita, o meia Gabriel Pires volta e tem a chance de já ganhar uma vaga no meio de campo. Ele havia sido titular contra o Ituano (derrota por 2 a 1 fora de casa), mas na vitória diante do São José-RS ficou de fora, quando o volante Adriano Júnior ganhou uma oportunidade fechando uma trinca no meio de campo ao lado de Moisés Gaúcho e Krieguer e teve bom desempenho, colaborando diretamente com dois gols na partida. Dessa forma, outra opção poderia ser pela entrada de Pires no lugar de Gustavinho, o que manteria a formação do time no 4-3-3.
O zagueiro Hurtado, por outro lado, deve assinar com um clube da Eslováquia e já não fica à disposição da comissão ténica. Ele não vinha sendo titular do time paranista, no entanto.
Por fim, o zagueiro Samuel e o atacante Silas tiveram seus nomes publicados no BID e devem começar a partida no banco de reservas, com chance de estrearem durante o confronto em Santa Catarina.
ESCALAÇÃO DO CRICIÚMA
Último invicto entre os 20 clubes que disputam a Série C, o Criciúma ainda não sabe o que é perder desde que Paulo Baier chegou ao clube, após o inédito rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Catarinense. Em sete partidas, são três vitórias e quatro empates (dois deles pela Copa do Brasil, quando os catarinenses eliminaram o América-MG e garantiram vaga nos pênaltis nas oitavas de final).
Para o duelo diante do Paraná, a grande expectativa é pelo atacante Marcão, ex-Athletico e hoje com 35 anos, que pode fazer sua estreia. Já o volante Arilson chegou a sentir um desconforto na última partida (vitória por 1 a 0 contra o Novorizontino), mas trabalhou normalmente durante a semana e deve começar jogando neste domingo.
FICHA TÉCNICA
Criciúma x Paraná Clube
Criciúma: Gustavo; Alemão, Rodrigo, Marcel Scalese e Helder; Dudu Vieira, Hygor, Arilson (Eduardo) e Dudu Figueiredo; Luiz Paulo (Marcão) e Fellipe Mateus. Técnico: Paulo Baier
Paraná Clube: Bruno Grassi; Alex Murici, Jonathan Costa, Vinicius Guarapuava e Danilo; Moisés Gaúcho, Adriano Junior (Gabriel Pires) e Krieger; Gustavinho (Gabriel Pires), Reis e Gustavo França. Técnico: Maurílio Silva
Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS)
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC), domingo às 16 horas