Paraná Clube x Araucária: escalações, onde assistir, Vila vazia e desfalques de peso

Silvio Rauth Filho

João Gabriel (Crédito: Geraldo Bubniak)

O Paraná Clube joga nesta sexta-feira (dia 16) às 19h30 na Vila Capanema. O jogo, que não terá a preseça de torcedores, será contra o Araucária e vale pela 8ª (e penúltima) rodada da primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense.

O jogo será transmitido ao vivo e gratuitamente pelo canal da Federação Paranaense de Futebol no Youtube.

SEM TORCIDA
O Paraná Clube foi punido com a perda de cinco mandos de campo e não terá torcedores em cinco jogos em 2023. Com isso, não receberá torcedores nas partidas da primeira fase da competição. A punição foi aplicada pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) pela invasão do gramado por torcedores e tentativa de agressão a jogadores na partida contra o União, em 2022, que decretou o rebaixamento do time da capital. A Vila Capanema só terá portões abertos ao público novamente nas partidas das semifinais, caso o Paraná Clube se classifique.

DECISÃO
O Paraná está em 6º lugar, com 10 pontos. Os dez clubes se enfrentam em um turno único na primeira fase, totalizando nove rodadas. Os quatro melhores classificados avançam para as semifinais. O time da Vila Capanema precisa vencer o Araucária para seguir com chances de terminar entre os quatro primeiros. Na última rodada, o Paraná pega o líder Patriotas, em 25 de junho, na Vila Capanema.

SEMIFINAIS
As semifinais e as finais são disputadas em jogos de ida e volta, com a vantagem do mando de campo do segundo jogo para as equipes com melhor pontuação nas fases anteriores. Os dois melhores garantem vaga na primeira divisão em 2024. Os dois últimos são rebaixados para a terceira divisão.

ESCALAÇÃO
O técnico Fahel Júnior perdeu três importantes jogadores para a decisão desta sexta-feira. O lateral-direito Luis Roberto e o centroavante Liliu foram expulsos na vitória sobre o Iguaçu, em União da Vitória, e cumprem suspensão nesta sexta-feira. Liliu é o artilheiro do time em 2023, com cinco gols em sete jogos. Outra baixa importante é o ponta Romarinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Quem volta ao time é o zagueiro Marcão (ex-Athletico Paranaense), que cumpriu suspensão na última rodada.

ESQUEMA TÁTICO
No último jogo, o técnico do Paraná usou o esquema tático 5-4-1 para se defender e o 3-4-3 para atacar. Ele usou o ponta Diogo Carlos improvisado na ala-esquerda. No lado direito, terminou o jogo com o ponta Anderson Tanque na ala-direita. O jogador já havia atuado na lateral-direita em outros clubes.

A posição de Liliu deve ficar com o centroavante Lucas Gadelha, de 1,91m de altura, ex-Água Santa-SP. Adílio é o mais cotado para entrar como extremo (meia-ponta) na vaga de Romarinho. Anderson Tanque e o lateral Radeche são as opções para o lugar de Luís Roberto.

LANTERNA
O Araucária já está rebaixado para a terceira divisão. Em sete rodadas, o time sofreu sete derrotas, marcou três gols e sofreu 24. Fundado em 2018, o clube teve sua melhor temporada em 2020, quando foi seminalista da segunda divisão estadual. O elenco de 2023 é formado na maioria por jogadores sub-23. O centroavante é o colombiano Juan Mosquera, 20 anos, que ainda não marcou gols na competição.

PARANÁ x ARAUCÁRIA
Paraná: Felipe; Anderson Tanque (Radeche), Geovane, Marcão, Júlio Vaz e Diogo Carlos (Rafael Furlan); Romário, Gui Marques, Adílio (Anderson Tanque) e João Gabriel; Lucas Gadelha. Técnico: Fahel Júnior
Araucária: Eliomar; Fernando, Danilo, Pedro henrique, Leonardo Aurélio, João Pablo, Elias Araújo, Felipe Adão, Nilsinho, Mateus Lima e Juan Mosquera. Técnico: Augusto
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Local: Vila Capanema, sexta-feira às 19h30