Paraná Clube treina na Vila Capanema
Paraná Clube treina na Vila Capanema (Crédito: Valquir Aureliano)

Paraná Clube e Laranja Mecânica se enfrentam neste sábado (dia 25) às 18h30, na Vila Capanema, em Curitiba, pela 4ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Paranaense.

O jogo terá transmissão gratuita pelo Youtube da Federação Paranaense de Futebol.

Regulamento
Na 1ª fase, os 10 times se enfrentam uma vez, somando 9 rodadas. Os 4 melhores avançam para as semifinais. E os 2 finalistas serão promovidos à 1ª divisão de 2025.

Nomenclatura
A competição é chamada de ‘segunda divisão’ desde 2007, quando Helio Cury assumiu a presidência da FPF. O nome ‘Série Prata’ é usado no futsal. E o termo ‘Divisão de Acesso’ é genérico e se refere a todas as divisões abaixo da primeira – o Paraná também possui uma terceira divisão. Em 2024, a FPF vendeu o naming rights da 2ª divisão, recebendo o nome de Segundona Santa Cruz.

Provável escalação do Paraná Clube

O técnico Tcheco não vai contar com o meia-atacante Cristiano, 36 anos, lesionado. Outra baixa é o lateral/extremo Eltinho, 36 anos, que se recupera de lesão e ainda não estreou. O zagueiro Filipe Alves é outro que ainda não jogou pelo Paraná devido a lesão. Para sábado, a vaga de Cristiano deve ficar com o atacante Lucas Batatinha, 33 anos, ex-Operário.

Retorno à Vila Capanema

O Paraná Clube não joga com torcida como mandante na Vila Capanema há quase dois anos, há 657 dias. A última partida nessa condição foi contra o Pouso Alegre, pela Série D do Campeonato Brasileiro, em agosto de 2022. Em 2023, o clube foi punido e jogou sem torcida como mandante, devido ao tumulto provocado por torcedores no jogo contra o União Beltrão, pelo Paranaense de 2022. O único jogo com público em 2023 na Vila Capanema foi contra o Andraus, quando o Paraná era visitante.

Casa lotada
A Vila Capanema tem capacidade para 17 mil pessoas. Praticamente todos os ingressos foram vendidos e o estádio estará lotado neste sábado.

Estádios cheios
Nas duas primeiras rodadas da segunda divisão do Paranaense, o Paraná Clube quase lotou os estádios de Athletico Paranaense e Coritiba. Na estreia, colocou 36.891 pessoas na Ligga Arena (Arena da Baixada). No segundo jogo, registrou o maior público pagante de 2024 no Couto Pereira, 23.715, superando o Atletiba (22.439 pagantes).

Laranja Mecânica

Fundado em 2007 por empresário holandeses, o clube recebeu o nome em homenagem à seleção da Holanda. A sede é em Arapongas. Nos primeiros 15 anos de história, o clube focou apenas no trabalho de categorias de base. Só em 2021 começou a disputar competições profissionais. Foi 3º da 3ª divisão estadual naquele ano. Em 2022 e 2023, ficou em 6º lugar da 2ª divisão.

Resultados e elenco do adversário
O Laranja Mecânica vem de empates com Paranavaí e Nacional e derrota para o Patriotas. O elenco é formado por jogadores jovens – quase todos têm menos de 23 anos. O único veterano do elenco é o centroavante Alan Júnior, 31 anos, revelado pelo Coritiba. Ele tem um gol em três jogos em 2024. Ele passou 11 temporadas em Portugal, atuando por clubes menores. Em 2023, estava no Anapolina.

PARANÁ x LARANJA
Paraná: Sidão; Kauan, Lucão e Felix Jorge; Ueslei Brito, Guilherme Borges, Fábio Magrão, Alex Nemetz e Carlinhos; Lucas Batatinha e Liliu. Técnico: Tcheco
Laranja: Hugo; Gilberto, Samir, Diego Fracarolli e Simioni; Harinson, Samuel, Igor, João Victor e Dhiordan; Alan Júnior. Técnico: Fabinho Cunha
Árbitro: Matheus Bortolini
Local: Vila Capanema, sábado às 18h30
TV: Youtube da Federação Paranaense de Futebol