Paraná Clube x Patriotas: onde assistir, escalações, tensão e más lembranças

A partida é válida pela 7ª rodada da primeira fase doa Segunda Divisão Paranaense

Redação Bem Paraná
Tcheco

Tcheco (Crédito: Valquir Aureliano)

O Paraná Clube recebe o Patriotas neste sábado (15), às 18h30, na Vila Capanema. A partida é válida pela 7ª rodada da primeira fase doa Segunda Divisão Paranaense. Os dois times estão na zona de classificação às semifinais. Para o Paraná, o rival traz uma lembrança amarga.

A partida será transmitida pela TV FPF, no YouTube.

Em 2023, o Paraná estava na segunda divisão estadual e enfrentou o Patriotas na última rodada da primeira fase. Se vencesse, avançava à semifinal, o que lhe daria alguma chance de acesso naquele ano. O time vencia por 2 a 1 até os 50 minutos do segundo tempo, quando o Patriotas – que já estava classificado por antecedência – empatou. Com isso, quem se classificou à semifinal foi o PSTC – que depois eliminou o próprio Patriotas.

CAMPANHA

Neste ano, um dos alentos do Paraná é a campanha como mandante: foram três vitórias, cinco gols marcados e nenhum sofrido. É verdade que um dos jogos foi na Ligga Arena (1 a 0 sobre o Nacional) e outro foi no Couto (3 a 0 sobre o Apucarana). A Vila Capanema, palco neste sábado, recebeu apenas o triunfo diante do Laranja Mecânica (1 a 0).

Fora de casa, o Paraná ainda não venceu. Somou uma derrota (2 a 1 para o Rio Branco, em Paranaguá) e dois empates em 0 a 0, contra Foz (em Foz do Iguaçu) e Iguaçu (em União da Vitória).

TABELA

Com 11 pontos, o Paraná ocupa a 4ª posição na primeira fase. Se perder, pode até sair da zona de classificação – em caso de vitória do Nacional (8) sobre o Iguaçu. Se vencer, o Paraná passa à frente do Patriotas (13 pontos) e pode terminar a rodada na vice-liderança. O Patriotas, por sua vez, pode terminar a rodada como líder se vencer – está atrás do Rio Branco (15 pontos) e do Paranavaí (13)

ESCALAÇÃO DO PARANÁ

O Paraná Clube tem três baixas confirmadas: o atacante Liliu e o volante Magrão, machucados, e o lateral-esquerdo Carlinhos, que foi expulso diante do Iguaçu e cumpre suspensão. Na lateral, pode entrar o veterano Eltinho, 36 anos, que está recuperado de lesão e estrearia na competição. No meio, Bruno Silva será mantido como volante.  No ataque, Ítalo deve entrar, para compor um trio ao lado de Cristiano e de Ueslei Brito.

ESCALAÇÃO DO PATRIOTAS

O Patriotas também é de Curitiba: a sede fica no bairro Umbará. O clube foi fundado há três anos e em 2023 esteve perto de subir à primeira divisão – caiu diante do PSTC, nos pênaltis, na semifinal. Neste ano, o time é dirigido pelo veterano Claudemir Sturion, com ampla rodagem pelo futebol paranaense. Na última rodada, o Patriotas derrotou o líder Rio Branco em Paranaguá (1 a 0). Para este jogo, o treinador conta com a volta do zagueiro Daniel Oliveira, que cumpriu suspensão por cartões amarelos.

PARANÁ x PATRIOTAS

Paraná: Sidão; Eliandro, Lucão, Felix Jorge e Eltinho; Bruno Silva, Guilherme Borges e Alex Nemetz; Ueslei Brito, Cristiano e Ítalo. Técnico: Tcheco
Patriotas: Mateus Sales; Rhuan Rogério, Daniel Oliveira, Juan Sosa e Caio Queiroz; Juan Arrúa, Duda e Adão; Sato, Palacios e Everton Tiziu. Técnico: Claudemir Sturion
Árbitro: José Mendonça da Silva Jr.
Local: Vila Capanema, sábado, às 18h30