Paraná desafia jejum de 13 anos contra o Vasco

Silvio Rauth Filho

O Paraná Clube enfrenta o Vasco nesta terça-feira (dia 28) às 20h30, em São Januário, pela 13ª rodada da Série B. O time carioca lidera a competição, com 28 pontos. A equipe paranaense está na 10ª posição, com 17 pontos.

Além de viver um melhor momento, o time carioca leva ampla vantagem no retrospecto histórico em casa contra o Paraná. A última vitória do Tricolor da Vila Capanema sobre o Vasco em São Januário foi há 13 anos. Pelo Brasileirão de 2003, o time venceu por 4 a 1, com gols do atacante Maurílio, dos laterais Fabinho e Valentim e do zagueiro Cristiano Ávalos. A equipe, comandada pelo técnico Adilson Batista, contava naquela partida com jogadores marcantes da história do clube: o zagueiro Ageu, o goleiro Flávio, os volantes Fernando Miguel, Pierre e Goiano, o meia-atacante Caio e o centroavante Renaldo.

Depois daquele confronto, foram cinco jogos com mando do Vasco contra o Paraná, com um empate e cinco vitórias cariocas.

Para o confronto dessa terça-feira, o Paraná terá a volta do lateral-esquerdo Rafael Carioca. O zagueiro Pitty está suspenso por cartões amarelos. Seguem em recuperação e fora do time: os volantes Anderson Uchôa, Jean e Lucas Otávio, o zagueiro João Paulo e o meia Nadson.

Com a volta de Rafael Carioca, Fernandes pode deixar a lateral e jogar como volante. Com isso, Leandro Silva, que vem jogando como volante, pode atuar como zagueiro. O técnico Marcelo Martelotte não divulgou a escalação.

O Vasco venceu quatro dos cinco jogos como mandante na Série B 2016. A única derrota foi para o Paysandu. Já o Paraná só venceu uma partida como visitante (contra o Sampaio Corrêa). Nos demais jogos fora de casa, três empates e duas derrotas.

Para o jogo de terça-feira, o técnico do Vasco, Jorginho, espera um adversário retrancado. O Vasco é o protagonista da Série B. Todo mundo vem fechado a São Januário para buscar um ponto. O Paraná vai vir fechado, jogando no nosso erro. Temos que ter paciência, declarou.

VASCO x PARANÁ
Vasco: Martín Silva; Madson, Luan, Aislan e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Nenê, Andrézinho e Eder Luis; Leandrão. Técnico: Jorginho
Paraná: Marcos; Diego Tavares, Alisson, Zé Roberto e Rafael Carioca (Fernandes); Basso, Leandro Silva, Murilo Rangel e Válber; Robson e Lúcio Flávio. Técnico: Marcelo Martelotte
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, às 20h30