Rui Santos / Paraná Clube – O goleiro Renan

O Paraná Clube desafia o CRB e uma série de números negativos em Maceió nesta quinta-feira (17), às 21h30. Os dois se enfrentam pela 29ª rodada da Série B. O time paranaense aparece na zona de rebaixamento pela primeira vez na competição.

Na Série B, o Paraná soma 29 pontos e está em 17º lugar. Segundo as contas do técnico Gilmar Dal Pozzo, o time precisa vencer cinco das 10 partidas restantes para evitar a queda. Nesse caso, chegaria a 44 pontos. Com essa pontuação, a chance de escapar da degola é de 90%, segundo o site Chancedegol.

Dos 10 adversários restantes, quatro disputam o acesso à primeira divisão. E cinco brigam contra o rebaixamento. O CRB seria um deles. A equipe alagoana está em 15º lugar, com 34 pontos. O Figueirense, último time de fora da zona de degola, tem 31 pontos.

“Nós temos a oportunidade contra o CRB de trazer mais um time para a briga e em um momento inconstante”, disse o goleiro Renan. “Temos que saber tirar proveito disso, mas sempre focado e preocupado com a nossa ideia de jogo para fazer as coisas acontecerem”, completou.

Outro número negativo é o reflexo do momento da equipe paranaense. O Paraná vem de oito derrotas seguidas. Curiosamente, foi uma vitória de 2 a 0 sobre o CRB, ainda no primeiro turno, que marcou o último bom momento da equipe. Depois disso, o time venceu apenas uma vez – 4 a 0 sobre o Oeste – nas 18 partidas seguintes. Para piorar, o Paraná tem o segundo pior desempenho como visitante em toda a Série B: somou apenas 21% dos pontos e perdeu metade dos jogos que disputou longe da Vila Capanema. Em casa, o CRB consegue 58% dos pontos disputados.

“Vamos em busca dessa primeira vitória, que é o mais importante para quebrar essa dinâmica de resultados ruins”, afirmou o goleiro. “A partir daí, a gente vai desenhando o que realmente precisa”.

Para esta quinta-feira, Dal Pozzo poderá contar com o retorno do zagueiro Fabrício, recuperado de Covid-19. O lateral Jean Victor, que estava com coronavírus, e o atacante Bruno Gomes, que estava lesionado, devem começar o jogo contra o CRB. Eles já entraram no decorrer da última partida – a derrota de 1 a 0 para o América-MG. O meia Renan Bressan e o atacante Wandson, infectados com a Covid-19, ficam de fora.

CRB

No CRB, o técnico Ramon Menezes deverá repetir quase toda a escalação da última partida – na rodada anterior, o time perdeu para a Chapecoense por 3 a 2. Sem o zagueiro Xandão, suspenso, Ramon pode promover o retorno de Gum, que foi poupado em Chapecó.

CRB x PARANÁ

CRB: Douglas Borges; Reginaldo, Gum, Thalisson Kelven e Hugo; Claudinei, Wesley e Diego Torres; Luidy, Lucão e Iago Dias. Técnico: Ramon Menezes
Paraná: Renan; Paulo Henrique, Rafael Lima, Fabrício e Jean Victor; Jhony Douglas e Karl; Andrew, Higor Meritão e Thiago Alves; Bruno Gomes. Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Árbitro: Ronei Cândido Alves (NG)
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió, quinta-feira, às 21h30