Paraná duela com o América para evitar ZR e vexame histórico

Redação Bem Paraná

Rui Santos / Paraná Clube - Paulo Henrique (com a bola):

O Paraná Clube enfrenta o América-MG neste sábado (12), às 18h30, em Belo Horizonte. A partida é válida pela 28ª rodada da Série B. Em que pese a dificuldade de se enfrentar o vice-líder da competição, o time paranaense joga com dois objetivos: evitar entrar na zona de rebaixamento e evitar um vexame histórico.

Na Série B, o Paraná perdeu as últimas sete partidas e igualou um recorde histórico, que foi estabelecido em 2008. Se perder neste sábado, somará oito derrotas consecutivas, algo que nunca ocorreu na história do clube.

Para piorar, o Paraná pode acabar a rodada na zona de rebaixamento – algo que ainda não havia acontecido na Série B. Com 29 pontos, o time está em 16º lugar. O Figueirense, que abre a zona de degola, tem 28 pontos. E o Náutico, 18º colocado, tem 27. No momento, o time paranaense é um dos quatro com mais chances de descenso, segundo o site Chancedegol. Estatisticamente, o time tinha 63,9% de possibilidade de degola até a quarta-feira, mas o porcentual aumentou para 65,8% depois que o Náutico derrotou o Brasil por 1 a 0, na quinta-feira (10).

“Depende das nossas forças. Estamos a 1 ponto do Figueirense. Temos que tirar força de onde não temos”, disse o lateral Paulo Henrique. Se por um lado ele admite o risco de mais uma derrota, por outro ele coloca a partida contra o América-MG como um possível divisor de águas. “Enfrentar uma equipe como o América é o momento ideal para uma reviravolta. Temos que ter tudo organizado e planejado”.

Para este sábado, o técnico Gilmar Dal Pozzo não poderá contar com os zagueiros Fabrício, Salazar e Guilherme Lacerda, o lateral Juninho, o meia Renan Bressan e Lucas Sene e os atacantes Matheus Matias e Wandson, todos com a Covid-19. O lateral Jean Victor se recuperou do vírus, mas é dúvida.

O problema é a defesa. Além disso, o zagueiro Philipe Maia passou por uma cirurgia no nariz – ele sofreu fratura na terça-feira, na derrota de 2 a 0 para o Figueirense – e foi vetado. Dal Pozzo tem apenas dois defensores disponíveis: Rafael Lima e Hurtado. E nenhum lateral-esquerdo. As opções seriam escalar o volante Luan na zaga e o zagueiro Hurtado como lateral. Com isso, Jhony Douglas voltaria ao meio-de-campo. Outra opção é improvisar o atacante Gabriel Pires na lateral.

América-MG

O América-MG está em 2º lugar na Série B, com 50 pontos – sete acima do 5º colocado. O técnico Lisca (ex-Paraná) tem cinco desfalques para este sábado. O volante Zé Ricardo (machucado), os meias Geovane (suspenso), Juninho e Alê (com a Covid-19) e o atacante Marcelo Toscano (suspenso), que não tem sido aproveitado como titular. Assim, o meio-de-campo deverá ter Flávio, Léo Gomes e Calyson.

AMÉRICA-MG x PARANÁ

América-MG: Matheus Cavichioli; Daniel Borges, Messias, Anderson e João Paulo; Flávio, Léo Gomes e Calyson; Ademir, Felipe Azevedo e Rodolfo. Técnico: Lisca
Paraná: Renan; Paulo Henrique, Rafael Lima, Hurtado e Gabriel Pires (Jhony Douglas); Luan e Karl; Andrew, Vitinho e Thiago Alves; Andrey. Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Árbitro: Vinicius Gomes do Amaral (RS)
Local: Estádio Independência, sábado, às 18h30