Divulgação / Rui Santos / Paraná Clube – Dal Pozzo: “Envolvimento e dedicação”

O Paraná está na zona de rebaixamento na Série B e estabeleceu um recorde negativo. Tudo isso depois de ter sido derrotado pelo América-MG por 1 a 0, no sábado (12), em Belo Horizonte. Apesar disso, o técnico Gilmar Dal Pozzo confia que o time paranaense não será rebaixado.

“Hoje me sinto muito mais confiante, embora a gente tenha entrado na zona do rebaixamento”, disse ele, após a partida.

O Paraná está com 29 pontos, em 17º lugar na competição. O Figueirense, 16º colocado, tem 31. E o Náutico. 18º, está com 27. Restam 10 jogos para o fim da Série B. O primeiro desses jogos será em Maceió (AL), contra o CRB, na próxima quinta-feira. “Para continuar esses dez jogos, esses atletas mostraram muito empenho, muito envolvimento e dedicação”, afirmou o treinador.

Além de entrar na zona de rebaixamento, o Paraná estabeleceu um vexame histórico ao perder para o América-MG: acumulou 8 derrotas seguidas, fato inédito na vida do clube. Nos últimos 17 jogos, o time venceu apenas um.

O jogo

Para seu segundo jogo no comando do Paraná, o técnico Gilmar Dal Pozzo não pôde contar com os zagueiros Fabrício, Salazar e Guilherme Lacerda, o lateral Juninho, o meia Renan Bressan e Lucas Sene e os atacantes Matheus Matias e Wandson, todos com Covid-19. Além disso, o zagueiro Philipe Maia passou por uma cirurgia no nariz – ele sofreu fratura na terça-feira, na derrota de 2 a 0 para o Figueirense – e foi vetado.

Com tantos desfalques, a saída para o comandante paranista foi improvisar: na zaga entrou o volante Luan e o zagueiro Hurtado foi improvisado na lateral. No meio de campo, Jhony Douglas recebeu uma chance.

Fora de casa e repleto de desfalques, a estratégia do Paraná foi tentar ‘amarrar’ o adversário, marcando firme no próprio campo e buscando espaços para o contra-ataque. Na prática, isso se traduziu em um jogo truncado, com ambas as equipes tendo dificuldade para concluir as jogadas. Isso durou até os 33 minutos do segundo tempo, quando Ademir escapou pela direita e cruzou para Calyson, livre nas costas dos marcadores, chutar no canto e abrir o placar.

Em desvantagem, o Paraná finalmente procurou sair para o ataque. Aos 36 minutos, até chegou a sofrer o segundo gol, mas o árbitro Vinícius Gomes do Amaral assinalou impedimento no lance.