
O Paraná Clube já não tem mais chance de terminar a primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro na liderança do Grupo 7. Na tarde deste sábado (9 de julho), jogando no Estádio 1º de Maio, o Tricolor conseguiu derrubar a sequência de 12 jogos sem tomar gol do São Bernardo, abrindo o placar aos 19 minutos do primeiro, com um golaço de falta de André Krobel. A vantagem, no entanto, não foi sustentada por conta da boa atuação do Tigre do ABC, que dominou o confronto contra os paranistas e chegou ao empate aos 29 minutos da etapa inicial.
Com o placar, os paulistas garantem a liderança do Grupo 7 da quarta divisão, com 27 pontos conquistados em 13 rodadas. Os paranaenses aparecem em seguida, com 23 pontos. Para garantir a vice-liderança uma rodada antes do fim da primeira fase, o Tricolor torce amanhã por uma derrota ou um empate da Portuguesa-RJ, que enfrenta o Oeste na Arena Barueri.
No próximo final de semana o Paraná joga na Vila Capanema contra o Oeste, às 15 horas, enquanto o São Bernardo visita a Portuguesa-RJ no mesmo horário. É a rodada derradeira da primeira fase da Série D, que depois iniciará a etapa de mata-mata.
REGULAMENTO
Paraná Clube e São Bernardo entraram em campo já classificados para a fase eliminatória da quarta divisão do Campeonato Brasileiro. A partir da segunda fase a disputa entre as equipes será no sistema mata-mata, com jogos de ida e volta.
Pelo regulamento, quem tiver melhor campanha na soma das fases anteriores terá o mando de campo da partida de volta do mata-mata. Além disso, na próxima fase o primeiro colocado de um grupo enfrenta o quarto colocado de outro e o segundo pega o terceiro. No caso do Grupo 7, o enfrentamento será contra as equipes classificadas do Grupo 8, que hoje tem Caxias (1º), Azuriz (2º), FC Cascavel (3º) e Aimoré (4º) como líderes.
ESCALAÇÃO DO PARANÁ
Com o Paraná Clube jogando fora de casa, o técnico Omar Feitosa resolveu mudar a formação tática e a estratégia de jogo da equipe. Em vez do 4-2-3-1 com um atacante de referência, o treinador paranista optou por um 4-3-3, reforçando a marcação no meio de campo com três volantes (Moisés Gaúcho, Vinicius Kiss e Evandro) e apostando num ataque mais veloz e ágil com Rafael Silva mais centralizado e Everton Brito e Marcelinho caindo mais pelos lados.
Na escalação do Tricolor, duas novidades: o lateral-esquerdo Cèsar Morais, com desgaste físico excessivo, foi substituído por Rael. Além disso, o centroavante Carlos Henrique deixou o onze inicial para a entrada do volante Evandro.
PRIMEIRO TEMPO
Ao longo de todo o primeiro tempo o cenário da partida foi o mesmo. O Paraná ficava mais em seu próprio campo e tentava explorar os contra-ataques, enquanto o São Bernardo controlava o jogo (ofensiva e defensivamente) com mais posse de bola e utilizava as jogadas pelas alas (com Eduardo Diniz e Alex Reinando apoiando constantemente) para tentar superar a marcação adversária.
Apesar do maior volume de jogo dos paulistas, os paranaenses é que acabaram abrindo o placar , aos 19 minutos: Marcelinho sofreu uma falta de Rodrigo Souza perto da área do São Bernardo e André Krobel é quem foi para bola. Na batida, acertou uma cobrança rara, linda, no ângulo e sem chance de defesa para o goleiro Alex Alves. Foi o primeiro gol sofrido pelo Tigre do ABC em 13 partidas n Série D. Confira o golaço clicando AQUI.
O São Bernardo, no entanto, não se deixou abater pela desvantagem. Buscou o empate aops 29 minutos, com João Carlos aproveitando o cruzamento de Alex Reinaldo, e esteve perto da virada já nos acréscimos, mas João Carlos não conseguiu aproveitar o cruzamento de Eduardo Diniz e Lelê acabou finalizando mal na sequência.
SUBSTITUIÇÕES
O Paraná fez sua primeira mudança ainda no primeiro tempo, após Evandro se lesionar ao tentar realizar um desarme. O volante Liucas Buchecha entrou em seu lugar. Na volta do intervalo, troca entre irmãos, com Everton saindo de campo para entrada do gêmeo Ueslei Brito. Depois, novas mudanças foram feitas aos 21 e aos 30 minutos, com Iacovelli e Lucas Oliveira substituindo Marcelinho e Vinicius Kiss, respectivamente.
No São Bernardo, o técnico Márcio Zanardi fez a primeira substituição aos 19 minutos da segunda etapa, com Hugo Sanches na vaga de Alex Reinaldo. Aos 31, Lucas Mota e Ruan entraram nos lugares de Minho e ítalo. Aos 36, foi vez de Adenílson substituir Vitinho.
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa teve um desenrolar parecido com o da primeira etapa. De um lado, o São Bernardo tinha a posse de bola, volume de jogo e buscava o gol. Do outro, o Paraná se defendia. E fazia praticamente só isso, porque pouco conseguia produzir no contra-ataque e não teve qualquer chance em bola parada.
Dessa forma, as melhores chances para mexer no placar foram do time mandante, que teve duas grandes oportunidades aos 25 e aos 26 minutos, mas acabou parando no goleiro Felipe.
FICHA TÉCNICA
SÃO BERNARDO 1 x 1 PARANÁ
São Bernardo: Alex Alves; Islan, Matheus Salustiano e Ítalo (Ruan); Alex Reinaldo (Hugo Sanches), Rodrigo Souza, Vitinho (Adenílson) e Eduardo Diniz; Lelê, João Carlos e Minho (Lucas Mota). Técnico: Márcio Zanardi
Paraná: Felipe; André Krobel, Franklin, Dirceu e Rael; Evandro (Lucas Buchecha), Vinícius Kiss (Lucas Oliveira) e Moisés Gaúcho; Everton Brito (Ueslei Brito), Rafael Silva e Marcelinho (Iacovelli). Técnico: Omar Feitosa
Gols: André Krobel (19-1º) e João Carlos (29-1º)
Cartões amarelos: Rafael Silva, Vinicius Kiss, André Krobel (P); Matheus Salustiano, Eduardo Diniz (S);
Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
Local: Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo (SP), sábado às 16h
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
11 – Minho recebe pela esquerda, corta para o meio, invade a área e chuta cruzado. A bola desvia na zaga.
15 – Bola bem trabalhada pelo São Bernardo, saindo da direita para a esquerda. Eduardo Diniz fica com ela pela esquerda, na entrada da área, e chuta. A bola desvia na defesa e sai em escanteio.
17 – Cobrança de escanteio fechada de Alex Reinaldo. Matheus Salustiano
18 -Chutão pra frente do goleiro Felipe. Marcelinho fica com a bola, faz boa jogada individual e acaba sendo derrubado na entrada da área por Rodrigo Souza. Falta perigosa.
19 – Gol do Paraná! E que golaço! André Krobel vai para a cobrança de falta pela esquerda, na entrada da área. Ele bate cruzado, no canto e perto do ângulo, sem chance para o goleiro Alex Alves.
21 – Chute de longe de Lucas Bochecha, que manda para fora, com perigo.
25 – Contra-ataque do São Bernardo. João Carlos entra sozinho na área e toca na saída do goleiro. Abola vai pingando rumo ao gol, mas Franklin aparece para dar um bico na bola e tirar o perigo.
29- Gol do São Bernardo! Cruzamento de Alex Reinaldo na cabeça de João Carlos. Bem posicionado, o centroavante não desperdiça e testa firme pro fundo da rede.
34 – Minho dá chapéu na entrada da área em Moisés Gaúcho e em seguida é derrubado. Falta perigosa.
35 – Vitinho vai para a cobrança de falta e chuta forte buscando o canto. A bola passa por cima do gol.
43 – Everton Brito recebe pela esquerda o passe de Everton Brito, corta para o meio, invade a área e chuta buscando o canto mais próximo. A finalização sai sem tanta força e Alex Alves cai para defender.
46 – Cruzamento de Eduardo Diniz, a bola passa em frente ao gol e João Carlos não alcança. Na segunda trave, Lelê tenta a finalização, mas pega mal na bola e em seguida o goleiro Felipe afasta a bola.
Segundo tempo
1 – Alex Reinaldo recebe a bola perto da linha de fundo e tenta surpreender com um chute forte direto pro gol. A bola vai para fora.
7 – Chute perigoso de Minho de fora da área. A bola passa ao lado do gol.
16 – Bola cruzada na área do Paraná. Felipe sai mal e não encontra nada e João Carlos aparece para cabecear, mas manda para fora.
25 – Cobrança de escanteio do São Bernardo. A bola chega na cabeça de Islan, que testa firme. Felipe faz uma grande defesa e a zaga afasta o perigo na sequência.
26 – João Carlos chuta foprte de fora da área e Felipe espalma, praticando mais uma grande defesa.
43 – Chute cruzado de Lucas Mota e o goleiro Felipe só acompanha a saída da bola, que passa ao lado do gol.