Paraná inicia Série B de 2019 melhor do que no ano do Acesso

Time comandado por Matheus Costa somou 13 pontos em oito rodadas. Em 2017 foram 12 pontos nesse mesmo período

Rodolfo Luis Kowalski

Valquir Aureliano - Comemoração no Paratiba: com virada heroica no Couto Pereira

Dia 08 de junho de 2019. Pressionado, o Paraná Clube vai ao Couto Pereira (lotado) jogar o clássico contra o Coritiba, que brigava por uma vitória para alcançar o G4 e também deixar o rival o rival próximo da zona de rebaixamento. O técnico Matheus Costa estava pressionado e havia até mesmo quem falasse em demissão no caso de um tropeço. Afinal, já eram quatro jogos sem vitórias, com dois empates consecutivos sem gols em casa (contra Guarani e Oeste).

Depois de ficar duas vezes atrás do placar, o elenco paranista encontrou forças na segunda etapa para alcançar uma virada histórica e frustrar os mais de 30 mil coxa-brancas que marcaram presença no estádio. Na última rodada, terça-feira passada, mais um duelo regional, desta vez contra o Operário, e mais uma vitória: 1 a 0 na Vila Capanema.

Foi assim, na base da superação (e com a reação de Jenison, que depois de sete jogos sem marcar gols voltou a balançar as redes em duas partidas consecutivas) que o Paraná, em menos de quatro dias, deu a volta por cima na Série B. Uma recuperação, inclusive, que já coloca a equipe de Matheus Costa em melhor condição em relação ao time de 2017, ano em que o Paraná garantiu o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Na atual temporada, o clube já somou 13 pontos em oito jogos e aparece na sétima colocação, com três vitórias e nove gols marcados (saldo de um gol positivo). Em 2017, a posição a essa altura do campeonato era a mesma (7ª), mas o time havia somado menos pontos: 12, com três vitórias e sete gols marcados (o saldo, contudo, era de + 5 tentos).

A salvo no cargo após momentos de turbulência, Matheus Costa já pensa na montagem do elenco para o restante da temporada. Durante a últma semana indicou que alguns jogadores poderão sair e que contratações serão feitas.

A prioridade, ao que tudo indica, é o ataque, mais especificamente um centroavante, já que o reserva imediato de Jenison, Marlyson, sofreu grave lesão e só volta a jogar em 2020. Por outro lado, o jovem volante Jhonny Lucas, de 19 anos, deve deixar o clube em breve. Após ser especulado em equipes europeias, o garoto, estaque das seleções de base do Brasil, estaria na mira de equipes da Ásia.

COMPARATIVO SÉRIE B – HISTÓRICO NA 8ª RODADA

PARANÁ

2019
Pontos: 13
Posição: 7º
Vitórias: 3
Gols pró: 9
Saldo de gols: + 1

2017
Pontos: 12
Posição: 7º
Vitórias: 3
Gols pró: 7
Saldo de gols: + 5