Paraná leva 2 a 0 do Figueirense e sofre a 7ª derrota seguida na Série B

Lycio Vellozo Ribas

Valquir Aureliano

O Paraná Clube tinha estreia de treinador, jogava em casa, estreava reforços e enfrentava um time da zona de rebaixamento. Mesmo assim, não conseguiu vencer. Perdeu de 2 a 0 para o Figueirense, dentro da Vila Capanema, na noite desta quarta-feira (9). A partida era válida pela 27ª rodada da Série B.

Foi a 9ª partida seguida sem vitória do Paraná Clube na Série B. E a 7ª derrota seguida.

ATUAÇÕES: Veja quem jogou bem e quem jogou mal na derrota do Paraná

Com o resultado desta quarta, o Paraná ficou com 29 pontos, ainda na 16ª posição da Série B. A distância que o separa da zona de degola apertou ainda mais. O Figueirense, 17º colocado, foi a 28.

A partida marcou a estreia do técnico Gilmar Dal Pozzo à frente do clube paranaense. Ele foi contratado para o lugar de Rogério Micale, que só somou um ponto em seis jogos à frente do clube e acumulava cinco derrotas seguidas até ser demitido. No último jogo, o time foi comandado pelo auxiliar Vitor Hugo Annes e acabou perdendo por 2 a 1.

TABELA

O Paraná volta a campo no próximo sábado (12), às 18h30, quando enfrenta o América-MG, em Belo Horizonte

ESCALAÇÃO

O Paraná já não tinha Os zagueiros Fabrício, Salazar e Guilherme Lacerda, o lateral Jean Victor e os atacantes Bruno Lopes e Matheus Matias, por terem testado positivo para coronavírus. Só que a situação piorou horas antes da partida. O clube confirmou que o lateral Juninho, os meias Lucas Sene, Renan Bressan e o atacante Wandson testaram positivo para Covid-19 e também viraram desfalque. Juninho, Renan Bressan e Wandson seriam escalados. “O grande desafio é achar uma solução neste momento. Todas as equipes estão passando por esse problema de Covid-19”, disse o treinador. Ao menos, o técnico Gilmar Dal Pozzo pôde contar com o lateral Paulo Henrique (recuperado de lesão), o zagueiro Philipe Maia e os meias-atacantes Andrey e Thiago Alves, que haviam cumprido suspensão. Além disso, ele promoveu as estreias do goleiro Renan e o atacante Andrew, registrados como reforços na última segunda-feira (7).

Dal Pozzo havia dito que fez testes com três zagueiros e com três volantes. Colocou mesmo três zagueiros de ofício, mas na verdade Hurtado foi escalado como lateral-esquerdo. E acabou escalado o time no 4-2-3-1 mesmo. “O Paraná tem que fazer um jogo equilibrado, ter posse de bola, jogar e fazer por merecer o resultado”, afirmou o treinador.

PRIMEIRO TEMPO

O Paraná tentou manter a posse de bola, mas não conseguia trocar passes no meio-de-campo. Sempre esbarrava na marcação forte do Figueirense. Com isso, o time da casa passou a apostar em bolas longas, também sem sucesso. Por outro lado, o time também não dava espaço aos catarinenses. Como consequência, o primeiro tempo foi muito pobre em chances de gol. A primeira finalização só saiu aos 23 minutos – Rafael Lima cabeceou para fora. A segunda foi de Andrew, aos 29, para fora. E foi só isso até o fim do primeiro tempo.

SEGUNDO TEMPO

O panorama não mudou na etapa final. O Paraná tentava manter a bola, mas não conseguia criar chances, nem mesmo com as Thiago Alves e Andrew trocando de posição. Aos 20 minutos, Dal Pozzo colocou Guilherme Biteco e Leo Castro nos lugares de Andrew e Vitinho. Mas, aos 21, o Figueirense aproveitou uma falha de Philipe Maia e fez 1 a 0, gol de Bruno Michel, na primeira vez que finalizou na partida.

Depois do gol, o Paraná tentou reagir, mas esbarrou na mesma falta de criatividade. Acabou dando espaços. Quase levou o segundo gol, aos 35 minutos, mas Geovane Itinga mandou na trave. Aos 39, Guilherme fez 2 a 0, ao acertar o ângulo direito de Renan. As últimas trocas – Hurtado por Higor Meritão, Andrey por Luiz Fernando – pouco deram resultado. E o time paranaense amargou mais uma derrota.

ESTATÍSTICAS

Ao fim de 90 minutos, o Paraná somou 7 finalizações (1 certa), 56% de posse de bola, 70% de passes certos e 3 escanteios. O Figueirense obteve 5 finalizações (3 certas), 44% de posse de bola, 68% de passes certos e 3 escanteios. Os números são do site Sofascore.

PARANÁ 0 x 2 FIGUEIRENSE

Paraná: Renan; Paulo Henrique, Philipe Maia, Rafael Lima e Hurtado (Higor Meritão); Luan (Gabriel Pires) e Karl; Andrew (Biteco), Vitinho (Leo Castro) e Thiago Alves; Andrey (Luiz Fernando). Técnico Gilmar Dal Pozzo
Figueirense: Rodolfo; Everton Santos, Guilherme Thiago, Vitor Mendes e Renan Luís; Patrick e Nonato (Jonathan); Dudu (Guilheme), Bruno Michel (Alemão) e Diego Gonçalves (Lucas Carvalho); Alecsandro (Geovane Itinga). Técnico: Jorginho
Gols: Bruno Michel (21-2º), Guilherme (37-2º)
Cartões amarelos: Vitinho, Alecsandro, Dudu, Bruno Michel
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Local: Vila Capanema, em Curitiba

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

23 – Vitinho cobra escanteio. Rafael Lima cabeceia à direita do gol

26 – Hurtado lança. Vitor Mendes fura. Andrew sai na cara do gol e chuta para fora

37 – Thiago Alves rouba bola e toca para Andrey, que tabela com Vitinho e recebe na área. Rodolfo sai aos seus pés e pega

SEGUNDO TEMPO

12 – Andrey arranca com a bola, entra na área e chuta torto, para fora

21 – Gol do Figueirense. Philipe Maia falha ao tentar afastar uma bola longa. Bruno Michel arranca sem marcação e toca na saída de Renan

26 – Biteco recebe de Paulo Henrique e chuta de fora da área, mas por cima do gol

35 – Hurtado afasta mal a bola da área. Lucas Carvalho toca para Geovane Itinga. Ele finaliza, a bola resvala em Rafael Lia e pega na trave

37 – Biteco cobra falta de longe A bola vai a gol e Ronaldo pega

39 – Gol do Figueirense. Após cobrança de arremesso lateral, Nonato toca de peito para Lucas Carvalho, que ajeita. Ainda fora da área, Guilherme mata no peito, bate de primeira e acerta o ângulo direito

43 – Após escanteio, Philipe Maia cabeceia para fora