Paraná perde em casa para o Apucarana e se complica na Segundona paranaense; técnico é demitido

Lycio Vellozo Ribas

Robson Mafra

O Paraná Clube perdeu para o Apucarana Sports por 1 a 0, na Vila Capanema, na noite desta sexta-feira (26). A partida abriu a 5ª rodada da primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. Após a partida, o técnico Marcão foi demitido.

Com o resultado, o time da capital está em 6º lugar, com 6 pontos. O time venceu na primeira rodada, depois empatou três jogos seguidos e nesta sexta-feira perdeu a invencibilidade. Além disso, ficou mais longe da zona de classificação para as semifinais. E pode cair mais posições, dependendo dos resultados da 5ª rodada. Faltam apenas quatro rodadas. A equipe do Interior foi a 7 pontos.

Na próxima rodada, o Paraná Clube enfrenta o Laranja Mecânica, fora de casa, no sábado (3), às 15h30.

ATUAÇÕES: Quem jogou bem e quem jogou mal no Paraná diante do Apucarana

FÓRMULA

Os dez clubes se enfrentam em um turno único na primeira fase. Os quatro melhores classificados avançam para as semifinais. As semifinais e as finais são disputadas em jogos de ida e volta, com a vantagem do mando de campo do segundo jogo para as equipes com melhor pontuação nas fases anteriores. Os dois melhores garantem vaga na primeira divisão em 2024. Os dois últimos são rebaixados para a terceira divisão.

SEM TORCIDA

O jogo desta sexta-feira foi com portões fechados, sem torcida no estádio. O clube da capital foi punido com a perda de cinco mandos de campo e não terá torcedores em cinco jogos em 2023. A punição termina ao final da primeira fase da competição. A partir das semifinais, caso se classifique, o Paraná volta a receber torcedores na Vila Capanema.

TORCIDA

Ainda antes do intervalo de jogo, quando o Paraná perdia de 1 a 0, torcedores que estavam do lado de fora da Vila Capanema quebraram o portão de acesso dos ônibus por onde entram os jogadores. Eles conseguiram avançar até o segundo portão, no pátio do estádio.

ESCALAÇÃO

No Paraná Clube, o técnico Marcão improvisou o lateral-direito Luis Roberto na esquerda, com a entrada de Guilherme Radeche na direita. O titular da lateral-esquerda, Rafael Furlan, passou por uma artroscopia no joelho e só deve retornar na metade de junho. O reserva imediato, Thauã, estava suspenso. No meio, o zagueiro Geovane (ex-Coritiba) foi escalado como volante, junto com Guilherme Pitbulll, no esquema 4-2-3-1. Na ponta-direita, Diogo tomou o lugar de Anderson Tanque.

PRIMEIRO TEMPO

Em casa, o Paraná tentou tomar iniciativa, mas errava muitos passes no meio-de-campo, apresentava certo nervosismo quando tinha a bola no pé e perdia divididas. Tanto que não criou nenhuma chance de gol. Para piorar, o Apucarana marcou 1 a 0 na primeira chance que teve, aos 13 minutos, com Roberto Júnior. Em desvantagem, o time da Vila Capanema não apresentou evolução. Não conseguiu finalizar nenhuma vez até os 28 minutos, quando Liliu cabeceou, para defesa fácil do goleiro Flaysmar.

Aos 32 minutos, Marcão mexeu na equipe, colocando o meia-ponta Anderson Tanque no lugar de Guilherme Radeche. Luis Roberto passou para o lado direito. E Diogo passou para a lateral-esquerda. Depois da troca, o Paraná passou a ter domínio territorial, mas não produziu nenhuma chance de gol. A etapa terminou com uma finalização certa de cada lado, só que a do Apucarana entrou.

SEGUNDO TEMPO

Para a etapa final, o Paraná voltou com Caio e Gui Marques no meio-de-campo. Saíram o volante Guilherme Pitbull e o zagueiro Luiz Eduardo – Geovane foi recuado para a zaga. Mas o time não se acalmou. E só não levou o segundo gol, aos 6 minutos, porque Felipe fez boa defesa. Ao passo que o time da casa não conseguia criar nenhuma jogada, fosse pelo meio ou pelos lados, o Apucarana trancava o meio-de-campo e deixava o tempo correr.

Aos 22 minutos, Adílio entrou no lugar de Romarinho e ficou de meia avançado. João Gabriel passou a cair pelo lado esquerdo. Aos 35, Lucas Gadelha substituiu Gui Marques no meio-de-campo. Até o fim, o Paraná seguiu sem criar jogadas e insistiu muito em bolas altas, sem sucesso. Nem quando teve um jogador a menos – Thiago Gago foi expulso aos 44 minutos – e com 12 minutos de acréscimos, o time da casa conseguiu se sobressair. No máximo, mandou uma bola na trave, com Lucas Gadelha. E acabou derrotado.

PARANÁ 0 x 1 APUCARANA

Paraná: Felipe; Guilherme Radeche (Anderson Tanque), Luiz Eduardo (Gui Marques, depois Lucas Gadelha), Marcão e Luis Roberto; Guilherme Pitbull (Caio) e Geovane; Diogo, João Gabriel e Romarinho (Adílio); Liliu. Técnico: Marcão
Apucarana: Flaysmar; Anderson Pena (João Rhyan), Dipão, Marcelo Xavier e Biro Biro; Djair (Mateus Freire) e Serginho Paulista; Thiago Gago, Robert (Patrick) e Diego Paulista (Nelsinho); Roberto (Mateus Paraná). Técnico: Rafael Andrade
Gols: Roberto (13-1º)
Cartões amarelos: Guilherme (Apucarana, no banco de reservas), Dipão, Geovane, Marcão, João Rhyan, Thiago Gago, Lucas Gadelha
Expulsão: Thiago Gago (44-2º)
Árbitro: Ivan Correa Laureano
Local: Vila Capanema, em Curitiba, sexta-feira