Quarto colocado na Série B de 2017 com 64 pontos e com acesso à Série A garantido, confira onde estão os jogadores que fizeram parte da histórica campanha do Paraná Clube em 2017.
- GOLEIRO:
- Nome: Richard
- Posição: Goleiro
- Idade: 34 anos (26 em 2017)
- Clube atual: Ceará
- Jogos na campanha do acesso: 32 jogos
Contratado por empréstimo junto ao Água Santa como peça para substituir os goleiros: Léo Vieira (hoje na Chapecoense) que vinha sofrendo com lesões recorrentes e Marcos que iria se aposentar no final da temporada já com 41 anos, Richard chegou ao tricolor e assumiu a titularidade da posição na campanha do acesso para a Série A, sofrendo apenas 24 gols nos 32 jogos que atuou.
Richard foi o 2º jogador com a maior minutagem do tricolor na Série B de 2017, atrás apenas do zagueiro Eduardo Brock que esteve em campo em 37 das 38 rodadas da competição.
Após 63 partidas pelo Tricolor da Vila, Richard foi contratado pelo Ceará em janeiro de 2019, e há mais de seis temporadas defende as cores do Vozão.
DEFENSORES
- Nome: Eduardo Brock
- Posição: Zagueiro/ Lateral Esquerdo
- Idade: 34 anos (26 em 2017)
- Clube atual: Avaí
- Jogos na campanha do acesso: 37 jogos
Capitão da campanha do acesso e jogador com o maior número de jogos pelo Paraná na Série B de 2017, Eduardo Brock foi um dos responsáveis pela solidez defensiva da equipe na competição, que sofreu apenas 28 gols em 38 jogos, deixando o Paraná com a 3ª melhor defesa da Série B de 2017 atrás apenas de América Mineiro e Internacional (campeão e vice-campeão) que sofreram 25 e 26 gols respectivamente.
Com uma expressiva marca de 37 jogos nas 38 rodadas do campeonato, Brock foi o jogador com a maior minutagem do Paraná na Série B, totalizando 3.330 minutos em campo. Brock ficou de fora apenas de 1 jogo no Brasileiro, na 11ª rodada, quando suspenso pelo 3º cartão amarelo não enfrentou o Ceará na vitória do Tricolor por 1 a 0 na Vila Capanema.
Após recusar a proposta de renovação contratual para 2018, Brock deixou o Paraná depois de 57 jogos. Em seguida, Eduardo atuou por: Goiás, Ceará, Cruzeiro e Cerro Porteño (PAR) até chegar ao Avaí no começo deste ano.
- Nome: Cristovam
- Posição: Lateral Direito
- Idade: 35 anos (27 em 2017)
- Clube atual: Brusque
- Jogos na campanha do acesso: 32 jogos
Titular absoluto na lateral direita tricolor em 2017, Cristovam atuou em 32 partidas na Série B, somando 2783 minutos em campo, sendo o 3º jogador com a maior minutagem do elenco na competição.
O camisa 2 foi um dos jogadores da Série B com mais desarmes na competição, consequentemente peça importante no setor defensivo tricolor na campanha e muito elogiado na reta final da temporada, pela torcida e também pelo técnico Matheus Costa.
Com 34 jogos vestindo a camisa tricolor, Cristovam renovou seu contrato, na ocasião por mais uma temporada, porém não ficou no elenco para a disputa da Série A em 2018.
Enquanto tinha contrato com o Paraná, o lateral foi emprestado para o Suwon Bluewings da Coreia do Sul, Ceará e Guarani. Hoje com 35 anos, Cristovam está no Maringá e atuou pelo Dogão na disputa do Campeonato Paranaense e da Série C deste ano.
- Nome: Igor Cariús
- Posição: Lateral Direito/ Esquerdo
- Idade: 32 anos (24 em 2017)
- Clube atual: Sport
- Jogos na campanha do acesso: 32 jogos
Dos jogadores que mais atuaram pelo Paraná em 2018, Igor Cariús é o único que hoje joga na Série A do Brasileirão, o lateral está no Sport desde 2023. Na campanha com o tricolor em 2017, Igor fez 30 jogos estando em campo por quase 2.500 minutos.
O lateral foi condenado pelo STJD, na “Operação Penalidade Máxima”, que investigou manipulações de resultados do Campeonato Brasileiro de 2022, por ter aceitado receber um cartão amarelo de forma proposital contra o Atlético Mineiro, quando defendia o Cuiabá, segundo as investigações, Igor teria recebido cerca de 30 mil reais na conta de sua esposa pelo cartão recebido contra o Galo.
Para a disputa da Série A em 2018, Igor permaneceu no elenco disputando 24 jogos com o tricolor na primeira divisão. Em janeiro de 2019, Cariús deixou o Paraná para jogar no CRB, ele ainda teve passagens por: Atlético-GO, Cuiabá (quando foi suspenso pelo STJD por 365 dias pelo envolvimento no escândalo de manipulação de resultados) e Sport.
- Nome: Gabriel Dias
- Posição: Lateral Direito/ Volante
- Idade: 31 anos (23 em 2017)
- Clube atual: Sem clube
- Jogos na campanha do acesso: 31 jogos
Titular absoluto na campanha do acesso, Gabriel Dias foi destaque positivo do acesso tricolor com 31 jogos na temporada, ao todo foram 2.445 minutos em campo sendo peça importante na organização defensiva tricolor
Revelado no Bandeirante (SP) e com várias temporadas nas categorias de base do Palmeiras, Gabriel chegou ao tricolor por empréstimo do alviverde paulista no início da temporada 17, ao final de seu contrato em novembro daquele ano, deixou o Paraná para integrar o elenco do Internacional do então técnico Odair Hellmann.
- Nome: Iago Maidana
- Posição: Zagueiro
- Idade: 29 anos (21 em 2017)
- Clube atual: Henan FC (China)
- Jogos na campanha do acesso: 24 jogos
Ainda trilhando seus primeiros passos na carreira aos 21 anos, Iago Maidana desembarcou na capital paranaense vindo de empréstimo do São Paulo como uma incógnita para compor a zaga tricolor.
Mesmo como integrante do sistema defensivo, Maidana se destacou também no ataque tricolor, com 5 gols marcados em 24 jogos, sendo 1 deles um dos gols mais importantes do Paraná na campanha do acesso, o gol da vitória sobre o Internacional na Arena da Baixada por 1 a 0.
Após o sucesso no Paraná, o zagueiro atuou nas temporadas seguintes pelo Atlético Mineiro e teve destaque posteriormente em suas passagens por Sport e América Mineiro, hoje com 29, Maidana está no futebol chinês defendendo o Henan FC.
MEIO-CAMPISTAS
- Nome: Renatinho
- Posição: Meia
- Idade: 33 anos (25 em 2017)
- Clube atual: Primavera (SP)
- Jogos na campanha do acesso: 33 jogos
Revelado na base do Athletico Paranaense, o meia Renatinho foi o artilheiro do tricolor na Série B de 2017, marcando 9 dos 49 gols do tricolor na campanha do acesso à Série A.
Nos últimos dez anos, o “R10” tricolor como era conhecido, é o segundo jogador com mais gols pelo Paraná Clube com 18 gols marcados, atrás apenas do atacante Robson com 19 gols, que tem passagem marcante pelo rival Coritiba e que atualmente está no Novorizontino.
O tricolor chegou a cogitar a contratação de Renatinho na temporada passada quando ele já defendia o Primavera (SP), porém não obteve sucesso e o meia seguiu na equipe paulista.
Após grandes atuações em 2017 e o fim do contrato com o Paraná, o meio-campista que pertencia ao Mirassol foi emprestado ao Botafogo na temporada 2018 e teve como auge na carreira a passagem pelo Goiás em 2019, quando marcou 10 gols em 25 jogos pelo Esmeraldino.
- Nome: Leandro Vilela
- Posição: Meia/ Volante
- Idade: 30 anos (22 em 2017)
- Clube atual: Paysandu
- Jogos na campanha do acesso: 27 jogos
Revelado pelo tricolor da vila, Leandro Vilela tem 110 jogos com a camisa do Paraná, na campanha do acesso foram 27 jogos e 2.110 minutos em campo.
No clube de 2014 até 2018, Vilela teve uma breve passagem pelo JMalucelli por empréstimo em 2016 e foi peça importante no acesso em 2017, sendo titular também em vários jogos na Série A em 2018.
Leandro é sobrinho do técnico Emerson Cris, que como jogador também defendeu o tricolor por sete temporadas e como técnico tem várias temporadas de trabalho integrando a comissão técnica da Chapecoense, atualmente Emerson comanda o Brasil de Pelotas.
Depois da passagem pela Vila Capanema, Vilela atuou pelo Vitória, Vitória de Setúbal (POR), Operário, Guarani, Mirassol e Paysandu.
- Nome: João Pedro
- Posição: Meia/ Meia-Atacante
- Idade: 28 anos (20 em 2017)
- Clube atual: FC Cascavel
- Jogos na campanha do acesso: 27 jogos
Natural de Terra Roxa (PR), João Pedro assim como Renatinho, é mais um jogador da base do Athletico que compôs o elenco do acesso tricolor, na época ainda jovem com apenas 20 anos, João fez 22 jogos pelo Paraná na Série B, totalizando quase 1.500 minutos em campo na competição.
Enquanto pertencia ao rubro-negro paranaense, João Pedro foi algumas vezes emprestado pelo Athletico à outros clubes para ganhar rodagem e experiências, sendo cedido ao tricolor em duas ocasiões nas temporadas 17 e 19, ao todo João fez 52 jogos com a camisa do tricolor da vila.
Em 2020 o meio-campista teve de se afastar dos gramados devido a uma batalha contra a depressão, retornando sua carreira cerca de 10 meses depois jogando pelo FC Cascavel, equipe que defendeu na temporada 21 e retornou no ano passado.
João venceu a batalha contra a depressão e atualmente está na sua 3ª temporada com o FC Cascavel somando mais de 60 jogos com a camisa da serpente do oeste. Recentemente João marcou um belo gol de fora da área na vitória do Cascavel por 2 a 0 contra o Batel de Guarapuava na 1ª rodada da Taça FPF 2025.
ATACANTES
- Nome: Robson
- Posição: Ponta Esquerda/ Ponta Direita
- Idade: 34 anos (26 em 2017)
- Clube atual: Novorizontino
- Jogos na campanha do acesso: 33 jogos
Atrás apenas de Eduardo Brock com 37 jogos, Robson (ao lado de Renatinho) esteve em campo em 33 jogos na Série B 2017, marcando 7 gols e 6 assistências na temporada
Ao longo da passagem pelo tricolor, Robson fez 80 jogos com 19 gols marcados, tornando-se assim o maior artilheiro do clube na década. Além de artilheiro no Paraná, Robson também é o 4º maior artilheiro do Coritiba no milênio, com 48 gols em 151 jogos com a camisa alviverde.
Além de atuar nos times da capital (Paraná e Coritiba), Robson também vestiu a camisa do Bangkok United da Tailândia, Fortaleza e atualmente está no Novorizontino.
- Nome: Alemão
- Posição: Centroavante
- Idade: 36 anos (28 em 2017)
- Clube atual: Aposentado
- Jogos na campanha do acesso: 25 jogos
Com passagens em diversos clubes do Brasil, o atacante Alemão foi peça importante no tricolor em 2017, ele marcou 7 gols e deu 2 assistências em 25 jogos na campanha da Série B.
Depois de mais de 300 jogos na carreira e passagens por diferentes clubes do Brasil e do exterior, Alemão encerrou a carreira como jogador no Maringá após o término da campanha da Série D com o Dogão em 2023.
O atacante revelado pelo Santos em 2007, iniciou sua carreira como técnico em 2024 no Monte Azul (SP) e atualmente faz parte da comissão técnica permanente do Cianorte. Alemão chegou a comandar o Leão do Vale na partida de volta das quartas de final do Campeonato Paranaense de 2025 na derrota e eliminação para o Londrina por 2 a 0, porém após a eliminação ele foi desligado da função de treinador principal e reintegrado como membro da comissão técnica permanente do Cianorte.
- Nome: Minho
- Posição: Ponta Esquerda/ Ponta Direita
- Idade: 33 anos (26 em 2017)
- Clube atual: North Esporte Clube
- Jogos na campanha do acesso: 21 jogos
Depois de atuar no Campeonato Paranaense de 2017 pelo Rio Branco, Minho foi contratado pelo Paraná para compor o elenco que disputaria a Série B naquela temporada.
Com 21 jogos na campanha do acesso, 13 deles como titular, Minho marcou 4 gols e esteve em campo em mais de 1.300 minutos.
Na temporada seguinte ao acesso, Minho foi titular na estreia do Paraná no Estadual de 2018 contra o União em Francisco Beltrão, porém deixou o gramado aos 38’ do 1º tempo com uma lesão no ombro direito. Após essa partida Minho não atuou mais pelo tricolor e foi emprestado para o Fortaleza meses depois.
Atualmente ele está no North Esporte Clube, clube de Montes Claros (MG) fundado em 2022.
TÉCNICOS
- Nome: Cristian de Souza
- Idade: 47 anos (39 em 2017)
- Clube atual: São Luiz (RS)
- Jogos na campanha do acesso: 13 jogos
Quem iniciou a trajetória do Paraná na Série B de 2017 foi o técnico Cristian de Souza, que dirigiu a equipe por quase todo o 1º turno da competição.
Cristian foi o técnico do Paraná em quase todo o 1º turno da Série B e no comando do tricolor na Série B teve 4 vitórias, 5 empates e 4 derrotas.
Após a derrota do Paraná para o Oeste em Barueri na 14ª rodada por 2 a 0, o treinador foi demitido dando lugar ao técnico Lisca.
- Nome: Lisca
- Idade: 53 anos (45 em 2017)
- Clube atual: Sem Clube
- Jogos na campanha do acesso: 7 jogos
Lisca assumiu o comando do Paraná após a saída do técnico Cristian de Souza, e esteve à frente do tricolor entre as rodadas 16 e 22 da Série B de 2017.
Com apenas 1 derrota em 7 jogos, Lisca vinha de uma boa campanha com o tricolor, porém após discussões internas com a comissão técnica, incluindo o auxiliar Matheus Costa, Lisca foi demitido do Paraná com menos de 2 meses de trabalho.
- Nome: Matheus Costa
- Idade: 38 anos (30 em 2017)
- Clube atual: Guarani
- Jogos na campanha do acesso: 18 jogos
Matheus Costa foi o técnico que esteve à frente do tricolor em mais jogos na Série B de 2017, ele comandou o Paraná em praticamente todo o returno da competição Foram 16 jogos, com 9 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.
Matheus era auxiliar técnico do Paraná, e assumiu o comando técnico do tricolor após uma briga com o então técnico Lisca, em um hotel em Belo Horizonte (MG) antes de uma partida contra o América Mineiro pela Primeira Liga.
O jovem treinador de 30 anos, conquistou uma sequência de bons resultados e levou o Paraná Clube ao heróico acesso à primeira divisão nacional.
*Relação construída de acordo com os jogadores com as maiores minutagem do elenco e que estiveram em campo em 19 partidas ou mais na Série B 2017 pelo Paraná Clube (Fonte: Ogol.com.br)