Recurso fracassa, e Paraná Clube terá que jogar com portões fechados na Segundona estadual

Redação Bem Paraná

Invasão do gramado na Vila Capanema que provocou a punição (Crédito: Valquir Aureliano)

Não deu certo o recurso do Paraná Clube, e o time terá mesmo que jogar com portões fechados na Série Prata, a segunda divisão estadual. Na noite desta quinta-feira (9), o recurso do clube foi julgado – e rejeitado – no Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR).

Na penúltima rodada do Paranaense 2022, em 26 de fevereiro, a torcida do Paraná Clube invadiu o campo da Vila Capanema e brigou com jogadores ainda no gramado. Isso porque o time havia perdido para o União Beltrão por 3 a 1 e, com isso, consolidado o rebaixamento à segunda divisão estadual.

Na ocasião, o caso foi a julgamento no TJD. A punição ao Paraná foi de fazer oito jogos como mandante a pelo menos 100 km da Vila Capanema, além do pagamento de multa. A tabela da Série Prata previa no máximo sete jogos em casa – isso se o time chegasse à final. Em maio, contudo, o Tribunal reduziu a pena para cinco jogos com portões fechados.

No recurso julgado nesta quinta-feira pelo TJD, a ideia do Paraná Clube era poder contar com a entrada de mulheres e crianças com até 12 anos na Vila Capanema. Isso repetiria uma decisão semelhante aplicada neste ano para Athletico (em dois jogos) e Coritiba (em uma partida), que cumpriram uma punição aplicada em 2022, por causa de brigas entre as torcidas. A dupla Atletiba pôde abrir o estádio para mulheres e crianças.

No caso do Paraná, contudo, o recurso não foi aceito. Segundo os auditores do TJD, houve uma invasão de campo na Vila Capanema, inclusive com a participação de mulheres. Além disso, jogadores acabaram agredidos.

No Campeonato Paranaense da Segunda Divisão, haverá 10 clubes. Além do Paraná, estão inscritos Andraus Brasil (Campo Largo), Apucarana (Apucarana), Iguaçu (União da Vitória), Laranja Mecânica (Arapongas), Grêmio Maringá (Maringá), PSTC (Cornélio Procópio), Patriotas (Campo Largo), Toledo (Toledo) e União Beltrão (Francisco Beltrão). O regulamento prevê uma fase de todos contra todos, em turno único. Os quatro melhores se classificam para as semifinais, e os dois vencedores das semifinais garantem o acesso à primeira divisão, além de disputarem o título. O início deve ser em 30 de abril, mas a data ainda está para ser definida.