Ricardinho reencontra apenas três “velhos conhecidos”

Do atual elenco do Paraná Clube, só Lúcio Flávio, Jociel Henrique e Leandro Villela jogaram com o treinador em 2012

Silvio Rauth Filho

Ricardinho deixou o Paraná Clube em setembro de 2012 e retornou nessa semana ao clube. Apenas dois anos depois, encontrou no elenco somente três jogadores que chegaram a atuar sob o comando dele. O goleiro Jociel Henrique, 20 anos, o volante Leandro Vilela, 19 anos, e o meia Lúcio Flávio, 35 anos, são os remanescentes daquele grupo.

Em 2012, Ricardinho chamou a atenção por aproveitar revelações das categorias de base. Ele chegou a usar 17 ex-juniores na campanha da segunda divisão do Campeonato Paranaense. Desses 17, apenas Vilela e Jociel continuam no clube. Os destaques daquela safra acabaram negociados: o meia-atacante Luisinho foi para o Bragantino e o zagueiro Alex Alves, para o Goiás.
Em 2014, a tendência é que Ricardinho mantenha a fisolofia de aproveitar as revelações da base, já adotada por Claudinei Oliveira, que acertou com o Atlético-PR na semana passada.
Desde que chegou ao clube, na terça-feira, Ricardinho já perdeu dois jogadores. O zagueiro Gustavo pediu rescisão contratual e acertou com o Atlético-PR. Ele fez um acordo, abrindo mão dos salários atrasados em troca da multa rescisória. O atacante Giancarlo foi emprestado para o Coritiba.
O próximo a sair deve ser o lateral-esquerdo Breno, que pode parar no Fluminense. Um clube de investidores planeja comprar o atleta e emprestá-lo a um clube da primeira divisão. Com essas saídas, a vaga na defesa deve ficar com Anderson Rosa. No ataque, a disputa está aberta entre Arthur e Adaílton. Se Breno for negociado, Paulinho seria o principal nome na lateral-esquerda.