Tcheco voltou ao Paraná Clube. Agora como treinador. Nesta sexta-feira (16), ele esteve na sede da avenida Kennedy e assinou contrato para dirigir o clube na segunda divisão estadual. Ele traz ao clube o auxiliar José Luiz Fonseca e o preparador de goleiros Cassius Hartmann.
Ex-meio-campista, Tcheco foi revelado pelo próprio Paraná Clube. Começou no futsal e migrou para o campo. Mas acabou dispensado em 1998. Reergueu a carreira no Malutrom. Depois defendeu Al-Ittihad (Arábia), Grêmio, Coritiba, Corinthians e encerrou no Coritiba, em 2012, aos 36 anos.
“É com muito entusiasmo que eu retorno ao Paraná Clube, sabendo da responsabilidade que é de conquistar o acesso para a primeira divisão do Campeonato Paranaense. Vamos trabalhar muito para conseguir esse objetivo”, afirmou ele, ao site oficial do clube. “Ao entrar aqui (na Sede da Kennedy) não tem como não se emocionar. De lembrar de tudo o que passei. Foram 14 anos da minha vida aqui dentro. Eu sei o que é Paraná Clube, o que é ser Paraná Clube. E é por isso que eu decidi aceitar esse desafio”, finalizou.
Como treinador, a primeira experiência de Tcheco foi no próprio Coritiba, em 2013, quando assumiu o time a três rodadas do fim do Brasileirão e conseguiu evitar o rebaixamento. Em 2021, ele ficou com o vice-campeonato paranaense com o FC Cascavel – eliminou o Athletico na semifinal, mas depois a decisão para o Londrina, nos pênaltis. Atualmente com 47 anos, o novo comandante também dirigiu Rio Branco de Paranaguá, Barra-SC, Azuriz e Caxias, clubes em que trabalhou na temporada de 2023.
A segunda divisão estadual deve começar no dia 4 de maio e está prevista para se encerrar em agosto. Até segunda ordem, os participantes são Paraná Clube, Nacional (Rolândia), Paranavaí, Patriotas (Curitiba), Iguaçu (União da Vitória), Apucarana, Laranja Mecânica (Arapongas), Grêmio Maringá, Foz do Iguaçu e Rio Branco (Paranaguá).
Em setembro de 2023, Tcheco esteve no Estúdio Bem Paraná em um bate-papo no Canal do Levir, O Outro Lado da Bola: