Técnico do Paraná Clube avisa que vai reformular o meio-campo

Silvio Rauth Filho

Divulgação/Paraná Clube/Rodrigo Sanches - Fernando Neto: volante ou meia?

A crise de desempenho fez o técnico do Paraná Clube, Matheus Costa, repensar o formato da equipe. O ponto crucial tem sido a construção das jogadas. O time não marca gols há 285 minutos – foram três partidas inteiras e os 15 minutos finais da vitória sobre o Figueirense. E segue como a quarta equipe que menos finaliza na competição, com média de 11,7 arremates por jogo.

“Vão ter mudanças, pois temos que criar alternativas para essa construção. O adversário que nos pressiona está nos dificultando. Temos trabalhado nessa situação para levar bola ao ataque. É construir no jogo aproximado e em bolas longas”, afirmou Matheus Costa, em entrevista coletiva.

O treinador, porém, não revelou detalhes. Mesmo assim, deu sinais nos últimos três jogos de como poderá reformular a equipe. Em duas dessas partidas, ele sacou o volante Itaqui e colocou mais um ponta na equipe. Com isso, recuou Fernando Neto para volante e colocou João Pedro como meia centralizado. O esquema tático 4-2-3-1 sempre foi mantido, em todos os casos.

Com isso, é possível que Matheus Costa escale o meio-campo do Paraná contra o Vitória, sábado (dia 10) em Salvador, com Luiz Otávio e Fernando Neto como volantes, além de João Pedro como meia centralizado. Rodrigo Porto e Caio Monteiro são as opções para as pontas, já que Bruno Rodrigues sofreu lesão e não viajou com a delegação para o Nordeste.

Caso o treinador mantenha o formato antigo da equipe, terá Luiz Otávio e Luan como volantes. Luan tem características mais defensivas e participa pouco da construção ofensiva. Nas pontas, o time teria João Pedro (direita) e Rodrigo Porto (esquerda). E o meia ofensivo centralizado seria Fernando Neto.

DESFALQUES
Além de Bruno Rodrigues, outras baixas do Paraná para sábado são o centroavante Jenison, com lesão no tornozelo, e o lateral-direito Éder Sciola, suspenso por cartões amarelos. Com isso, a provável escalação para enfrentar o Vitória é Thiago Rodrigues; Léo Príncipe, Eduardo Bauermann, Rodolfo e Guilherme Santos; Luiz Otávio e Fernando Neto (Luan); João Pedro, Rodrigo Porto e Caio Monteiro; Ramon.